Abre a FoLa, a Fototeca Latinoamericana! Eba!

Buenos Aires respira fotografia em outubro. Além da abertura da Fototeca Latinoamericana (FoLa), com três mostras simultâneas, a cidade está cheia de boas exposições. Vem comigo!

 

A galera que gosta de fotografia não vai nem dormir esta semana! Tá todo mundo esperando a abertura, na quinta-feira, da Fototeca Latinoamericana (FoLa), um espaço que nasce com a aspiração de ser um museu contemporâneo de fotografia, a exemplo da Photographers’ Gallery, de Londres, do Centro Internacional de Fotografía (ICP), de Nova Iorque, e do centro cultural madrilenho La Fábrica. O Aquí me Quedo estava na expectativa há meses.

fola expo

Tudo pronto para a montagem!

fola frida2

E quem chega? Ela.

O espaço – que funcionará no Distrito Arcos, em Palermo – tem 1.200 m2 de área e acervo inicial de 200 imagens, de cerca de 80 fotógrafos de 12 países a região, entre eles Vik Muniz, Doris Salcedo, Carlos Garaicoa, Luis González Palma, Piscilla Monje, Alexander Apóstol, Roberto Huarcaya, Marcos López e Adriana Lestido. Mas não se limitará a artistas do continente.

Criado por Gastón Deleau, um referente da fotografia em Buenos Aires e criador da BA Photo, a FoLa abre com três exposições arrebatadoras, uma delas com retratos de Frida Kahlo na mítica Casa Azul de Coyoacán (México), realizados pelo colombiano Leo Matiz.

A Sala Principal exibe “Este es mi lugar”, com imagens de latinoamericanos como Apóstol, Aveta, Colectivo MR, Garaicoa, González Palma, Iturbide, Kuropatwa, M. López, Monge, Pérez Aznar, Weber, entre outros. Na Sala Colección Permanente, oito ensaios de fotografia contemporânea sobre a realidade peruana com Luz Bedoya, R. Huarcaya, Diego Lama, José Martinat e outros.

fola abre

Para 2016, já estão programadas as mostras de Chema Madoz, ganhador do Prêmio Nacional de Fotografía da Espanha em 2000; outras dedicadas a panoramas do Mexico e Peru e, uma quarta, com retratos de Robert Mapplethorpe.

A coleção do FOLA pertence a Deleau e foi montada na última década, em paralelo ao trabalho que desenvolve em parceria com Diego Costa Peuser, na organização da Semana del Arte (em Buenos Aires e Lima) e das feiras Buenos Aires Photo, Lima Photo e Perú Arte Contemporáneo (PARC).

Outras mostras bacanas de fotografia na cidade

Fotografia en América Latina 2000-2015 – Aquí nos vemos 

Ciudades Miradas

14a Feira do Livro de Fotos de Autor (em novembro)  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *