Mapa do fileteado pelas ruas portenhas

filetedo

Um tango bailado com pincel!

A gente já falou bastante no Aquí me Quedo sobre o fileteado, esta arte decorativa – que inclui letras e desenhos – e que está por toda a cidade de Buenos Aires. Mas ele volta a ser tema de post, outra vez, dois motivos:

  1. A Unesco aceitou o pedido para analisar a possibilidade de incluir o filete portenho na lista de patrimônimos imateriais da humanidade. O resultado deve sair em dezembro, em reunião na Namíbia. Leia mais sobre esses trâmites em Filete y Patrimonio.
  2. O melhor: agora estes trabalhos estão mapeados no Google! Ou seja, dá para saber onde estão os filetes, ver as fotos de cada um e descobrir sua autoria. É só clicar no icone vermelho no mapa abaixo, para conferir a foto do fileteado, o endereço e dados do artista que o realizou. Um super trabalho de levantamento.

Os desenhos que o caracterizam o filetado são as flores de cinco pétalas, folhas, pássaros, fitas com o azul e branco da bandeira Argentina, além de bolas e dragões. As linhas retas e curvas de diferentes espessuras se mesclam ainda com cenas do campo e personagens populares, como a Virgem de Luján e Carlos Gardel.

Outras características do estilo são as cores vivas e os contrastes, que geram uma falsa sensação de volume, a sobrecarga do espaço, a simetria e a conceitualização simbólica de elementos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *