Para Buenos sair bem na foto!

Buenos Aires por Horacio Coppola

Uma lista de cursos de fotografia, em diferentes formatos, durações e preços, para você curtir ainda mais uma das cidades mais fotografadas do mundo. Todas as fotos que ilustram este post fazem parte da coleção do Museo Nacional de Bellas Artes. Algumas estão em exibição.

Los muchachos peronistas (serie Funerales del presidente Perón, 1974). sara Faccio

Los muchachos peronistas. Foto de Sara Faccio. Está na Sala 39 do MNBA – Arte argentino 1960 – 1980

 

JUAN PABLO LIBRERA – Para quem não sabe nada de fotografia, super indico o curso básico de Juan Pablo Librera, que é oferecido em módulos de três meses, com aulas uma vez por semana. É um curso teórico e prático (com fotos e discussões em aula, revisão de outros fotógrafos e uma saída com o profe). Depois de fazer o básico, o aluno pode seguir com os cursos intermediário e avançado, com aulas começando quase todos os meses.  AULAS EM SAN TELMOConfira a agenda. 

FOTO CLUB BUENOS AIRES – O Foto Club é um dos pioneiros no ensino da fotografia em Buenos Aires, desde 1945. E tem uma super vantagem: a escola fica  a passos da Avenida de Maio. A infra é super completa, com salas de exibições, laboratórios PB e Cor, e biblioteca especializada. São mais de 500 alunos transitando pelo espaço por mês. Eles oferecem uma infinidade de cursos, tanto de foto analógica quanto digital, e várias oficinas de curta duração (de 2 semanas, por exemplo), além de três especializações. AULAS NO MICROCENTRO. Confira a agenda. 

fotografia

Nocturno en Buenos Aires. Foto de Juan Di Sandro. Sala 29 do MNBA – Arte internacional y argentino 1920 – 1945

 

ANDY GOLDSTEIN – Esse é outro curso muito conhecido na cidade, oferecido por este fotógrafo desde 1973. Também é de introdução à fotografia, com oito aulas de três horas cada uma. Nas férias, dá para fazer o curso intensivo, de um mês, com duas aulas semanais. Depois deste, a escola oferece uma carreira de nível superior (mas ter feito o introdutório é pre-requisito). AULAS NO BARRIO NORTEConfira a agenda. 

MOTIVARTE –  A Motivarte foi fundada em 1944 e oferece desde cursos e workshops de curta duração (como de iluminação, retoque e foto de moda), até a carreira de fotógrafo profissional. A sede é super bacana, toda moderninha. AULAS EM PALERMO. Confira a agenda. 

 

Mujeres presas con sus hijos. Adriana Lestido. Sala 41 do MNBA - Arte argentino de los '90

Mujeres presas con sus hijos. Adriana Lestido. Sala 41 do MNBA – Arte argentino de los ’90

 

 

ESCUELA ARGENTINA DE FOTOGRAFIA –  Esta escola oferece desde aulas individuais até a carreira completa, com formação de 3 anos. É uma das organizadoras do Festival de la Luz. AULAS EM NUÑEZ E PILAR. Confira a agenda. 

CARLOS FURMAN – O curso de fotografia para espetáculos que o Carlos Furmam dá no Centro Cultural San Martin é um dos meus pedidos para o Papai Noel este fim de ano. É um dos fotógrafos que mais “me gusta” quando se trata de tango. AULAS EM CORRIENTES. Confira a agenda. 

 

brindis

Brindis. Foto de Fernando Paillet, 1920.

 

FOTODOC – Quem ministra este curso é Daniel Merle, editor de fotografia do La Nación. É uma oficina anual, com duração de sete meses e aula uma vez por semana, de duas horas e meia. Os grupos são pequenos, de 10 alunos. Há também ma versão reduzida desta mesma oficina, em formato de  workshop (entre 2 e 4 dias completos, geralmente nos fins de semana). AULAS EM PALERMO. Confira a agenda. 

JUAN TRAVNIK – Este é outro curso fera. O Juan Travnik é curador da fotogaleria do Teatro San Martin e oferece uma oficina anual para fotógrafos que querem desenvolver – ou já possuem – portfólio. Um gênio. AULAS NO ONCE. Confira a agenda. 

LENA SZANKAY – Adoro o trabalho desta fotógrafo e tenho muita vontade de um dia estudar com ela. Mas ainda me falta! Para os que estão mais avançados, deixo a dica. Confira a agenda. 

UNTREF – A Universidade Tres de Febrero oferece um Mestrado em Jornalismo Documentário. Confira a agenda 

 

Jorge Luis Borges en el escritorio de Paul Groussac. Foto de Sara Facio, 1965

Jorge Luis Borges en el escritorio de Paul Groussac. Foto de Sara Facio, 1965

 

Lista completa com cursos de fotografia em Buenos Aires

Tem algum curso para indicar? Manda para a gente nos comentários!

 

4 Comments

  • Nathalia David disse:

    Boa noite, tudo bem? Adorei o seu site, devido a isso queria ver se poderia me ajudar. Estou querendo ir esse segundo semestre agora para Buenos Aires, estou a procura do melhor curso voltado para a area de fotojornalismo e analogico, ja fiz profissional com digital, mas estou com o foco agora para esse lado artistico e jornalistico. Alem se souber tambem um bom curso introdutorio na area de Direçao de Cinema. Espero que nao esteja lhe pedindo demais, mas como sao tantas opçoes, preferiria ter algo mais especifico ja mesmo. Desde ja, agradeço sua atençao.

  • Maria disse:

    Olá boa noite, espero que quando ler esse comentário assim que ler!
    Sou aluna ainda de ensino médio e pretendo fazer Fotografia Bacharel de fotografia Autoral e Publicidade, e futuramente fotografa tecnológica.
    Para mim, qual desses cursos é o melhor?

  • marcus vinicius figueiredo de oliveira disse:

    Nossa que post fantastico ! vou me programar para estudar um pouco mais de fotografia em BUE. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *