Buenos Aires para descobrir: Constitución “hipster”!

Constitución, o bairro mais “mal falado” da cidade, ganhou seis páginas na revista Viva, de Clarín, na semana passada!

A matéria destaca que não param de surgir empreendimentos bacanas na região. E chega a chamar o bairro de  “Constitución Hipster, usando o termo em inglês para referir-se a “pessoas que geram sua própria moda e se colocam como a outra face da cultura convencional”.

É um pouco de exagero.

Mas para a gente, que mora aqui e apostou no bairro há cinco anos, é uma ótima notícia que ele esteja com este ar renovado. Ainda que despacito.

constitución_vilvaldi

Vivaldi: Comida saborosa, preços honestos

Creio que a primeira mudança veio com a chegada da FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS da Universidade de Buenos Aires, que trouxe uma nova população de visitantes, mescla de estudantes e professores e, com eles, novas livrarias e cafés, como o Vivaldi.

Não é Palermo Viejo, mas tem seus encantos.

Vivaldi Livros Bar

Esse barzinho reúne a galera da universidade, tem comida bem gostosa a preços “estudantis” e promove exposições de fotografia e bate-papos com escritores, do calibre de Martín Caparrós, Alan Pauls e Guillermo Saccomanno. Wifi grátis. Checar a programação no Facebook. 

constitución_vivaldi2

Bom humor e literatura, sempre!

Aramburu  e Aramburu Bis

aramburu-bis-2

Este restaurante, que poucos turistas brasileiros conhecem, é o número 4 no Trip Advisor em Buenos Aires e foi vencedor do Travellers’ Choice™ 2014, ficando em 14º entre os 50 melhores da América Latina.  Fica em Salta 1050, entre Humberto Primo e Carlos Calvo. Espiem aqui o menú, criado pelo proprietário e chefe Gonzalo Aramburu.

O Aramburu Bis, que venho falando faz tempo aqui no blog, é a versão mais “popular”, digamos assim, do Aramburu Resto. E tem preços ótimos, especialmente para pratos do dia – 105 pesos (com água). O serviço, que no início era meio capenga, está ótimo!

A carta é bem reduzida, mas com boas opções. Já provei quase tudo e aconselho o ojo de bife ahumado e o cordeiro. Os vinhos são todos de vinícolas menos comerciais de Mendoza. Aconselho sair do convencional e pedir algo novo!  Em Humberto Primo e Salta.

 

Centro Región Leonesa

constitucipon milonga

Milonga clássica

Nesse clube de bairro que reúne espanhóis imigrantes da região de León rolam ótimas milongas. Fica em Humberto Primo, 1462. Bela pedida para quem é do tango. Aos sábados, Los Consagrados e, nas quintas, La Milonga de los Zucca.

 

BA Bikes 

Essa nova loja de aluguel de bikes fica aqui na nossa rua ( San José 539) e oferece dois circuitos pela cidade – Norte e Sul. O aluguel custa 140 pesos por todo o dia ou 230 pesos o tour de quatro horas. Outros tours que eles oferecem: Graffiti, Foto, Bike & Eat.

constitucion bikes

BA Bikes: Número 19 no Trip Advisor

 

Hospedagem – Airbnb

Uma das casas mais lindas de Buenos Aires está justo aqui neste bairro, quem diria! É de propriedade da artista plástica Lucy Murias e pode ser alugada por Airbnb.  São seis quartos, todos di-vi-nos. Espiem abaixo.

 

Alma Yoga 

constitucion alma

Super indico

Já fiz muita aula de Yoga nessa vida, mas como as da Cecilia Villanueva garanto que é difícil de encontrar. Aulas regulares de HATHA VINYASA YOGA, oficinas de PARTNER YOGA, uma sessão por mês de YOGA NIDRA e ainda YOGA GRÁTIS nos parques.

Para completar, Cecilia faz massagem tailandesa também. Outras informações em Facebook

 

Union Française des anciens combattants

Esse lugar já tá um pouco para um lado de Constitución que eu acho mais feio, mas promove uns eventos super bacanas, como noites de ópera.

constitucion opera

Creiam: isso é Constitución!

 

Além disso, eles promovem várias vezes por ano o Le Petit Mercado. Esta feira acontece de quando em quando, o melhor é ser amigo do grupo em Facebook para receber as atualizações. É lindoooo!

O prédio da Unión Francesa de ex Combatientes de Guerra talvez seja um dos mais escondidos de Buenos Aires. Fica em um espaço criado em 1920 para receber aos soldados da recém terminada Primeira Guerra Mundial.  É uma casona do século XIX, de  teto alto, pisos de parquet e janelas de vitraux. Fica em Santiago del Estero 1435.

 

5 Comments

  • Eduardo Baró disse:

    San José y Humberto Primo, hermoso edificio. Pero también son hermosas las inmigrantes dominicanas y sus peluquerías parlanchinas, el pelo crespo de los chicos, las cosas que se venden en las verdulerías,

  • Caro Clack disse:

    El mejor barrio, soy de Colombia y vivo aquí hace casi tres años, es un barrio que me ha traído mucha alegría!!! y @alma yoga es el mejor lugar de YOGA en BUENOS AIRES!

  • Adorei o Vivaldi. Comida genial. Não sabia que era frequentado por estes escritores, que bacana!

  • alexandre disse:

    Eu gostei muito do Aramburu. Restaurante pequenininho, super discreto e com um serviço de primeira. Achei que o menu tinha pratos demais, o que provocou aqueles altos e baixos (na verdade estavam apenas um degrau abaixo). Amei todas as carnes, principalmente a de porco. O serviço foi de primeira, deu até pra cumprimentar o chef Gonzalo. Só o banheiro era meio capenga, mas acho que reformaram este ano.

    • Gisele Teixeira disse:

      Oi Alexandre, obrigado pelo retorno! Eu sempre vou no Aramburu Bis e nunca no outro, mas deste verão nao passa. Esse lance do banheiro cho que a gente tem que mencionar em lugares como TRip Advisor, senão não melhora nunca. Um abraço e gracias pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *