Korda em Buenos Aires: Revolução e mulheres

A primeira retrospectiva de Alberto Korda, o fotógrafo da Revolução Cubana, traz fotos inéditas de Che e Fidel, mas revela também duas outras paixões do artista: as mulheres e o mar.

 

che guevara alberto korda

O Korda conhecido…

 

KORDA MODA 1950

e seu lado secreto

 

Num ano de tantas “revoluções” em Cuba, chega a Buenos Aires, pela primeira vez, uma mostra retrospectiva com fotos inéditas de Alberto Díaz Gutiérrez, mais conhecido como Korda ou como o “fotógrafo de Che Guevara” (ele é o ator da foto ao lado, uma das mais reproduzidas no século XX).

Korda: pasión e imagen” traz 110 imagens do arquivo pessoal do artista e revela também suas duas outras paixões: o mar e as mulheres. Cubana elegantes e modelos de alta costura (fotos de sua fase inicial) se mesclam com o mundo submarino de recifes e corais (realizadas a partir de 1968) e com os nove históricos anos que retratou ao lado de Fidel e Che.

A retrospectiva de Korda está no Centro Cultural Borges (segue até 13 de setembro) e traz os dois líderes em situações inéditas.

korda beauvoir

 

O primeiro em pijama, num hotel em Nova Iorque, em uma das viagens que fez como lider revolucionário ao exterior, ou esquindo na Russia e ainda caçando com o ex-presidente soviético Nikita Kruschev, por exemplo. Che aparece jogando golfe numa das imagens, e conversando com Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir em outra.

A mostra foi organizada pela filha de Korda, Diana Díaz López que esteve em Buenos Aires para a abertura da exposição. Ela contou que muitas das fotos foram recuperadas recentemente.

Ela disse à agência EFE que o pai tinha o costume de dar de presente as fotos que fazia e que, ultimamente, foi contada por gente que queria vendê-las em função da situação econômica.

Seus primeiros trabalhos foram de publicidade de moda e carros de luxo, no início da década de 1950. Um dia conheceu Richard Avedon, que o aconselhou que retratara a revolução. Korda aceitou o conselho, mas acabou levando a estética da fotografia publicitária também para a nova temática. Outras séries que estão sendo mostradas pela primeira vez: uma dedicada ao bembé, o rito tradicional afrocubano, e outra sobre a China.

 

 

Onde: Centro Cultural Borges (Viamonte esquina San Martin), em cima das Galerias Pacífico.

Quando: até 13 de setembro

Horário: de segunda a sabado das 10h às 21. Domingos, das 12h às 21h.

Entrada: 30 pesos. Menores de 12 anos não pagam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *