Quino e Maurício selam a amizade de Mafalda e Mônica

Monica e Mafalda
quino mauício de souza mafalda monica

Tietando

O melhor presente que a minha “criança” podia receber: conhecer Quino e Maurício de Souza, criadores de dois dos mais famosos personagens em quadrinhos da América Latina, Mafalda e Mônica, e ainda ganhar um desenho autografado!

O encontro – histórico – aconteceu nesta terça-feira, 21 de abril, em Buenos Aires.

Os dois cartunistas participaram de um evento no Centro Cultural Brasil-Argentina (CCBA), para a entrega oficial de um desenho que o brasileiro fez em homenagem aos 50 anos da Mafalda, doado à instituição.

A ilustração foi feita no ano passado, conforme adiantamos aqui no blog, em novembro de 2014. E inaugurada hoje, com a presença do Embaixador do Brasil na Argentina, Everton Vargas.

Mauricio Mafalda Monica

Visita oficial

 

Ambos falaram de seus processos criativos, de pontos de contato e diferenças entre seus personagens. Uma das diferenças, disse Maurício, é que Mônica não “levanta bandeiras”. “A Mônica está sempre up to date, mas só quando um tema já está absorvido pela sociedade, ela não é de provocar”.

Nesse aspecto, sou muito mais Mafalda.

 

mafalda

Visionário

 

[headline]

Dois gênios, dois “gênios”

[/headline]

 

mafalda_monica_quino_mauricio

Foto Gisele Teixeira

Mas há outro aspecto que sou muito mais Maurício – e é o fato de ele seguir trabalhando a full!

Quino repetiu o que vem dizendo há anos, que não desenha mais porque já disse tudo. “Reviendo mis trabajos me doy cuenta que los temas que me preocupan son los mismos que me preocuparon hace tantos años, seguiría diciendo las mismas cosas pero ya las he dicho“.

E é verdade.

Mas o jeito de Maurício de Souza encarar a vida me contagiou.

Ele contou que mantém um escritório com mais de 200 desenhistas e que não tem medo da concorrência, como os mangás, nem que seus personagens fiquem desatualizados. “Estou sempre ligado na internet para saber o que as crianças estão pensando”.

[headline] A coleção Graphic Novel MFP[/headline]

Uma das novidades da Maurício Produções é o lançamento de livros voltados para o segmento juvenil e adulto.

A coleção se chama Graphic Novel MFP e, segundo Sidney Gusman, responsável pelo planejamento editorial da empresa, as obras já estão nos mercados de França, Itália, Alemanha, Espanha e Portugal.

astronauta original

Astronauta original

Astronauta releitura

A releitura, feita por Danilo Beyruth

 

São histórias que têm os personagens do Maurício, mas com traços de autores convidados.

Um exemplo é o Astronauta.

É uma história de ficção baseado num personagem antigo, mas com uma temática nova.

“Ele consegue ir para o espaço, que é seu sonho. O problema é que deixa seu grande amor Ritinha na Terra. No fim, enlouquece e quase morre”, conta Gusman. Já são sete graphic novels, com um lançamento a cada três meses.

Saí do CCBA pensando que, sim, o tempo passa também para nossos ídolos. Afinal, Mafalda e Mônica já são cinquentonas. É natural que os pais estejam mais velhos.

Mas manter-se produtivo faz toda a diferença. Às vezes para a cabeça, às vezes para o corpo. Em alguns casos para os dois.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *