Dezembro em Buenos Aires: as dicas do Aquí me Quedo

Passar o Natal e Ano Novo em Buenos Aires pode não ser tão emocionante quanto em outros lugares, mas tem seus encantos. Se não tiver um bafo de calor, claro. Minha primeira dica é caminhar, ou alugar um bici, e sair por aí curtindo a cidade. Depois, aproveitar a agenda cultural, que sempre é um assombro de tão vasta. A seleção abaixo vai ser work in progress, ou seja, tudo o que eu souber de bacana par este período, vou acrescentando aqui.

 

Dezembro em Buenos Aires

Fotografia

Várias mostras  interessantes e cartaz na cidade.  No Centro Cultural Borges, mesmo prédio do shopping Galerias Pacífico, 60 fotos de Margaret Bourke-White, primera mulher contratada como correspondente de guerra pela revista Life e uma das fotógrafas mais importantes dos Estados Unidos.

Entre os destaques, a foto que fez de Gandhi horas antes de ele ser assassinado e imagens de Stálin com a família. Dia 12 de dezembro, às 18h, tem bate-papo com a curadora Vicki Goldberg. Há mais informações sobre ela aqui. Visitas guiadas segunda, quarta e sexta ás 17h.

dezembro buenos aires

Até o dia 8 de março

 

No mesmo espaço, a mostra 6 Fotógrafas Argentinas, com imagens de Adriana Lestido, Emiliana Miguelez, Graciela Calabrese, Mariana Eliano, Cecilia Lutufyan, Julieta Escardó. Curadoria de Daniel Merle. Também até o dia 3 de março.

 

dezembro em buenos aires

Cecilia Lutufyan

Dança

Dias 19 e 20 de dezembro – às 21h, no Parque centenário, tem apresentação do Grupo de Danza da Universidad Nacional de San Martín, com coreografia de Oscar Araiz, um dos mais importantes coreógrafos argentinos. Entrada grátis. São três peças: Pléyades, El Mar e Pulsos.

Para vocês terem uma ideia de quem estou falando, Araiz criou sua primeira obra de ballet para o teatro Colón aos 25 anos, fundou o Ballet Contemporâneo do Teatro San Martín e dirigiu o ballet do Grande Teatro de Genebra durante muitos anos.

 

 

Exposição

Baita dica para quem é do rock and roll: a mostra El Sonido y la Furia, sobre Luca Prodán, ex-líder da banda Sumo. Fotos, cartas, cadernos originais, além do baixo e da mala de roupas desse músico emblemático da história do rock argentino. Dá para escutar gravações desconhecidas e as cartas em fitas cassetes que ele mandava para a família na Europa.

Está no Museo del Libro y de la Lengua, até março de 2015.

Luca Prodan foi um musico italiano que nos anos 80 se mudou para a Argentina e fundou o lendário grupo Sumo, que depois se dissolveu e deu origem a Divididos e Las Pelotas. Eu não conhecia bem a historia dele até ver o DVD “Luca”, de Rodrigo Espina. Ele me lembrou muito o Cazuza. Uma lenda…el pelado de Buenos Aires…

Há um pouco da história dele e do grupo Sumo, no site Rock.com.ar. É só clicar AQUI.

Há um post antigo sobre ele AQUI, que fiz em 2010.

 

LUCA: EL SONIDO Y LA FURIA from Biblioteca Nacional on Vimeo.

Outras mostras:

Cai Go-Qiang, na Fundación Proa

Juanito e Ramona, de Antonio Berni, no Malba

Jazz

Duas sugestões para os dias 20 e 27 de dezembro, no BE BOP.  A primeira é o grupo Reservoir Songs, que faz um espetáculo inspirado nas trilhas sonoras dos filmes de Quentin Tarantino. Na segunda data, o show de Ibrahim Ferrer Jr. e sua música cubana. Ferrer Jr. formou parte do projeto “Buena Vista Social Club”, do disco “Ibrahim Ferrer” (ganhador de um Grammy) e do álbum “Omara Portuondo”.

 

 

Tango

19 de dezembro – às 23h, os campeões mundiais de tango – Lorena Gonzalez e Sebastián Acosta se apresentam na milonga La Baldosa – Ramon L. Falcón 2750 – Tel: 4601-7988 / 4574-1593

23 de dezembro – baita programa: às 23h  dançam os Hermanos Macana e depois rola a milonga com a orquestra delíciaaaaa La J. D’Arienzo. É na milonga Parakultural – Salón Caning – Scalabrini Ortiz 1331 – Tel: 155-738-3850

Agenda tangueira completa em PUNTO TANGO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *