Rocha Casimires, tradição e elegância

rocha casimires foto gisele teixiera

Com terno feitos à mão e 90 anos de história, a Rocha Casimires nos transporta a uma Buenos Aires do passado.

 

rocha casimires foto gisele teixeira

O edifício da esquina de Piedras e Hipólito Yrigoyen foi projetado pelo arquiteto Pablo Scolpini.

 

Parei em frente à Rocha Casimires num dia frio de inverno somente para esperar que passasse a chuva, e fiquei olhando as vitrines que me remetiam a uma Buenos Aires antiga. No centro da cidade, era a primeira vez que reparava nesta loja. Demorei para ver que alguém me acenava lá de dentro, me chamando para entrar. Antes que pudesse decidir, Walter Ejchenbaun, gerente de Vendas, já estava do lado de fora. “Aqui está mais quentinho”. Antes que pudesse aceitar o convite, já tinha entrado! Ganhei uma aula de história, elegância e marketing.

 

rocha casimires foto gisele teixiera

Walter Ejchenbaun, gerente de Vendas

 

A Rocha Casimires é a única alfaiataria (sastreria, em espanhol) da América Latina com 90 anos de funcionamento. Visitá-la é uma viagem ao passado, não somente porque todo mobiliário é original, mas também porque os vendedores continuam tratando os clientes por “usted”, enquanto, fita métrica no ombro e giz nos bolsos, vão tirando as medidas para fazer os ternos à mão.

Entre os habitués, Jorge Macri (o pai do prefeito Maurício Macri) e Eduardo Constantini ( o dono do Malba).

Os cabides oferecem desde smokings a calças e gravatas, em dezenas de possibilidades de tecidos: lã pura, mohair 120s inglesa, lã 55% seda 45% inglesa, lã pura escocesa. Além dos nacionais, é claro. “Mas é como um Mercedes Bez contra um Ford Falcon ano 71”, argumenta Ejchenbaun.

Para provar que há diferença entre um e outro, ele pega uma calça de tecido importado e a aperta bem, fazendo de uma perna uma bolinha. Depois a solta, orgulhoso: “Não amassa, não deforma”. Uma das coisas que mais amei foi um pedaço de acrílico transparente, com um desenhado, que a gente vai colocando sobre os tecidos para imaginar como ficaria a roupa.

Características como tradição e elegância talvez tenham possibilitado que loja, fundada em 1925,  tenha sobrevivido até hoje.Mas não somente. Quem entra lá para comprar uma gravata tem a mesma atenção de quem investe 30 mil pesos num terno. Isso eu estou de prova. Fui super bem tratada e nem comprei nada.

Pelo menos não ainda! Desde 2012 eles também fabricam roupas sob-medida para mulheres eu quero a minha calça preta de alfaitaria, já!

Onde: Piedras 99, 4342-1466; www.rochacasimires.com.ar

rocha casimires fotos gisele teixeira

Fotos Gisele Teixeira

rocha casimires foto gisele teixiera

De smoking a camisas

rocha casimires foto gisele teixiera

Móveis originais

rocha casimires foto gisele teixiera

Um terno pode custar mais de 30 mil pesos

rocha casimires foto gisele teixiera

E exige pelo menos três provas antes de ficar pronto

rocha casimires foto gisele teixeira

Clientes preferenciais

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *