O Tango em Porto Alegre

Os gaúchos sabem qual a melhor receita para combater o frio: se abraçar! Se esta não e a única razão – pelo menos é um motivo forte – para dar uns passos de tango em Porto Alegre.

Aline von der Goltz Vianna, milongueira e leitora do blog, mandou um panorama detalhado do que rola de tango na cidade. Porto Alegre tem, inclusive, um Festival Internacional de Tango, consolidado, e que vai para sua sexta edição. Fiquei de queixo caído! Não vou mais ao Rio Grande do Sul sem colocar o sapato na mala!  

Aproveite e escute PORTO ALEGRE CANTA TANGOS

TANGUERA – A Tanguera Estudio de Danza, do maestro Valentin Cruz, além de classes regulares de tango, valsa e milonga, organiza duas milongas mensais, aos sábados. Todos os domingos, das 18h às 21h, também tem prática na escola. Periodicamente, há seminários com professores convidados, locais e de Buenos Aires. A Tanguera também é a organizadora do Festival Internacional de Tango de Porto Alegre.

 
tanguera tango porto alegre

Todas as fotos são das páginas oficiais e Facebook das milongas e grupos

OCHO ADELANTE – O grupo Ocho Adelante, coordenado por Daniel Osvaldo Carlos, tem aulas regulares e gratuitas às segundas-feiras em uma escola de dança, a Ciranda dos Ritmos, mas é um projeto independente. A prática rola todas as sextas-feiras, das 19h às 21h.

O grupo também tem um projeto de práticas no Café do MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), também nas sextas, às 16h30. Além disso, fazem algumas apresentações na cidade, especialmente de cunho beneficente, como em hospitais e lar de idosos, assim como na Feira do Livro de Porto Alegre.

ocho adelante tango porto alegre

Prática no Café do Margs

TANGO NO CCCEV – Esta é uma prática semanal, organizada de forma independente por um grupo de seis tangueros (Laura Rosa, Daniel Wienmann, Carla Pfeifer, Pedro Vargas, Claudia Henn e Jacques Loureiro). Começa com uma clase aberta, às 14h, com professores variados a cada encontro, e segue até às 18h, com prática. Ocorre aos sábados, no Centro Cultural Erico Veríssimo. É o Tango no Cccev! Este mesmo grupo já organizou várias milongas e práticas itinerantes na cidade, inclusive uma ao ar livre no Parque Redenção!

tango em porto alegre

Porto Alegre se abraça!

T CHE TANGO –  O T Che Tango é organizado por Mariana Casagrande e Daniel Oviedo, tem aulas regulares no Clube do Comérico, um seminário especial mensal aos sábados, seguido de uma prática. Ele organizam milongas periodicamente e tiveram, ano passado, a experiência de oferecer uma Cena Show na cidade.

tchetango tango porto alegre

É lindo o lugar desta prática, que rola uma vez por mês

COMPANHIA DE DANÇA CLEBER BORGES – A Companhia de Dança Cleber Borges tem aulas regulares de tango e uma prática semanal aos sábados, das 18h às 20h. Periodicamente organiza milongas e apresentações.

tango em porto alegre

Prática todos os sábados!

BAR EL FAROL –  De propriedade de Alfredo Navarro, o bar El Farol garante tango todas às sextas-feiras e o pessoal baila por lá, entre empanadas, pizzas, panchos e fernet. É um bar pequeno e simples, com uma onda incrível.

bar el faro tango em porto alegre

Empanadas + tango + fernet

MILONGUITA –   Milonguita é organizada por Clivonice e Matheus, e acontece uma vez por mês, na Ciranda dos Ritmos. Acompanhe a agenda no Facebook do evento. 

KIRINUS E NUNES CENTRO DE DANÇA – Esta é uma escola de dança de salão que organiza uma milonga mensal, chamada La Milonga del Viernes, além obviamente, de ter aulas do ritmo. Acesse o calendário da Kirinus e Nunes no Facebook.

Outros lugares onde o tango também dá os seus ares

Companhia La Marrupeña Brasil: Este grupo, na verdade, faz apresentações de tango e folclore argentino. Bem bacana. Confira a agenda de shows. 

Corpobolados: Este grupo tem à frente dois professores de tango, Giovanni Vergo e Paola Vasconcelos, e um malabarista, Gabriel Martins. Eles mesclam as duas técnicas em uma proposta bem alternativa. Há apresentações agendadas para julho. Confira a agenda do Corpobolados.

corpobolados tango em porto alegre

Tango e malabares: excelente combinação!

Bar Mr. Pickwick: tem músicos em vivo tocando às quintas-feiras à noite. Confira a agenda.

Bar Odeon: com músicos ao vivo, nas terças-feiras tocando tango y outras cosas. Confira a agenda. 

Confraria de tango: recebi a informação de que este grupo se reúne há tempos, semanalmente, em um bar no Shopping Total, mas não tenho mais dados. Se alguém puder mandar mais informações, agradeço.

Há, ainda, uma série de escolas de dança de salão que têm aulas de tango e professores independentes que ministram aulas em diferentes espaços culturais da cidade. Para ver outras opções, acesse o grupo TANGO EM PORTO ALEGRE.

selocultural-03

 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *