Museu do Carnaval, um dos segredos de Montevidéu

museu do carnaval foto face do museu

Bem no ladinho do Mercado Público de Montevidéu está uma das melhores surpresas da cidade, o Museu do Carnaval, que conta a história dessa festa no Uruguai e comemora 10 anos.

museu do carnaval 1

Fotos Gisele Teixeira

A folia dos vizinhos uruguaios não tem nada a ver com a nossa, mas é igualmente linda e não fica atrás no poder de mobilização da comunidade.

Comecei a curtir o som do batuque uruguaio com Ruben Rada, depois descobri as murgas que desfilavam por San Telmo nos domingos de verão e o quadro se completou com uma pitada de história no Museu do Carnaval. Este ano – vejam só que maravilha – é a primeira vez que estarei no Uruguai nesta data. Eba!

O museu tem um acervo fixo e várias mostras temporárias e se enquadra nos chamados Museus de Identidade, pois conserva, exibe e difunde objetos tradicionais de uma maneira bem moderna. Não é enorme, mas tem muita coisa interessante, principalmente porque – em geral – a gente não sabe sobre o Carnaval deles.

museu do carnaval 5

Foto Gisele Teixeira

museu do carnaval 6

Foto Gisele Teixeira

museu do carnaval 8 foto gisele teixeira

Foto Gisele Teixeira

 

Além disso o Museu do Carnaval tem um Centro de Documentação e Investigação, com documentos impressos, fotos, gravaçãos e objetos. Aliás, como parte das comemorações dos 10 anos da instituição, eles lançaram uma campanha que incentiva a comunidade a doar a eles seus “recuerdos” Carnaval.  Dá para pesquisar no acervo AQUI.

Além da parte do museu em si, o lugar tem espaço para shows, lojinha, restaurante e a chamada Praça do Carnaval, um espaço ao ar livre de 1000m2, com capacidade para 1.200 pessoas.

Outra coisa importante: o Carnaval no Uruguai ja começou!

Museu do Carnaval

Foto de divulgação do museu

Museu do Carnaval

Foto de divulgação do museu

 

 

Serviço:

Rambla 25 de Agosto 1825 Nº 218 esq. Maciel
Telefone (+598 2) 915 0807
Entradas:  Visitantes uruguaios $ 40 Visitantes Mercosul $ 60 Visitantes outras partes do mundo $ 80. Menores de 12 anos não pagam. Na terça-feira a entrada é livre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *