Archivo Prisma: mil horas de vídeos e áudios

archivo prisma

Vídeos de Astor Pizzolla no Teatro Colón, em 1983; de Che Guevara na OEA, em 1961; de Borges falando sobre a revolução russa e o cine soviético, em 1981; de Maradona ao 10 anos, com os primeiros chutes; de Joan Manuel Serrat cantando Mediterráneo, em 1972.

Isso tudo, numa primeira passada! Ou seja, façam um mate e reservem um bom tempo para explorar o acervo Archivo Prisma, lançado ontem pelo Governo Federal argentino. Uma preciosidade.

São as primeiras mil horas de vídeos e áudios históricos que pertencem aos arquivos Radio Nacional e da TV Pública, de um acervo total de cem mil horas. Digitalizar todo o material vai levar muitos anos. Para ver tudo, seriam necessários mais de 11 anos! Melhor começamos agora!
Não consegui compartilhar os vídeos aqui, mas tá tudo bem acessível no site.
Archivo Histórico RTA Maradona a los 10 años en Villa Fiorito, 1986 - Google Chrome 30102015 121209

Maradona aos 10 ano na Villa Fiorito

 

archivo prisma decadas

Escolha a tv e pesquise por década

A página na internet é super amigável e oferece uma busca por nome, por década ou por categoria – como história, ficção, espetáculo, humor, num total de 19. Cada item vem com uma espécie de “trailer” mas também com a possibilidade de que a gente acesso o arquivo na íntegra – inclusive material bruto, não editado. Cada vídeo, ou áudio, aparece com outros materiais relacionados e uma ficha técnica com “o que, quando, onde e com quem”.

Um sem fim de coisas para explorar que deixa a gente atá meio tonto.

Entre o material inédito – agora já publicado na web – esta uma longa entrevista do ditador Jorge Rafael Videla, feita durante sua visita à China, em 1980. Na época, foram exibidos somente 10 minutos, no Canal 7, mas agora os mais de 60 minutos estão disponíveis na íntegra.

Uma boa opção para começar é ir espiando a seção “Um dia como hoje” , que mostra um fato ocorrido na mesma data em que estamos, mas em anos anteriores. Ou ir acompanhando a página do Archivo Prisma no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *