Buenos Aires ganha novo espaço de arte: Centro Cultural Nestor Kirchner

centro cultural nestor kirchner

Antigo prédios dos Correis, de 110 mil metros quadrados. Todas as fotos são de divulgação.

O histórico e gigante prédio dos Correios, no microcentro portenho, foi totalmente restaurado para abrigar o Centro Cultura Néstor Kirchner  – que nasce com a ambição de ser um dos maiores e mais importantes da América Latina.

São 110 mil metros quadrados, praticamente uma quadra inteira, entre as ruas Sarmiento e Bouchard e as avenidas Alem e Corrientes, no chamado “bajo” portenho, no microcentro

O edifício, antigo Palácio dos Correios, foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1997.

Entre os destaques da obra nova está a sala de La Ballena Azul,com capacidade para 1950 pessoas. Nesta primeira parte da restauração (que não esta terminada), além desta sala, os visitantes poderão conhecer a Cúpula, com vista para toda a cidade, o espaço chamado La Gran Lámpara, entre outros.

centro cultural nestor kirchner cupula

Cúpula com vista para toda a cidade

Outro destaque é o órgão com 4300 tubos, de cinco milímetros ate dez metros de comprimento, que funcionará na sala de concertos. Os trabalhos de instalação foram feitos pela empresa alemã Orgelbau Klais, fundada em 1882.

Quando totalmente terminado, o Centro Cultural Néstor Kirchner terá 51 salas de exposição, três restaurantes, 16 salas de ensaio, 18 vestíbulos e 20 camarins.

O edifício esta dividido em duas partes: a histórica e a industrial. Na primeira, com entrada pela calle Sarmiento, foram restaurados os três enormes vitrais e os móveis e época – é onde se encontra o Salão de Honra e o escritório que foi de Evita, e ainda um espaço que estou louca ara visitar, uma área com cinco mil caixas de correio. Conta também com nove auditórios multimídia.

No setor industrial, que tem entrada por Corrientes, estão a sala sinfônica e o Chandelier, estrutura suspensa que se usará para mostras de arte.

Quem gosta de arquitetura pode acessar este link do carderno ARQ do Clarín, com mais detalhes sobre a obra. Outras informações em Facebook.

centro cultural nestor kirchner moveis

Mobiliário de época

centro cultural nestor kirchner correios

Mais de 5 mil caixas de correios

centro cultural nestor kirchner vista interna

Vista interna

centro cultural nestor orgao tubulas

Detalhes do orgão tubular da sala de concertos

centro cultural nestor restaurante

Vista do restaurante

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *