Playlist: 10 discos de tango contemporâneo em Spotify

O jornalista Andrés Casak, condutor do programa de rádio “Ayer, Hoy, era Mañana” (Rádio 2×4), mandou essa lista quentinha para quem quiser atualizar a playlist tangueira!

É só clicar nos NOMES DOS DISCOS para escutá-los em Spotify.

Aproveitem e leiam a matéria TANGO SEM NAFTALINA, publicada no Medim Brasil.

 

Diego Schissi, CD “Tongos. Tangos improbables” (2011)

O que há de mais sólido do tango instrumental deste século, ainda que seu próprio diretor defina com humor a sua obra, como “tangos improváveis”. Um quinteto com composições e linguagem próprias.

playlist tangueira_Diego Schissi

Diego Schissi

Agustín Guerrero, CD “Resurgimiento” (2011)

Uma numerosa orquestra típica dirigida por Guerrero, um pianista de vinte e poucos anos, que soa natural e atual, inclusive com os tangos clássicos.

playlist tangueira_Agustín Guerrero

Agustín Guerrero

Julián Peralta, CD “Un disparo en la noche” (2012)

O exemplo mais representativo de que o tango está vivo. Todas músicas novas, de diferentes autores, interpretados por uma orquestra típica e cantores convitados.

playlist_tangueira

Orquestra Julián Peralta

Orquesta Típica Fernández Fierro, CD “TICS” (2013)

Se tem um disco que representa o espírito da Fernández Fierro, é este: despois de começar tocando peças clássicas, depois de buscar um estilo próprio, está tudo aqui: composiciones originais, músicas de 2 minutos, e um som que une o tango ao rock e inclusive ao punk.

capa TICS_fernandez fierro

Fernández Fierro

Alfredo Tape Rubín y las Guitarras de Puente Alsina, CD “Reina noche” (2004)

Com letras de Tape Rubín, e o acompanhamento de dois guitarristas, este repertorio saiu para a nova cena do tango com uma força avassaladora. Praticamente não existe grupo com repertório atual que não haja tomado um de seus tangos.

playlist_tangueira capa REINA NOCHE

Tape Rubín

Adriana Varela, CD “Maquillaje” (1993)

Quando o tango ainda cheirava a naftalina e era coisa se velhos, a cantora Adriana Varela foi pionera: se animou a retomá-lo desde uma ótica jovem. Apadrinhada por Polaco Goyeneche, com um estilo decidido e pinta roqueira, rockera, logo seu caminho seria seguido por outros músicos.

 

capa ADRIANA VARELLA

Adriana Varela

Lidia Borda, CD “Tal vez será su voz” (2003)

Lidia es la más exquisita de las cantantes de tango. Su voz remite a la riquísima tradición de grandes intérpretes. Y en este disco está todo: un repertorio de los años 40, una orquesta como El Arranque, grandes arregladores como Ramiro Gallo y Diego Schissi. Muy recomendable para bailar.

playlist tangueira

Lídia Borda

El Arranque, CD “Cabulero” (2001)

Houve um momento – entre o fim dos anos 90 e começos de 2000 – em que uma geração de jovens músicos investigou, estudou e fez contato com os grandes mestes para aprender os segredos do tango. El arranque é o grupo que chegou mais longe com o repertório clássico dos anos 40, através de finos arranjos e uma soberba interpretação.

cabulero

El Arranque

Escalandrum, “Piazzolla X Piazzolla” (2013)

Tem sentido tocar a obra de Piazzolla? Se pude superar as versões originais? Essas perguntas percorrem o tango desde a morte de Astor, em 1992. O grupo Escalandrum, com seu neto Pipi Piazzolla na batería, deu a melhor resposta: um disco no qual as vesrões sãoo absolutamente livres, e pouco têm que ver com os tangos originais.

scalandrum

Piazzolla plays Piazzolla

Orquestra Escola de Tango Emilio Balcarce, “Mistonguero” (2014)

Uma das chaves para entender o que passou com o tango nos últimos 20 anos é a criação de orquestras-escolas, onde os músicos aprendem diretamente dos grandes mestres os segredos da interpretação. A Orquestra Escola de Tango Emilio Balcarce resume este espírito, e este disco brilha com a recriação dos vehos estilos.

capa MISTONGUERO

OT Emílio Balcarce

1 Comment

  • Ellen Ribeiro disse:

    Mto legal o blog e as dicas sobre Buenos Aires. Vou conhecer em abril. Mas como passarei tbm pelo Chile e será uma viagem maior, vou contratar um seguro viagem. Alguém me indica uma boa empresa? Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *