Audioteca: literatura argentina portátil!

audioteca

audioteca tapacoleccionlugaresEste projeto é uma preciosidade e só podia ter nascido aqui mesmo, em Buenos Aires, cidade que tem tanto apreço pela literatura. É uma audioteca, e reúne contos de diferente autores argentinos, lidos e interpretados por grandes atores.

Ou seja, ficção de qualidade portátil, uma delícia, para a gente escutar no computador, no celular, no tablet.

Foi pensado inicialmente para pessoas que não podem ler, por diferentes razões, mas na verdade é para todo mundo. Uma proposta para que a gente, invadida por tanta imagem todo os dias, feche os olhos – ainda que seja por um momento – e escute. A literatura é uma ocasião para renovar a atenção prolongada.

Façam isso, é uma delícia.

Que tal escutar El Pianista, de Ricardo Piglia, por Iván Moshner? Ou Final De Juego, de Julio Cortázar, por Erica Rivas? 

Baixem os contos e os escutem no carro, no engarrafamento, por exemplo! Eu já estou com todos no meu celular!

Esta primeira edição reúne 30 obras e tem o nome de Lugares. Réune tanto com autores clássicos como Cortázar, Piglia e Fowgill, como escritores jovens, a exemplo de Washington Cucurto, Patricio Pron ou Carolina Bruck. Os curadores priorizaram textos escritos na primeira pessoa do singular e plural, e que dessem especial atenção aos lugares, para convidar os leitores a visitar estes espaços, a partir da imaginação.

“La colección Lugares reúne cuentos de escritores argentinos contemporáneos que visitan sitios, parajes, ciudades, villas o aldeas de nuestra geografía, con la libertad de la imaginación narrativa y el tono propio del que cuenta en primera persona”

lugar. 1. m. Espacio ocupado o que puede ser ocupado por un cuerpo cualquiera.
2. m. Sitio o paraje.
3. m. Ciudad, villa o aldea.
primera persona. 1. f. Gram. La que designa, en el discurso, a quien habla.

A “Audioteca” é um projeto desenvolvido pelo Cultura Accesible, dirigido pela  cineasta argentina Lucrecia Martel, com curadoria da crítica, narradora e roteirista de cinema cine Graciela Speranza.

Entre o repertório está  “Las doce a Bragado”, de Haraldo Conti, interpretado por Tata Cedrón, uma maravilha!

Coleção completa AQUI. 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *