Rugby, tradição inglesa com sotaque portenho

rugby pumas

Domingo vai sair chispa em Buenos Aires! Além das eleições presidenciais, a seleção argentina de rugby – conhecida como “Pumas” – é semifinalista na Copa do Mundo deste esporte. Neste post, entenda as regras do jogo, para não ficar boiando ao ver aquele monte de homens emaranhados.

los pumas foto Facundo Arrizabalaga EPA

Foto: Facundo Arrizabalaga – EPA

 

Era um jaguar, um “yaguareté” como chamam os argentinos, o símbolo que os jogadores da seleção nacional de rugby levavam nas camisetas quando jogaram na África do Sul, em 1965, ganhando 11 das 16 partidas. Os jornalistas de lá acharam o animal parecido com um puma, e começaram a chamá-los assim. Los Pumas. O apelido pegou!

Os meninos agora se preparam para rugir muito e jogar mais ainda no domingo, às 13h, quando enfrentam os Wallabies, a seleção da Austrália. Os australianos são os favoritos nas casas de apostas de Londres, mas por aqui dizem que os Pumas podem ganhar.

Esta é a segunda vez que a Argentina chega na semifinal de um mundial de rugby. O vencedor deste jogo vai ter que enfrentar um peso-pesado: ou a Nova Zelândia ou a África do Sul – as duas principais potências neste jogo e conhecidos rivais ferrenhos (All Blacks e Springboks.)  Praticamente uma guerra! As semifinais e a final serão realizadas no lendário estádio de Twickenham, no subúrbio de Londres, o segundo maior estádio do Reino Unido e o maior exclusivo de rugby.

Acompanahe aqui pelo The Guardian.

Historia

Praticamente desconhecidos do brasileiros, o esporte tem muita tradição por aqui. Foi introduzido na cidade de Rosário, por residentes britânicos. A primeira partida data de 1873. Em 1889, três clubes de Buenos Aires e um de Rosário fundaram o River Plate Rugby Union Championship, antecedente direto da atual União Argentina de Rugby. Em 1904 apareceu a primeira equipe “criolla”: o Centro de Estudantes da Faculdade de Engenharia. Não parou mais de crescer.

Equipo que jugó contra los Lions durante la gira de los británicos por Argentina en 1927.

Equipe argentina de 1927

Como o rugby, ou rúgbi, é um esporte de origem inglesa do século XIX, é muito popular nos países do Reino Unidos (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e Gales), assim como nas ex-colônicas (Austrália, Nova Zelândia e África do Sul), além de em países como Irlanda, França, Itália e Argentina.

Rugby for dummies (Fonte: Regras do Esporte)

Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres, mas é jogado, em sua maioria, por homens. É um esporte conhecido por ser de extrema interação física. A bola é oval e os jogadores usam equipamentos de segurança, como chuteiras, ombreiras, boqueiras e capacetes (scrum caps).

Normalmente, as equipes de rugby apresentam 15 jogadores em campo e 7  reservas. O objetivo do jogo é a marcação de pontos, que consiste em levar a bola até determinada área do campo adversário, atrás da chamada linha do gol, e tocá-la no chão.

As posições do rugby se dividem entre aqueles que ocupam regiões nas linhas avançadas e aqueles que ocupam regiões nas linhas atrasadas. Os primeiros são numerados e 1 a 8 e os segundos, de 9 a 15.

As regras do rugby

  • Cada partida de rugby tem duração de 80 minutos, sendo esses divididos em dois tempos de 40 minutos, excluindo prorrogações e outros prolongamentos.
  • No jogo de rugby há três ou quatro árbitros. Entretanto, cabe a apenas um conduzir o jogo.
  • Só é permitido passar a bola com as mãos para os lados ou para trás. Para conduzir a bola para frente, os jogadores devem usar apenas os pés.
  • É permitido agarrar o jogador que tem a posse da bola para roubá-la. Esse golpe é chamado tackle.
  • É permitido que dois ou mais jogadores se unam para bloquear o jogador adversário que tenha a posse da bola e tomá-la. Essa tática é chamada de maul.
  • As formas de se cobrar penalidades são: o punt, que consiste em um chute para frente, o scrum, que consiste no confronto entre os jogadores de ambas as linhas avançadas, o run, que consiste na corrida com a bola, e o pênalti.
  • No rugby, existem dois tipos de cartões: o amarelo, que expulsa o jogador por 10 minutos, e o vermelho, que expulsa o jogador definitivamente da partida.
  • A equipe vencedora é aquela que conseguir marcar mais pontos.

 

Invictus

Há um famoso filme – Invictus – que acompanha o período em que Nelson Mandela (Morgan Freeman) sai da prisão em 1990, torna-se presidente em 1994 e os anos subsequentes. Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, o rugby é utilizado para tentar amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos. O jogador Francois Pienaar (Matt Damon) é o capitão do time e será o principal parceiro de Mandela na empreitada.

 

 

1 Comment

  • Edu disse:

    el entrenador de los australianos es Ledesma, un argentino que jugó en Los Pumas y los conoce bien. No es una buena noticia.Desde 1984, los australianos contratan roban los mejores jugadores y técnicos argentinos….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *