Mundial de Tango 2015: as dicas musicais do Aquí me Quedo

mundial de tango milonga del puerto

Agosto é “o” mês do tango em Buenos Aires. O que se vê – e escuta – neste Mundial de Tango de 2015 é uma parte do melhor da produção tangueira contemporânea.

Se você está com viagem marcada para cá, deu sorte! Vai justo curtir o que todo o visitante quer e nem sempre encontra: tango para não turistas!

Se você gosta de música, vai poder escutar nomes consagrados, como Rodolfo Mederos e Daniel Binelli, e também toda uma nova geração. Para quem baila, é só se jogar. Aulas com super maestros e cinco dias de milongão.

Confira abaixo a programação.

mundial de tango 2015 baile

Aulas com profes renomados e competição entre bailarinos do mundo todo

 

Quando: de 14 a 27 de agosto de 2015

O que é: o chamado Mundial de Tango 2015 é dividido em duas parte – uma musical e outra de dança. A musical não é competitiva e tem oito eixos temáticos (leia mais abaixo), com espetáculos, ciclos de cine e debates. Na parte de dança, bailarinos de todos os continentes chegam a Buenos Aires para disputar o título de “melhor do mundo”. Há diputas eliminatórias, semi-finais e finais. Além de milongas, aulas e apresentações.

Onde é: A sede do festival é na Usina del Arte, em La Boca, e em um espaço novo, que vai inaugurar este ano, batizado de “La Milonga del Dique 0” (em frente à Usina, embaixo da autopista). Também há eventos (em menor número) no espaço Pista Urbana de San Telmo, no Cine Teatro 25 de Mayo de Villa Urquiza e no Teatro Astral, em Corrientes. As finais de dança são no Luna Park.

Como chegar à Usina del Arte: ônibus 4, 8, 20, 25, 29, 33, 53, 64, 86, 129, 130, 152, 159, 168, 195. Ou veja aqui em Como chego

Novidades 2015: Todo o setor de dança vai se concentrar a partir deste ano em frente à Usina, o que é uma boa notícia. Antes era preciso se deslocar de um lugar para o outro. Durante cinco dias, há aulas em dois horários: às 14h30 para principiantes, às 15h30 para intermédios e avançados.  Depois, às 17h, tem milonga até às 23h, com diferentes DJs.

Para participar das aulas (Intermedios/Avanzados) é preciso se inscrever por email, para clasestangoba@festivales.gob.ar e se apresentar  20 minutos antes do começo das mesmas. Vagas limitadas. Para as aulas para principiantes a inscrição é uma hora antes, na Usina del Arte. Confira a programação completa das aulas.

Onde conseguir entradas: Para os shows na Usina del Arte, basta chegar com uma hora de antecedência (são duas entradas por pessoa). Se o show é de alguém muito famoso, chegue antes! Para as finais de tango, no Luna Park,  é um pouco mais complicado porque tem muita gente interessadas e as filas começam super cedo. As finais de Tango de Pista e Tango Escenario são nos dias 26 e 27, respectivamente, e as entradas entregues na segunda-feira, dia 17 de agosto, a partir das 11h, na Casa de la Cultura – Av. de Mayo 575. São 2 (duas) por pessoa para cada evento.

mundial de tango 2015 classificartorias

Para as classificatórias as entradas são entregues na hora

 

[headline]OS DESTAQUES DE MÚSICA – As dicas do Aquí me Quedo [/headline]

Na parte musical, o  Mundial de Tango 2015 foi dividido em oito eixos temáticos: Produções Especiais, Estreias e Homenagens, Orquestras e Ensambles, Nova Canção Portenha,  LaAvanzada Rosarina, Panorama, Para las Seis Cuerdas, De Cámara e Clássicos do Futuro.

Tem muita coisa bacana, mas selecionei alguns destaques. Confira a programação completa.

mundial de tango 2015 Victoria Di Raimondo & Hernán Reinaudo

Victoria Di Raimondo & Hernán Reinaudo tocam domingo, 16, às 16h, e estão entre os novos nomes da cena tangueira

UMA HOMENAGEM – O espetáculo El sonido del Octeto Buenos Aires faz uma homenagem aos 60 anos de criação do Octeto Buenos Aires, por Astor Piazzolla. Neste show, se escutará “Tango ballet”, gravado en 1964, e recuperado pelo pianista e compositor Nicolás Guerschberg. Dom 16, 18:30 h / Sun 16, 6:30 PM Usina del Arte, Auditorio

UMA CURIOSIDADE – O espetáculo Tangos rusos El rescate de una joya: los tangos rusos, sobre os tangos que surgiram nos  anos 20 e tiveram grande repercussão na Rússia soviética. Mié 19, 20 h / Wed 19, 8 PM Usina del Arte, Sala de Cámara.

mundial de tango 2015 tango russo

O tango que chegou à Rússia!

 

DUAS NOVIDADES – Para conferir o que há de novo no tango, assista a apresentação de Agustín Guerrero em Diálogos, no qual o jovem pianista, de 26 anos, atua com convidados. Dom 16, 20 h / Sun 16, 8 PM Usina del Arte, Sala de Cámara. Ou então  Diego Schissi Trío e La Siniestra  Mar 18, 20 h / Tue 18, 8 PM Usina del Arte, Sala de Cámara

UMA VOZ DIFERENTE – O letrista e cantor Juan Seren, acompanhado de Los Púa Abajo, apresenta um disco novoDom 16, 18 h / Sun 16, 6 PM Usina del Arte, Sala de Cámara

UM DOS MEUS PREFERIDOS – Chino Laborde. Esse cantor, que esteve à frente da Fernández Fierro durante mais de 10 anos, se apresenta com clássicos dos anos 40 + tangos novos. Adoro! Sáb 22, 20h Teatro 25 de Mayo. 

E OUTRO PREFERIDO – Hernán “Cucuza” Castiello, que leva adiante os concertos El tango vuelve al barrio, Menesunda e Convivencia tanguera– se apresenta no minusculo Pista Urbana. Vai ser lindo, mas disputado!  Dom 16, 20, Pista Urbana.

CINCO TANGOS DE ROSÁRIO – Este ano o festival abre espaço para o tango rosarino.  Destaco a Orquesta Utópica + Juan Iriarte y Las cuerdas del más allá. Esta orquestra interpreta exclusivamente obras de autores contemporâneos de Santa Fe, com foco no baile. Eba! Sáb 15, 20 h / Sat 15, 8 PM Usina del Arte, Sala de Cámara

PARA QUEM GOSTA DE CLÁSSICOS – O eixo do festival batizado de Panorama, traz uma série de nomes emblematicos do tango, que fica difícil até sugerir. Quinteto Real, Rodolfo Mederos, El Arranque, Walter Ríos, Sexteto Mayor, Eseban Morgado, Nestor Marconi, Daniel Binelli e por aí vai. Confiram a agenda. 

SEIS CORDAS – Fiquei louca com esta programação.. Entre os destaques, Carlos Moscardini (que gravou com Vitor Ramil) e Moscato Luna. Quiero!

DE CâMARA – Encontro de contrabaixistas com a Camerata Almagro. Dom 16, 14:30 h / Sun 16, 2:30 PM Usina del Arte, Auditorio

DUAS EXPOSIÇÕES DE ARTE: Na Usina, obras do maestro Hermenegildo Sábat em homenagem a Gardel e de ilustrações de partituras de tango de 1910 a 1930.

 

mundial de tango exposição partituras

Exposição de partituras de 1910 a 1930

 

 

[headline]As dicas de dança seguem no próximo post![/headline]

 

1 Comment

  • Ana Luisa disse:

    Parabéns pelo post super elaborado e instrutivo. Está tão caprichado que dá gosto. Aguardo ansiosa as dicas de dança. mais uma ves parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *