O sindicato que comprou o Página 12

Página 12

O sindicato dos porteiros, o Suterh, é o novo dono de um dos principais jornais de oposição ao atual governo na Argentina, o Página 12.

Com mais de 85 mil filiados, o Sindicato Único de Trabajadores de Edificios de Renta y Horizontal (Suterh) anunciou a compra do Página 12, jornal alinhado aos governos kirchneristas. Com esta aquisição, o chamado grupo Octubre, que engloba todas as atividades de comunicação, educação e esportes do sindicato, ganha força na briga dos pesos pesados da comunicação na Argentina.

Página 12

Página 12 e suas capas críticas.

O sindicato já é dono de vários outros meios.

Na parte gráfica, tem El Planeta Urbano (revista de lifestyle), Caras & Caretas (revista de cultura nacional e popular), PIN (infantil) e Diario Z (um semanário de política portenha. Também comanda a rádio  AM 750 e 89.1 Malena, uma FM de tango que neste segmento é a única competidora da estatal FM La 2×4.

O secretário geral do Sindicato, também dirigente do Partido Justicialista (PJ) na cidade de Buenos Aires, Víctor Santa María, disse ao jornal Perfil que Página 12 será uma voz crítica às medidas que vêm tomando o governo de Maurício Macri. “Visão crítica que Clarín e La Nación não vão dar”.

Nosotros creemos que las grandes transformaciones son culturales. Y que los medios para llevarlas adelante son los de comunicación. Cambio que vemos desde nuestra visión, que es la visión de los trabajadores, y también de un contexto de país, que tiene que ver con nuestro movimiento nacional.

No âmbito cultural, Octubre tem dois teatros, o do Centro Cultural Caras y Caretas e uma sala na Universidad Metropolitana para la Educación y el Trabajo (UMET). Fundada em 2013, a UMET foi inaugurada pela presidente Cristina Kirchner e o presidente Lula.

O grupo também incursionó no cinema, investindo em films como Verdades verdaderas, la vida de Estela, um documetários sobre a presidente das Abuelas de Plaza de Mayo, Estela de Carlotto. Também ajudou a  financiar Néstor Kirchner, la película. Tem ainda várias sedes esportivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *