Fototeca Latinoamericana: a casa da fotografia em Buenos Aires

fola fototeca latinoamericana

A Fototeca Latinoamericana (FOLA) será inaugurada em outubro, no Distrito Arcos, com 1.200 m2 e acervo inicial de 200 imagens. A exposição de abertura é com fotos de Frida Kahlo e Diego Rivera, do colombiano Leo Matiz.

fola fototeca latinoamericana Frida Kahlo

Na abertura, retratos de Frida pelo colombiano Leo Matiz

A Fototeca Latinoamericana (FOLA), espaço criado por Gastón Deleau, nasce com a aspiração e ser um museu contemporâneo de fotografia, a exemplo da Photographers’ Gallery, de Londres, do Centro Internacional de Fotografía (ICP), de Nova Iorque, e do centro cultural madrilenho La Fábrica. Tem inauguração prevista para 8 de outubro deste ano, no Distrito Arcos, em Palermo, conforme adiantou o La Nación. Leia o texto completo. 

O espaço vai reunir inicialmente 200 obras, de cerca de 80 fotógrafos de 12 países a região,entre eles Vik Muniz, Doris Salcedo, Carlos Garaicoa, Luis González Palma, Piscilla Monje, Alexander Apóstol, Roberto Huarcaya, Marcos López e Adriana Lestido. Mas não se limitará a artistas do continente.

fola fototeca latinoamericana

Mapplethorpe em Buenos: melhor notícia do ano!

A mostra de inauguração, curada por Rodrigo Alonso,será dedicada aos retratos de Frida Kahlo e Diego Rivera, tomados pelo colombiano Leo Matiz.O espaço terá três salas e um auditório Para 2016, já estão programadas as mostras de Chema Madoz, ganhador do Prêmio Nacional de Fotografía da Espanha em 2000; outras dedicadas a panoramas do Mexico e Peru e, uma quarta, com retratos de Robert Mapplethorpe.

A coleção do FOLA pertence a Deleau e foi montada na última década, em paralelo ao trabalho que desenvolve em parceria com Diego Costa Peuser, na organização da Semana del Arte (em Buenos Aires e Lima) e das feiras Buenos Aires Photo, Lima Photo e Perú Arte Contemporáneo (PARC).

fola fototeca latinoamericana

11695396_1655223388048156_6696407757805123816_n

A intenção do espaço e ser uma usina criativa, e não apenas um espaço de exposições. Entre outros projetos está o de colaborar com a 5a edição do Nano Festival de Fotografía, que inclusive está com convocatória aberta agora, com o tema Noche.

Também deve alojar, em 2016, a 15a Feria de Libros de Fotos de Autor. A Fototeca contará, ainda, com uma loja especializada no tema, com produtos selecionados por Hernán Giagante, diretor de Edo-artis, reconhecido estúdio de produção digital artística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *