Para desconectar, desacelerar e silenciar

akapacha yoga

Tá a fim de parar e botar o pé na terra? Descubra este retiro de meditação + yoga + gastronomia vegana. Três dias para pensar na vida e descobrir novos hábitos alimentares.

 

 

Quando eu vi, fevereiro me engoliu e estava trabalhando sem pensar no que realmente queria para este ano. Foi então que descobri esse retiro de três dias da Alma Yoga em Chascomús, uma cidadezinha a uma hora e meia de Buenos Aires, com meditação, yoga, gastronomia vegana e tempo para ficar na piscina. A proposta, em parceria com a pousada Akapacha, era desconectar, desacelerar e silenciar. Aceitei na hora. Foram vários os desafios, mas muito maiores os benefícios.

O espaço

A pousada Akapacha (nome que significa “terra daqui”) na verdade é uma comunidade de permacultura. O que eles chamam, como toda a razão, de espaço de aprendizagem. Todas as construções são feitas de barro, com diferentes técnicas, cobertura de teto verde e calefação solar, mas totalmente equipadas para que as pessoas “da cidade” não se assustem. Tem conforto e – para os viciadinhos, internet!

akapacha cabanas

A nossa casinha por fora… Foto: Gisele Teixeira

akapacha cabanas por dentro

E por dentro! Foto: Akapacha

Mas os espaços são comunitários (quatro cabanas), o que nos revela um primeiro desafio: dividir, aceitar e respeitar o outro. São entre seis e nove pessoas por cabana, uma cozinha e um banheiro, mesa coletiva para almoço. Não tive problemas neste quesito.

quarto casal

Só tem um quarto de casal. Melhor reservar com antecedência.

Antes de a gente se instalar, fomos convidados a conhecer o funcionamento de todo o espaço, que tem ainda um restaurante, piscina, armazem, escola para crianças, sala de atividades e espaço para diferentes oficinas. Além dos visitantes, cerca de 10 a 15 pessoas vivem na comunidade, entre moradores fixos e voluntários.

akapacha escola

“City tour” pela Akapacha. Foto: Alma Yoga

akapacha kombi1

Um ar totalmente “sixtie”. Trailer-casa. Foto: Gisele Teixeira

  

A comida

Foram apenas três dias de retiro, mas o suficiente para o corpo sentir as mudanças na alimentação, totalmente vegana.  O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais. Isso significa não consumir produtos de origem animal: carne, peixe, lacticínios, ovos, mel, entre outros. Mas eles nao comem só grama não! Antes de descobrir o que a gente comeu, tire algumas dúvidas com esta tabela do Vista-se. Outras informações no site Veganismo.

veganos tabela Vista-se

Teve gente que não gostou de nada. Eu, surpreendentemente, amei (quase) tudo. Tive dificuldades por não ter café pela manhã – a alternativa oferecida, café de cereais, me pareceu horrível, e com a água é um pouco salgada o chá tambem tinha um gosto estranho.

A comida é farta, mas somos todos aconselhados a nos “auto regular” com as quantidades. Tudo é servido no prato, sendo que a gente pode repetir depois. Muitos grãos, cereiais e delícias supreendentes, como a massa de abobrinha, a berinjela napolitana e os crepes de farinha de grão de bico.

akapacha alimentacao

Tudo delícia, comprovado! Foto: Alma Yoga

 

akapacha restaurante

Mesa coletiva. Foto: Alma Yoga

Durante o retiro, tivemos uma mini-oficina de comida vegana, o suficiente para a gente se dar conta de como a nossa alimentação é restrita e o quanto de outras possibilidades a natureza nos oferece.

 

akapacha graos

Para pensar. Foto: Gisele Teixeira

oficina de alimentacao

Comida feita com amor, em conjunto. Foto: Alma Yoga

O retiro

Os trabalhos foram conduzidos pela Cecilia Villanueva, do Alma Yoga Argentina, uma “fera” nesta área. A gente começava com meditação em jejum, às 8h da manhã, seguia com “desayuno”, e depois com aula de yoga, cada dia com uma proposta nova, inclusive em duplas. Depois, almoço.

akapacha yoga

Bom dia! Foto: Gisele Teixeira

akapacha caminhada

Caminhada na beira da lagoa. Foto: Alma Yoga

 

Pela tarde, um tempo para descansar e sempre uma nova atividade. A gente fez, por exemplo, uma mini-oficina de massagem thai, oficina de mandalas, caminhada na beira da lagoa de Chascomús e ainda yoga no parque da cidade. Á noite, jantar e depois conversas na beira da fogueira.

Já tem data para o novo retiro, em abril, em outro espaço, chamado Tierras de Avalon. Informações AQUI. 

meditacão com cuencos

Meditacão com cuencos, um presente de Elsa Susana. Foto: Alma Yoga

oficina de massagem thai.

Oficina de massagem thai. Foto: Gisele Teixeira

akapacha

Novos amigos. Foto: Alma Yoga

Voluntariado

A Akapacha oferece uma série de oficinas grátis, em troca de voluntariado. Entre os cursos oferecidos estão construção em barro, design bioclimático e cozinha natural. Ou seja, se você quer aprender algo de cozinha natural, por exemplo, “paga” o curso e a estadia ajudando na cozinha. O mesmo acontece em outras áreas. Há também uma formação anual. Leia mais AQUI.

Gracias a todos que compartilharam estes dias comigo. <3

 

peace and love

No final, é isso mesmo que conta, né? Foto: Gisele Teixeira

 

 

 

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *