Romances tangueiros: 3 dicas de livros para as férias

livros de tango em Portugues

O ritmo que é cara de Buenos Aires sempre inspirou a literatura. Aproveite para descobrir três romances tangueiros para ler num “tirão”.

Romances tangueiros: O Cantor de Tango (Tomás Eloy Martinez)

romances tangueiros o cantor de tangosEloy Martínez ocupa um lugar de destaque entre os grandes escritores da América Latina. Neste romance, o protagonista é um doutorando nova-iorquino, Bruno Cadogan, que pesquisa as origens do tango segundo Jorge Luis Borges.

No início de 2001, o acadêmico toma conhecimento da existência de Julio Martel, um cantor argentino à moda antiga, capaz de reviver o espírito original do gênero portenho. Como, no entanto, não há gravações dessa voz milagrosa, Cadogan decide viajar a Buenos Aires apenas para ouvi-la.

O livro é um registro da busca desse cantor dos cantores, que se vai revelando muito mais difícil, perturbadora e apaixonante do que seu protagonista pode num primeiro momento suspeitar. No rastro do artista, o perplexo estrangeiro se perde em intrincados labirintos sobrepostos em planos paralelos: na arquitetura da cidade, em seu passado pontuado de tragédias, em sua densa literatura e na alma de seus habitantes. Tudo num cenário de tensão social crescente, à beira do abismo em que a Argentina se precipitou em fins daquele ano. Companhia das Letras.

 

Romances tangueiros: O Tango da Velha Guarda (Arturo Pérez-Reverte)

romances tangueiros o tango da velha guarda

Este romance é perfeito para curtir nas férias. Começa em 1928, quando Armando de Troeye viaja a Buenos Aires para compor um tango. No navio, durante a travessia, o famoso compositor e a esposa Mecha Inzunza conhecem o dançarino Max Costa.

Entre vestidos de seda, smokings e passos de tango, nasce um estranho relacionamento entre os três. A aventura percorre três cenários: o primeiro deles, o submundo da Buenos Aires de 1928, por conta de uma inusitada aposta entre músicos. Depois Nice, França, em 1937, em meio à Guerra Civil Espanhola, intrigas, espionagem e os primeiros ares da Segunda Grande Guerra. Por fim, a italiana Sorrento, nos anos 1960, em uma decisiva e

enigmática partida de xadrez.

Escrito por Arturo Pérez-Reverte, considerado um dos mais importantes autores espanhóis da atualidade, narra uma história de amor marcada por traições, reencontros e intrigas. Editado no Brasil pela Record.

Romances tangueiros: Céu de Tango (Elza Osorio)

romances tangueiros ceu de tango

Este é outro romance tangueiro delícia para as férias e que aborda um período mais recente do tango argentino. Conta a história de Ana e Luís. Ela, uma francesa filha de argentinos que nunca foi a Buenos Aires. Ele, um portenho típico que viaja a Paris em busca de trabalho com seus filmes debaixo do braço.

Os dois se encontram graças ao tango e, coincidentemente, descobrem que são descendentes de importantes personagens do 2×4. Assim, numa viagem entre passado e presente, e pelas mãos de duas famílias, vão contando a história do país, até a crise de 2001.

Fruto de uma pesquisa histórica profunda, a obra inova ao entrelaçar a origem do tango e o contexto histórico da sociedade portenha: o impacto politizante da imigração, a base rural sobre a qual se formou a economia argentina, a ingerência estrangeira, o caos político.

Editado pela Planeta.