Vélib portenho: EcoBici funciona 24 horas e de forma automática

ecobici

O sistema de bikes grátis de Buenos Aires – o EcoBici – está cada vez mais parecido com o Vélib, de Paris.

Praticamente todo o sistema já foi automatizado para que população e turistas possam usá-lo durante as 24h e de forma automática, como em outras cidades do mundo.

Funciona de três formas: por meio de um aplicativo para celular, ou com o cartão  da cidade ou ainda discando para um 0800. Cada posto tem entre 16 e 28 bicicletas.

As informações específicas para turistas estão aqui: Ecobici turistas 

 

 

A primeira vez é meio burocrática, mas depois é rápido. Para usar as bicis é preciso se cadastrar (www.buenosaires.gob.ar/ecobici) ou baixar a aplicação EcoBici (da internet ou nas estações). Depois, levar um documento que comprove identidade e domicílio.

Uma vez registrados, os usuários poderão usar as bikes depois de desbloquear um seguro, o que pode ser feito de três formas:

-com o cartão En Todo Estás Vos, passando num leitor em cada estação (como em todos os outros lugares que oferecem bicis)

-chamando ao 0800-333-2424 e ingressando o numero da estação e a posição da bici que você vai usar

-por meio do aplicatico da Ecobici para celular, ingressando as mesmas informações (número de estação e número da bike)

A bicicleta pode ser devolvida em qualquer estação.

Segundo o governo, entre 2010 e  janeiro deste ano, a cidade inaugurou 40 estações de bikes. Outras 160 devem abrir nos próximos tres meses. Assim, o sistema vai passar de 850 bicicletas para 3.000.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *