Pernambuco em Argentina traz um som arretado pra “tu”

jam da silva nord2

 “Deixo minha terra chorando, pra morar noutra cidade”

jam da silva nordCaldinho de feijão na praia, fins de semana em Calheta, maracatu, Galo da Madrugada, caminhadas em Boa Viagem escutando Otto ou Lenine, macaxeira com carne de sol no Mercado Sao José.

O tempo que morei em Recife – dois anos – estão entre os mais lindos que vivi.

Por isso anuncio com prazer, e contando os dias para matar as saudades deste sotaque, o projeto “Conexión Pernambuco en Argentina”, que vai trazer Naná Vasconcelos, Jam Da Silva e Siba para tocar aqui para gente!

Se perdeu, demorou pra se achar/ se encontrou, mas não pôde segurar/ as coisas que não voltam mais/há coisas que não voltam mais/ chorou, chorou”, canta Jam. As coisas que não se repetirão jamais.

O show é sábado da semana que vem (6 de junho), às 21h, na  sala La Ballena do Centro Cultural Néstor Kirchner – Sarmiento 151, CABA.

Entrada livre e gratuita até esgotar a capacidade.

Dos três, ainda não conhecia Jam da Silva, que está começando uma turnê pela América Latina. Amei, não paro de escutar! Ele vai passar por cidades da Argentina e do Uruguai apresentando seu disco Nord, gravado entre Recife e a Islândia, com participações de integrantes da banda Sigur Rós e da cantora Lisa Papineau. Confira as datas.

A ideia do Nord é reunir dois sertões em um só lugar.

Nord é  uma provocação ao destino, exílio voluntário em busca de uma aproximação geográfica e sensorial entre dois ambientes díspares e por essa mesma razão complementares. Nord é nordeste, quente, seco, áspero, solar, agreste; Nord é nórdico, frio, caudaloso, brando, sombrio, gelado. Uma região encravada na saudade do que já não é reconhecível e do que ainda é desconhecido.

Das 10 músicas que compõem o repertório inteiramente autoral, tô que não paro de escutar Gaiola da saudade. Depois vim a saber que esta música foi gravada anteriormente por Elba Ramalho (clipe abaixo).

ESCUTE AQUI O DISCO COMPLETO 

O percussionista Naná Vasconcelos dispensa apresentações, um gênio da percussão. Tem muita coisa dele no You Tube para ver e escutar, mas gosto desse forrozinho danado de bom pra dançar bem colado.

 

SIBA_CONEXÃO PERNAMBUCO EM BUENOS AIRESComo se não bastasse, ainda tem Siba!

Para quem não o conhece, ele vem da banda Mestre Ambrósio e tem uma super pegada rural. Em 2002, fundou Siba e e Fuloresta, com os quais gravou dois discos Fuloresta do Samba” (2003) e “Toda vez que dou um passo/O mundo sai do lugar” (2008, Ambulante Discos), com o qual foi indicado ao Grammy Latino. Em 2012, lançou Avante. O último disco é deste ano, De baile Solto (2015).

BAIXE TODOS OS DISCOS DE SIBA AQUI

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *