Frida Kahlo na intimidade, por Leo Matiz

A Fototeca Latinoamericana (FoLa), inaugurada ontem, entra automaticamente para a lista dos lugares que “tem que ir” em Buenos Aires. Está linda! Uma das exposições de abertura é La vida relatada con el ojo: Matiz y Kahlo

 

Frida Kahlo relaxada, informal, bebendo, deitada na grama, rodeada de amigos, comprando tecidos, fumando: imagens pouco conhecidas da artista.

As fotografias fazem parte da mostra La vida relatada con el ojo: Matiz y Kahlo, com fotos de Frida Kahlo e Diego Rivera na intimidade da famosa Casa Azul,  no bairro de Coyoacan, ao sul da cidade do México, onde viveram nos anos 40.

 

Frida Kahlo por Leo Matiz

Frida Kahlo por Leo Matiz

As fotos são de Leo Matiz, um amigo próximo do casal e expectador privilegiado desse espaço íntimo. “Eu vim para ver o infinito“, disse. O fotógrafo, também conhecido como “El Ojo Divino”, não disperdiçou a oportunidade e fez um relato pormenorizado da vida cotidiana de Frida e Diego. A Casa Azul, além de funcionar como atelier, foi sede de muitas festas e sempre teve as portas abertas para outros artistas e intelectuais.

La Casa Azul atestiguó el dolor de Frida, una mujer postrada por el dolor físico y emocional. En la antigua casona se daban cita las luces y las sombras de esta belleza contradictoria, a veces luminosa y a veces cruel que llamamos vida. Quienes están familiarizados con la obra de Kahlo, entienden la inextricable relación existente entre su vida, su hogar y su creación pictórica.

O texto da mostra marca uma coisa importante, que não tinha me dado conta. Estas fotos mostram uma evolução no desenvolvimento da imagem de Frida. As mais antigas revelam situações espontâneas e livres, sendo que mais tarde, com o passar dos anos, e com a consciência da mexicana sobre seu magnetismo, ficaram mais posadas.

As fotos foram garimpadas por Alejandra Matiz, filha do fotógrafo, nos arquivos da Fundação que dirige e leva o nome do pai, e trazidas a Buenos Aires por Sérgio Uribe.

Foi um furor a abertura da FoLa, com todos os fotógrafos renomados da cidade circulando por lá, muito ti-ti-ti e três mostras bem corpulentas, para avisar – de cara – que o espaço não chegou para brincadeira.

Não deixem de ver também a mostra com oito ensaios sobre a realidade peruana, na Sala Coleção Permanente, e a suuuper exposição de fotógrafos contemporâneos, na Sala Principal.

Não é para dar uma “passadinha” – reservem um tempo generoso para conhecer este novo espaço da cidade.

A exposição sobre Frida vai até 6 de marzo de 2016 (mas creio que se interrompe de 25 a 29 de novembro de 2015 para o Nano Festival en FoLa)

Onde é: 
Godoy Cruz 2620 / 2626 – Distrito Arcos
De segunda a Domingo, das 12h às 20 h (fechado na quarta-feira)
Entrada: $70 (pesos)
Menores de 12 anos: gratis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *