O mapa do teatro Off Corrientes

teatro off gargantua

Em Nova Iorque, os teatros estão claramente divididos entre aqueles que oferecem obras na Broadway e aqueles que estão fora deste circuito, chamados “Off Broadway”. Em Buenos Aires, isso também acontece. Descubra o “off portenho” neste post!

 

Na capital argentina, a avenida Corrientes, aqui chamada de calle Corrientes, é a que concentra o maior número de teatros do circuito comercial. Nesta rua são exibidas as grandes obras, as peças com temáticas mais palatáveis e estreadas por atores famosos.

Os espetáculos que não se enquadram neste quesitos fazem parte do chamado circuito Off Corrientes. Que, pasmem, é gigante! Para que vocês tenham uma ideia, Buenos Aires tem registradas 200 salas de teatro, das quais pelo menos 150 pertencem a esta categoria. 

Isso não significa que os espetáculos de Corrientes sejam ruins, pelo contrário. Já vi coisas ótimas, como Red, com Julio Chavez, no Paseo de la Plaza e amei. E mais: tem muito espetáculo que começa no circuito alternativo e faz tanto sucesso que acaba em Corrientes, como La omisión de la familia Coleman.

A diferença é que nestes espaços mais “under” se experimenta mais. Além da lista abaixo, de lugares consolidados, a cidade está cheia de pequenos teatros alternativos, às vezes em casas residenciais, em com não mais de 20 cadeiras. Isso é super portenho!

Esta “movida” de teatro off não é nova, existe desde a década de 1930, mas está cada vez mais profissional. Começou em San Telmo e foi se deslocando ao longo dos anos para os bairros de Abasto (circuito mais forte) e Almagro que, juntos, reúnem mais de 25 espaços bacanas. Mas há salas também em Boedo, Palermo e Chacarita. A maioria dos lugares também oferece oficinas de teatro e cursos afins.

Para ver o que está em cartaz, as melhores fontes de informação são os sites Alternativa Teatral  e Planeando sobre BUE (meu preferido). 

sobre bue teatro off

A geografia do teatro off

  • Timbre 4 – México 3554 – Sexta feira fui conhecer o Timbre 4, em Boedo, um dos espaços mais concorridos desta cena, dirigido por Claudio Tolcachir e companhia. Como dizem seus proprietários: “Es una casa. Y la casa es una escuela. Y la escuela es un teatro…”. O espaço é super charmoso e está com mais de 10 peças em cartaz.Importante: se vê bem de qualquer lugar. Ou seja, não tenham medo de comprar as entradas mais baratas. Pelo site, há uma opção de comprar as entradas de menor valor, mas sem numeração. ui ver o espetáculo El Dínamo – que acaba de sair para uma turnê pela Europa – mas que super indico a todos para quando eles voltem para Buenos – já estão vendendo entradas para novembro! Toda a história se passa num trailer, com três personagens muuuito estranhos. O lugar conta ainda com um pequeno café (para antes ou depois da peça).
teatro off timbre 4

Na chegada, uma pergunta: qual é o teu sonho?

timbre 4 teatro off

El Dínamo já vende entradas para novembro!

  • El Camarín de las Musas – Mario Bravo 960 – Outro espaço super importante do circuito off, no coração de Almagro, e que exibe mais de 750 obras por ano. É um teatro, mas também um bar, uma galeria de arte e um lugar onde fazer aulas de dança e teatro. Na saída, aproveitem os arredores e tomar algo no Troquet de Henry, no Café Musetta, ou no Ladran Sancho.
teatro off el camarin de las musas.jpg

Foto Divulgação

  • Teatro Beckett – Guardia Vieja 3556 – Abriu as portas em 2005 e hoje é uma das referências do circuito. Oferece oficinas de quatro meses, de dramaturgia e treinamento de atores. Um  dos destaques desta temporada é Viejo, Solo y Puto.

  • Teatro Ciego – Zelaya, 3006 – Já vi umas coisas bem interessantes no Teatro Ciego, como o jantar A Ciegas Gourmet. Todos os espetáculos são completamente no escuro. Você não vai ver nada, mas vai perceber muito. No momento, são vários peças em cartaz, inclusive um para crianças e outras só musicais. Eu gostei muito. Eles oferecem ainda aulas de teatro, coral e tango no escuro. Perfeito para quem tem vergonha!
teatro ciego teatro off

Que vês quando não vês?

  • El Cubo – Zelaya 3053 – Vi peças bem bacanas também no El Cubo, um espaço já consolidado na cidade (em frente ao Teatro Ciego e pertinho do shopping Abasto). Eles têm um pequeno Café Concerto, ao ar livre, para espetáculos em pequeno formato. Tem que olhar a programação no site oficial porque a página do Facebook tá abandonada…
el_cubo

Aqui se apresenta o grupo Alma Tango, de dança para discapacitados

 

  • Ciudad Cultural Konex – Sarmiento 313 – Se bem o Konex não é só teatro,  já vi umas coisas bem diferentes por lá.  É um edifício construído na década de 1920, e durante muito tempo usado como fábrica e depósito de azeites. Depois, transformado neste centro cultural. Adoro. Recomendo. Uma experiência, especialmente na primavera e verão, quando também rola um cineminha ao ar livre.
konex teatro off

Perfeito para o verão

 

 

Outros espaços:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *