Como Patch Adams: rir nos hospitais agora é lei!

Associação Alegria Intensiva

Associação Alegria Intensiva. Foto de Divulgação

 

palhac hospitalares path adams

Inspiração

Há uma série de notícias boas sobre a Argentina que certamente não saem nos jornais brasileiros.

Esta, seguro, é uma delas.

Semana passada, o legislativo da provincia de Buenos Aires aprovou uma lei que determina que cada hospital pediátrico “tenha um serviço de especialistas na arte de clown ou palhaços hospitalares“.

Obviamente, a norma é inpirada no terapia do riso, do medico americano  Hunter “Patch” Adams, mundialmente conhecida depois que foi levada ao cinema pelo ator Robin Willians, em 1998.

Será usada como “medicina complementar, com o ojetivo de levar alegria às crianças internadas em hospitais, às suas famílias e aos funcionários”.

Há anos que alguns hospitais da província, como o Hospital de Niños “Sor María Ludovica”, de La Plata, trabalham em paceria com a Associaçao Civil “Alegría Intensiva, Payasos de Hospital“, que levam jogos e humor para crianças internadas.

“La capacidad de la risa mejora el acto médico y esto ha sido científicamente demostrado cuando se descubre que el cortex cerebral libera impulsos eléctricos negativos un segundo después de comenzar a reír, cuando nos reímos el cerebro emite información necesaria para activar la secreción de encefalinas, que poseen propiedades similares a la morfina con capacidad de aliviar el dolor”, explicou o deputado Dario Golía, ao fundamentar a lei.

palhaços hospitalares

A foto que abre o post e esta são de Los Payas, de Mar del Plata

 

Abaixo, um documentario sobre “clowns hospitalares”. Os “Los Payas” é uma ONG de Mar del Plata, formada por professores e estudantes de clown, que trabalha na recuperação de pacientes hospitalizados.

 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *