Três museus de Buenos Aires para descobrir na próxima viagem

museus de buenos aires_museo del traje

A capital argentina tem uma série de espaços pequenos e pouco conhecidos, mas bem interessantes para quem já fez o “basicão”. Abaixo, selecionei três museus de Buenos Aires que possuem um acervo muito especifico. Reserve um tempinho porque eles enganam: parece que não há muito o que ver, mas as delícias estão nos detalhes.

 

Museo de la Inmigración  

museus de buenos aires_imigração

Foto: divulgação museu

Dos três, este é o mais novinho e bem cuidado. Já na entrada uma coisa bacana: você pode dar o nome do antepassado e eles descobrem em que barco ele chegou à Argentina.

Funciona em uma das primeiras construções de concreto armado da Argentina, sede do Hotel dos Imigrantes entre 1880 e 1953, aonde chegavam todos os que buscavam nova vida no continente americano. Eles podiam ficar neste lugar por cinco dias.

Para vocês terem uma ideia, em 1868, Buenos Aires tinha 12.000 portenhos e 48.000 estrangeiros. Em 1914, 119 mil portenhos e 404.000 imigrantes.

O prédio tem seis andares, sendo que o museu ocupa apenas o último.

Embora o Museu seja pequeno, é bom reservar um tempo para explorá-lo com calma. Há fotografias, cartas, diários de desembarque e livros de registro dos migrantes, roupas e utensílios que usavam, e reproduções das instalações que ocupavam, como os quartos.

O melhor é começar pela linha do tempo existente logo no começo da exposição, que resume a trajetória das migrações no país, acompanhado de dados relevantes na história argentina e mundial. E depois escutar os relatos do fluxo atual de imigrantes, da China, por exemplo, e, mais recentemente, de diversos países da África.

Museu da Imigração – Avenida Antártida Argentina, 1350 (Retiro). Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 20h. Segundas e feriados: fechado Entrada gratuita.

 

Museo del Traje 

museus de buenos aires

O museu é pequeno, mas vale uma espiada. Foto: divulgação museu

Este museu fica escondidinho, em San Telmo, e bem que merecia uma espanada!

Mas vale a visita pelo acervo. Reúne peças de indumentária urbana, de diferentes classes sociais, tanto de adultos quanto de crianças.

Começa no século XIX e chega aos nossos dias, com coleções de cerimônia, dia a dia, esportes, festas, roupa interior, trajes regionais, etc. Há também uma grande quantidade de acessórios, como bastões, chapéus, relógios e outros.

No total, são sete salas:  Momentos de la Moda (1860 a 1910), Los Vibrantes años 20 (roupas de festa), Trajes de Baño (1890-1950), Los 50’s “Juventud y Rebeldía”, 1965 -1975 (Revolucionarios y creativos)Picnic en el Jardin (roupa infantil, de 1890 a 1970), Intervenciones  (14  designers argentinos fazem intervenções em anáguas). 

Serviço: Museo del Traje – Chile 832 (San Telmo). Funciona de terças à domingos, das 15h às 19h. Entrada Gratuita. Outros detalhes na página oficial do Museu em Facebook.

 

Museo del Cine 

museus de buenos aires cine

Foto: divulgação museu

O Museu de Cinema Pablo Ducrós Hickens permaneceu fechado durante sete anos e foi reaberto e 2011, em San Telmo, coladinho à Usina del Arte, em La Boca.

Seu nome homenageia um dos primeiros investigadores argentinos do tema, cuja coleção particular constitui a base do parimônio do museu.

O acervo chega a 60 mil latas de filmes desde a época muda até agora, documentários nacionais e estrangeiros, cerca de 3 mil cartazes de filmes, 360 croquis de cenários e vestuários, 1,6 mil roteiros originais, 400 pecas de roupas usadas em filmes e ainda objetos de personalidades do cinema.

Para que ninguém se decepcione depois: só uma pequena parte deste acervo está em exposição, mas entre as raridades que podem ser vistas está uma das câmaras usadas pelos irmãos Lumière (há apenas outras nove no mundo).  Ou seja, não sei se é o caso de ir a La Boca somente para visitá-lo, mas se você estiver por lá, dê uma esticada.

Cada vez que vou, há novidades. Sempre há retrospectivas diferentes e vários filmes em exibição. Espiem a agenda. 

Serviço: Museo del Cine – Agustín R. Caffarena 51 (La Boca). Funciona de segunda a sexta, das 11h às 18 h. Sábados, domingos e feriados de 10 às 19h. Entrada a $2 pesos. Quarta, grátis. Outras informções em Facebook

 

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *