Open House 2015: espie a casa alheia!

Tá chegando a hora de um dos melhores eventos da cidade, o Open House Buenos Aires, um festival de arquitetura e urbanismo que nos permite visitar lugares que normalmente estão fechados para o público em geral. Palácios, museus, escritórios e casas privadas com histórias super interessantes. São 90 espaços de portas abertas para a gente!

 

O Open House foi criado em Londres, em 1992, e está em sua terceira edição em Buenos Aires – a única cidade latino-americana a participar do projeto. A versão portenha acontece de 31 de outubro a 1 de novembro e envolve quase 100 edifícios e 600 voluntários para as visitas guiadas. Veja AQUI a lista completa.

As inscrições para os prédios a serem visitados começa amanhã, dia 14 de outubro.

Minha dica é que entrem no site hoje, descarregem o catálogo e façam suas seleções. Alguns prédios mais famosos, como o Banco de Londres e o Palácio Bencich, esgotam logo. A seleção pode ser feita por bairro ou pela tipologia do edifício – se escritório, igreja ou estabelecimento comercial, por exemplo. Alguns não precisam inscrição.

É a chance de visitar, com guia, lugares como Casa Cavia, Cine Teatro Rex, Edificio Comega, Edifício Conesa e muito mais. Mas aproveitem para descobrir prédios novos e que não têm acesso tão fácil. Deixem a Biblioteca Nacional e o Palacio Barolo, por exemplo, para outro dia.

A organização é da CoHabitarUrbano, uma organização civil sem fins lucrativos, que tem o propósito de fomentar o vínculo entre a cidade e seus habitantes.

 

Casa O

Casa O –  Fica num PH de arquitetura italiana, num edifício de 1920, declarado Patrimônio Histórico da Cidade. Para conhecer uma típica “casa chorizo”, em Palermo Viejo.

Este ano, o Open House inclui ainda o Open Muro, Open Foto, Open Bici e ainda uma novidade: um living secreto ode vai rola o Sofar Sounds Buenos Aires.

 

Open Bici

Serão oferecidos seis circuitos, para quem quiser fazer os passeios em bici, dos quais eu destaco dois.

BsAs x Borges, que percorre a “cidade” de do escritor Jorge Luis Borges – como a Fundación mítica · Casa Evaristo Carriego · Biblioteca Miguel Cane · Vieja Biblioteca Nacional -, com leitura de trechos de suas obras em alguns dos lugares).

E o Chaca-Agro-Chas, um passeio por 3 bairros desconhecidos de muita gente, mas com muita história – Chacarita, Agronomia e Parque Chas, passando por Cementerio de la Chacarita, Quimica la Estrella, Agronomia, Facultad de Veterinaria, Barrio Cortazar e Parque Chas. Outros passeios são Centro Portenho, Moderna Buenos Aires Sul e Norte e Creativo Sur.

Open House 2015 Open Bici

Open Foto

Todos estão convidados para este evento, que tem um desafio: descubrir a cidade em seus detalhes! Uma das propostas se chama “La cámara oscura” e se propõe a nos mostrar, por dentro, o princípio da fotografia. Os visitantes vão ingressar numa sala escura, ou seja, no interior de uma câmara, para ver como entra a luz  e as imagens que se formam la dentro. A segunda proposta é um concurso de fotografia, cujo tema deste ano é “Retratos porteños”. Leia mais AQUI. 

Open Muro

Serão feitas duas intervenções, com diferentes artistas pintando ao vivo. Uma vai ser em Puerto Madero e outra no Hospital Pirovano.

  • Dias: Sábado 31.10 e Domingo 01.11
  • Horários: 10 a 19 hs.
  • Local: Puerto Madero (no acesso da Dársena Sur , entre as ruas Azucena Villafor e Rosario Vera Peñalosa e Hospital Pirovano (Av. Melián e Calles Dr. Pedro Ignacio Rivera e Roques Perez, no bairro de Coghlan)

 

Caminhadas

Este ano o Open House oferece três caminhadas, que não precisam de inscrição previa:

  • Sábado 31.10 e Domingo 01.11
  • De 10 a 12, “Catedral al Sur”.
  • De 14 a 16, “Orígenes de la City porteña”
  • De 17 a 19, “Av. de Mayo, el boulevard de la Belle Époque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *