Salgán & Salgán, un Tango de Padre e Hijo

salgan-y-salgan-dos-1000x641

 

Salgán & Salgán, documentário da diretora Caroline Neal, retrata o complexo vínculo entre o pianista e compositor Horário Salgán, uma lenda do tango, e seu filho Cesar, também músico extraordinário. Estreia dia 1 de outubro.

salgan & salgan divulgação filme

Foto de divulgação do filme

Obviamente que como tangueira eu já conhecia os dois – o Salgán pai e o Salgán filho. Mas lendo uma matéria do suplemento Radar, cujo título chama-se El Abrazo Partido, fiquei pasma com o tanto de coisas que ignorava. E com segredos de família que jamais vou descobrir.

Para quem não os conhece, as apresentações:

Horacio Salgán, o pai, tem 100 anos comemorados em junho passado, e é um dos pianistas, compositores e diretores mais importantes da Argentina. Fundador da orquestra Quinteto Real, é ainda um dos maiores arranjadores de todos os tempos, com mais de 400 trabalhos e autor do clássico A Fuego Lento, que muitos brasileiros devem conhecer. Não por acaso todos o chamam de “maestro Salgán”, assim como muita gente só chamava Tom Jobim de “maestro Tom Jobim”. Tocou pela última vez em público há cinco anos.  Saiba mais sobre ele neste documentário. 

César Salgán, o filho, é piloto campeão da categoria Sport 1050 e também talentoso pianista. É quem está a cargo agora da orquestra fundada pelo pai.

Caroline Neal, a diretora, é uma americana que estudou cinema em Nova Iorque e se mudou para Buenos Aires ao se apaixonar pelo tango e, logo em seguida, por Ignácio Varchausky, contrabaixista e  fundador da orquestra El Afronte, com quem esteve casada até o ano passado.

O filme Salgán & Salgán conta a história musical dos dois mas também muito de suas trajetórias pessoais. César conta no filme que conheceu o pai pela televisão, quando tinha uns sete anos. A mãe estava cozinhando, com apareceu a imagem de Salgán ao piano. Ela apontou com um colher: esse é teu pai.

Mais tarde, os dois ficaram 18 anos sem se falar, voltando a se reencontrar após a morte do irmão de César, Guillermo, num acidente de carro, recentemente. Justo quando Horacio está prestes a se aposentar, uma doença os obriga a viver juntos.

Explica a diretora: “Em algum sentido, o filme é também uma história de amor: dois homens solitários, quase desconhecidos, buscando um ponto de encontro além da linda música de tango que compartilham”.

O trailer é forte e dá uma palha dos silêncios que vêm por aí.