Anconetani: prepare-se para se apaixonar pelo “seu Nazareno”

anconetani2

Todas as fotos são de divulgação do filme

Estreia dia 2 de julho, em Buenos Aires, o documentário Anconetani, de Silvia Di Florio e Gustavo Cataldi, que conta a história de Nazareno Anconetani.

Com seus 91 anos, ele mantém um ofício quase extinto: o de construtor de acordeóns, uma tradição que aprendeu com o pai, Giovanni, que chegou na Argentina desde Ancona, Itália, em 1918.

2-anconetani-nazareno-anconetani-y-chango-spasiuk

Com Chango Spasiuk

Menor de cinco filhos, Nazareno  levou a diante durante toda a vida a única fábrica de acordeóns da America Latina.

Ele agora é o encarregado também de contar a história que inicia com seu pai,  representante dos famosos acordeóns Paolo Soprani, e que os construía artesanalmente aqui.

Com  Segunda Guerra Mundial, as peças da marca deixaram de ser importadas, e a família resolveu fundar uma fábrica própria. Surgiu então a Anconetani.

Na antiga casa familiar do bairro de Chacarita funciona a fábrica, a loja de instrumentos e o Museu Anconetani del Acordeón. Todas as quartas, depois que fecha as portas, a família compartilha a mesa com músicos e amigos, como Chango Spasiuk e Terragó Ross, na melhor tradição italiana. 

A alegria do “seu Nazareno” e a magia das suas histórias nos transportam para um passado onde o esforço e o trabalho eram uma celebração cotidiana da vida

Me emocionei com o trailer.

Como se não  bastasse, a música original é de Mintcho Garrammone

 

 

Visitan en el presente la fábrica, músicos que en el pasado llegaron de la mano de sus padres, como Raúl Barboza, el Chango Spasiuk y Terragó Ross, entre muchos otros.

El documental Anconetani representa la historia de la inmigración, el trabajo y la alegría por la música y la familia.

4 Comments

  • wanda horta disse:

    Olá Gisele,

    Eu já mandei a você mensagem de coisas que não havia gostado,mas…como a moeda tem dois lados não poderia deixar de parabenizá-la pelo mais tocante,amoroso e verdadeiro Documentário Nazareno Anconetani e sua imensa família .Me proporcionaram momentos de rara emoção.Emoção a muito não sentida.
    Eles conseguem passar para nós que vale a pena viver, e vale a pena trabalhar com material tão nobre como instrumentos musicais e ainda melhor,fazer música com eles.
    Devem ter passado por todos os desafios que a vida oferece,mas dá para sentir que eles são os autores de sua história.Estas pessoas conseguem brilhar mais que a própria luz,acreditando em si e no trabalho.
    Quando for a Buenos Aires ,claro que irei visitar o Museu Anconetoni del Acordeón.
    Obrigada Gisele,

    Abraços,
    Wanda Horta
    .

  • Wanda Horta disse:

    Cara Gisele,

    Creio que este foi o último comentario que deixei em seu lindo blog Buenos Aires “aquimequedo” e gostaria de lhe comunicar que faz 2 meses que não tenho recebido as notícias do blog.Estou sentindo falta pois Buenos Aires é amada por mim,e tudo que acontece aí me interessa muitíssimo.
    Espero que você não interrompa a comunicação .
    Se puder me responda que aguardarei.
    Beijos,
    Wanda

    • Wanda, a gente teve um problema e estamos tentando resolvê-lo. Simplesmente os posts pararam de sair e a gente não sabe o porquê. Mas fica traquila que loguinho a gente retorna a comunicação. UM abraço e bom fim de ano.

  • wanda disse:

    Cara Gisele,

    Que bom que você me respondeu,assim fiquei ciente do problema.Tomara que tudo se arregle.
    Feliz Natal e 2016 cheio de realizações.

    Forte abraço,
    Wanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *