Sapatos de tango em Buenos Aires: onde comprar

greta flora

Quem gosta de tango dificilmente volta de Buenos Aires sem um sapato. Dicas de lojas e do que levar em conta antes de comprar o seu primeiro par. Post atualizado em setembro de 2015

alma sapatos de tango

Alma Sapatos de Tango – Divulgação

Para quem dança, o sapato não é um acessório qualquer. É “o” acessório. Ou melhor, é a parte principal da indumentária. Primeiro, porque usar calçados adequados é muito importante para evitar lesões nos pés ou nos joelhos.

Depois, porque o que você faz com o seu pezinho reflete a sua interpretação da dança. É praticamente a identidade do seu baile. E por isso todo mundo vai olhar para ele!

Até década de 90, os sapatos de tango eram bem simples e sem muitas variações. O furor pela dança nos últimos anos fez explodir o número de lojas e fabricantes em Buenos Aires, que transformaram o sapato de tango num objeto de fetiche. Depois que você compra o primeiro par, pode ter certeza, vai querer mais! É uma cachaça! Espere pagar em torno de 100 dólares por um sapato de qualidade. 

O que levar em conta na hora da compra:

NÚMERO: aqui na Argentina a gente tem que pedir um número maior. Ou seja, se você calça 35 no Brasil, aqui será 36. Parece uma bobagem, mas demorei em descobrir isso

MODELO: Para quem está começando, sugiro um modelo discreto, fechado no calcanhar e sempre com a pulseira ao redor do tornozelo. Isso é importante para que o sapato não saia do pé no meio do baile. A ponta pode ser fechada ou aberta (aqui chamada de boca de pez). Meu conselho é deixar as sandálias para uma segunda compra.

SALTO: Sapatos rasteiros não são muito indicados, porque o salto ajuda a deslocar o peso do corpo para o metatarso e isso ajuda na hora da dança. A única coisa que tem que levar em conta é que quanto mais alto o salto, menos base de apoio tem o pé, o que pode afetar o equilíbrio. Então, moderação nos “tacos”! Recentemente surgiram os tênis de prática, que não têm salto, mas são mais indicados para quem treina várias horas por dia.

MASCULINOS: Para os homens, a ideia é a mesma. Não opte por um sapato branco ou bicolor se você está começando! Discrição ao princípio, e ousadia com o passar do tempo. Dê uma olhada no site da 2x4alpie, que oferece solas que podem ser trocadas de acordo com o piso. Para o homem há três tipos de saltos: pastel (baixo), francês (de cerca de 4cm) e inglês (um pouco mais alto e afinado nos extremos).

QUALIDADE: Os sapatos de tango são caros porque são feitos à mão e de materiais nobres, como o couro. Isso permite, por exemplo, que o calcado seja flexível e respirável, ou seja, que os pés se mantenham cômodos e secos mesmo depois de várias horas de baile. É importante escolher bem a sola, que podem ser de couro ou de camurça. As de borracha não são adequadas porque não deslizam.

IMPORTANTE: Os sapatos de tango não são para usar na rua. Você os leva para a milonga numa sacolinha, usa e depois os guarda de volta. Todo um ritual.

sapatos de tango

Minha Ferrari!

 

 

Onde comprar sapatos de tango 

·         Alanis
·         Alma Buenos Aires  –   Estados Unidos 652
·        Comme Il Faut Arenales 1239 puerta 3 dto. M
·         Darcos tango Shoes –    Sarmiento 835
·         Fabio Shoes   Riobamba 10 piso 10ª
·         Fattomano – Guatemala 4464
·         Flabella – Suipacha 263
·         GretaFlora – Acuña de Figueroa 1612 e Uruguay 1295
·         Madresselva –  Av. Corrientes 3190 1 Piso e Venezuela 3502
·         Mimi Pizon – Venezuela 3502, Buenos Aires.
·         Neotango – Sarmiento 1938
·         Soy Porteño – Alsina 1886
·         Taconeando – Arenales, 1606
·         Tango Leike – Sarmiento 1947
·         La Vikinga – Av. Entre Rios 469, 2° piso
·         PH Tango – Grito de Asencio 3602

12 Comments

  • maray disse:

    Susana Artesanal (minha preferida) mudou de endereço: está na Jean Jaures 465 (bem perto do antigo endereço), em Abasto. Outra dica que descobri é que, se vc não tem grana pra comprar um sapato de tango, pode comprar um comum com presilha e pedir para um sapateiro colar um pedaço de couro macio na sola do sapato (só na frente). Funciona igual com custo menor!

  • Erika Alonso disse:

    Oi, Gisele! Lá vou eu… Achei muito lindo e diferente esse que você postou da GretaFlota. Será que não “rola” com um vestidinho, não? Sem ser para tango? Eu fico namorando esses sapatos de tango, mas eu, além de não dançar, estou aqui em Sampa e fico louca de vontade de ter um desses sapatos…
    Um beijo,

  • Janine disse:

    Gisele,

    Te escrevi um e-mail faz umas duas semanas. Talvez tenha ido para o spam?!
    🙁 Nao sei o que houve. Espero nao ter dito algo inconveniente.

    Janine

  • Clarissa disse:

    Olá, Gisele! Que blog maravilhoso! Descobri porque estava pesquisando por sandálias de tango, e vim parar aqui…
    Queria te perguntar uma coisa: quanto custa, em média, uma sandália de tango? Acho que eu vou para Buenos Aires em março do ano que vem, com o Cruzeiro Tango e Milonga… queria ter uma noção para saber o tamanho do rombo no meu orçamento quando chegar aí! hahahahaha
    Li em alguns lugares que custam cerca de 1200 pesos, é isso mesmo?
    Obrigada por compartilhar suas experiências com a gente! Besos

    • Gisele Teixeira disse:

      Clarissa, as sandálias podem custar de 500 a 1.200 pesos, isso depende da marca. Claro que vc vai amar as mais caras, mas há baratas lindas também. Venha que milongueamos! Um beijo

  • Hola chicas las invitamos a conocer la ultima colección de Madreselva! Hacemos envíos a todo el mundo!

  • anaja schmitz disse:

    Olá, e eu que fui duas vezes na Argentina e não comprei nenhum sapato. Vou ter que voltar.Pois depois que fui aos shows de tango é que comecei aprender a dançar tango. O sapato é principal peça para se aprender, os que tenho não escorregam e cansam muito. Obrigada pelas dicas.
    Tenha uma ótima semana.

    • Gisele Teixeira disse:

      Oi Anaja, meus últimos sapatos foram da Alanis, porque são suuuper confortáveis. Ms isso é muito pessoal! tem que ir experimentando e encontrar a “tua” marca. Um beijo e obrigado pela leeitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *