Custo de vida em Buenos Aires

vik muniz buenos aires

Uma das perguntas frequentes no blog é sobre custos. Ou seja, quanto dinheiro trazer na viagem de férias.  A Argentina vive uma série crise econômica – mais uma, aliás – com altíssima inflação e dólar nas alturas. Saiba qual o custo de vida em Buenos Aires e quando você vai gastar na cidade em sua próxima viagem.  Os valores foram atualizados em junho de 2018 fevereiro de 2019. 

Custo de vida em Buenos Aires

restaurante puerto madero

Muitos sites anunciaram que com a alta do dólar ficou mais barato viajar para a Argentina. E tá mesmo! Embora para quem viva aqui tudo esteja caríssimo, o custo e vida em Buenos Aires tá favorável aos brasileiros. Os aluguéis pelo Airbnb, por exemplo, baixaram muito os preços! Não vale a pena comprar sapatos e roupas, mas ainda é um excelente negócio investir em vinhos e bons restaurantes.

Para quem tá com a grana curta, deixo a dica de passeios mais em conta ou grátis. 

Seguem abaixo alguns valores que podem ser úteis para quem está de passagem marcada para a capital Argentina. Os preços abaixo estão em pesos argentinos, real ou dólar. Compartilho também um “achado” que vale também para outros destinos: o site Quanto Custa Viajarque calcula os gastos de viagem para diversas cidades do mundo, a partir de três categorias de turistas (baixo custo/mochileiro, econômico e conforto.

Para ver o preço em reais, divida os valores em pesos por 6,5 (cotação de junho de 2018) por 10 (cotação em fevereiro de 2019). Ou seja, 1 real = 10 pesos. 

No caso do dólar, veja a cotação do dia no link abaixo. Uma boa notícia para os turistas, em relação aos anos anteriores, é que agora não há mais necessidade de trocar dinheiro no mercado negro, ou seja, você pode usar tranquilo qualquer casa de câmbio.

vista barolo buenos aires

 

Siga a flutuação das moedas neste link. 

Importante:

1. NÃO é vantagem trazer pesos do Brasil para Buenos Aires. O melhor é vir com reais ou dólar.

2. Almoçar é mais barato que  jantar. Aproveite os menus executivos para conhecer os melhores restaurantes.

3. O melhor investimento por aqui ainda é um bom vinho.

4. UBER tá funcionando em Buenos Aires, embora siga ilegal Pode ser um pouco complicado chegando nos aeroportos, e às vezes tem muita tarifa dinâmica. Enfim, tem que comparar com o táxi convencional. Cabify também funciona aqui.

 

vinhos_custo de vida em buenos aires

Custo de vida em Buenos Aires – Hospedagem

Buenos Aires tem muita oferta em hospedagem, que vão desde albergues e hostels até hotéis cinco estrelas, passando pelos apartamentos mobiliados para alugar por temporada, como o nosso (foto ao lado). Veja aqui neste link como alugar.

Os valores vão variar de acordo com o bairro. A região norte da cidade é considerada mais nobre que a parte sul e, como consequência, vai oferecer opções um pouco mais caras. Ou seja, os bairros de Palermo e Recoleta, por exemplo, são mais caros que San Telmo e o Microcentro.

. Diária de apartamento mobiliado por Airbnb: os apartamentos baixaram muito seus valores com a crise argentina. A partir de 40 dólares você já fica num monoambiente (JK) bonitinho. Mas por 70 dólares você fica num lindo apartamento.

. Hotéis:

Até 200 reais por noite, há cerca de 450 ofertas no Booking. Confere AQUI. 

Para orçamentos entre entre 200 e 400 reais por noite há cerca de 400 ofertas de hotéis no Booking. Confere AQUI. 

Diárias em 5 estrelas estão em torno de 500 reais, como no Sheraton Libertador, mas depende muito da data.

 

Custo de vida em Buenos Aires:  Transporte

taxi _custo de vida em buenos aires

Se o seu orçamento é super enxuto, use as bicicletas grátis oferecidas pelo governo de Buenos Aires. A cidade possui mais de 150 quilômetros de ciclovias e um sistema de bicicletas grátis que funciona 24 horas. São 100 estações e 1200 bikes disponíveis. Para usá-las, é preciso registrar-se on-line ou pessoalmente. Mais informações aqui.

. Ticket metro: o preço é 11 pesos 16,50 pesos desde o inicio de fevereiro. Os ônibus urbanos também estão este preço

. Táxi de Ezeiza ao Centro:  Está 1.140 pesos do aeroporto ao centro ou 950 se comprar ida e volta.  (Era 895,00 até o Centro com Taxi Ezeiza em junho de 2018 e  760,00 pesos em agosto de 2017)

. Ônibus: Tienda Leon de Ezeiza a Retiro:  280 pesos 370 pesos em fevereiro e 2019. 

. Táxi: para calcular o valor de uma corrida, consulte o site Viajo en Taxi. 

. Bici: grátis pelo sistema oficial da cidade, o Ecobici 

 

Custo de vida em Buenos Aires: comida

bife de chorizo _custo de vida em buenos aires

Em Buenos Aires quase não existem os buffets a quilo, como no Brasil, o que deixa as refeições mais caras por aqui. Na Argentina se come mais à la carte e, durante o almoço, omenu del día, que pode vir com entrada, prato principal, sobremesa e café. Em geral os restaurantes cobram um serviço chamado cubierto, ou serviço de mesa, taxa adicional por pessoa, que varia de acordo com cada estabelecimento e ninguém sabe bem para o que serve. Não é o couvert e não são os 10% do garçom, que não tem nada a ver com isso, e às vezes deixa de receber em função desta cobrança. Fique alerta porque o cubierto pode aumentar bastante o valor da sua conta.

. Café da manhã (café com três medialunas):  Vai depender muito do bairro. Palermo, Puerto Madero e Recoleta são os mais caros. A partir de 90 pesos.

. Cafezinho: a partir de 80 pesos – varia por bairro e estilo do café.

Taça de vinho:  de 90 pesos em restaurantes.

. Vinhos no supermercado e lojas de vinhos: É sempre mais barato comprar vinhos nos supermercados de bairro, os “chinos” do que nas wineries. Por uns 350-400 pesos já dá para comprar um vinho bem bom.  E dai para cima.   Um Luigi Bosca Malbec, por exemplo, está em torno de 520 pesos. Mas há enorme oferta de vinho entre 100 e 200 pesos. Confere NESTA LISTA. 

. Vinhos em restaurantes: a partir de 300 pesos um vinho mais ou menos. Para tomar vinho bom mesmo começa em uns 400.

. Jantar para dois com vinho e café ou sobremesa em restaurante bem bacana: a partir de 1000 pesos por pessoa, mínimo. Menos em restaurantes mais simples, de bairro.

Almoço executivo: a partir de 350 pesos num lugar bacana( prato principal, bebida, mais café ou sobremesa). Pode ser em torno de 200 pesos se for num lugar beeem simples, ou muito mais nos restaurantes sofisticados.

. La Cabrera:  faz tempo que não vou no La Cabrera, um dos queridinhos dos brasileiros. Mas uns amigos foram em janeiro e me disseram o seguinte:  “fomos jantar e éramos 3 pessoas, com duas garrafa de vinho e uma carne para os três ficou  em torno de 1300 / 1400 por pessoa. Um Ojo e uma garrafa de vinho sai em torno de 2 mil pesos”.

. Empanada: a partir de 40 pesos num lugar bem simples, até mais de 80 pesos nas parrillas mais conhecidas.

. Água: a partir de 40 pesos em restaurante (era 20 pesos no ano passado). Custa menos nos supermercados “chinos” e quioscos, de 15 a 20 pesos. Água sempre foi caro na Argentina.

 

Custo de vida em Buenos Aires: passeios

piazzolla tango_custo de vida em buenos aires

 

. Show de tango: Como o turismo diminuiu um pouco, os shows de tango estão mais baratos. O Señor Tango, um dos mais famosos, está em torno de 350 reais com jantar.

. Milonga na Maldita Milonga: aula de tango (comigo!)+ orquestras ao vivo + apresentação de bailarinos – 250 pesos. Confira aqui.

. Ingressos para museus: Malba (170 pesos ou 85 pesos nas quartas-feira). No Museu de Belas Artes, que era de graça, agora estrangeiros pagam 100 pesos de entrada, que segue gratuita para residentes.

. Visita guiada ao Teatro Colón: 250 pesos em espanhol

.  Entradas para o Museu do Boca Juniors: visita express 380 pesos para estrangeiros e museu + vestuário VIP 700 pesos

.Tour ônibus amarelo:  990 pesos o bilhete que vale 24 horas (era 670 pesos na última atualização) e 1260 pesos o de 48 horas (há descontos para famílias e grupos)

 

66 Comments

  • tuliobraganca disse:

    Ótimas dicas! Vinho sempre vai valer a pena. Só não sei onde essa cerveja de 55 pesos. Última vez que fui cobraram 90 pesos no Sheldon. Absurdo mesmo! hehe
    Lá no Aires Buenos falamos um pouco do cálculo de quanto dinheiro trazer por dia http://airesbuenosblog.com/quanto-dinheiro-devo-levar-para-buenos-aires/

  • Ótimo post! Sempre conferimos a cuponera do Guia Oleo, para ver quais os restaurantes estão com desconto. Alguns mercados chinos tem vinhos a ótimos preços. Essa semana consegui um D.V Catena por 85 pesos!

  • Jair Cordeiro disse:

    um outro valor que é importante para o turista é o preço da passagem do ônibus turismo: AR$ 170 de acordo com o site deles.

  • Show de bola o post. Muito útil… Deu até saudade de Bue!

  • Dá pra encontrar cerveja de litro até mais barata!! A última vez que fui no pátio do liceo tava 40 pesos. E na Bomba del Tiempo segunda passada paguei 35 no litro de quilmes!

  • tuliobraganca disse:

    Gisele, muchas gracias por incluir o Aires Buenos Tour na lista!!!

  • Guilherme disse:

    Eu e minha mulher estamos indo pela 1ª vez, estamos acompanhando tudo pelo blog, bacana mesmo este serviço.

  • Alan César Ferreira disse:

    OLÁ, estamos pensando ir em lua de mel para B A em outubro? compensa nessa época? faz frio ou calor?

  • Carol disse:

    Tô indo pra BsAs no fim do mês. Só que estou com uma dúvida, vou ficar 3 e 1/2 dias e estou levando pouco mais de mil dólares. É suficiente? Já estou com hospedagem, passagem, translado e show de tango pagos.

  • alan disse:

    Uma viagem de casal por 7 dias em BA com uns 2000 dólares é o suficiente?

  • Luiza disse:

    Olá Gisele, vou para BA em agosto. Gostaria de dicas de restaurantes baratinhos rs Abraço!

  • Francisco disse:

    Oi Gisele! Eu e minha namorada estamos pensando em passar as férias no bairro de Palermo, no mês de janeiro de 2016. Encontramos alguns apartamentos bacanas pra ficar, com uma média de 120 reais a diária. A ideia é ficar pelo menos 5 dias. A intenção da viagem é conhecer a noite de Buenos Aires mesmo, os bares, os restaurantes, atrações, etc. Quanto você acha que devemos levar cada um? Com R$500 meus e R$500 dela, para gastos na cidade, é o suficiente para 5 dias?

  • Tardelly disse:

    Estarei indo agora em outubro e também fico receoso no que se trata de quanto levar. Penso em levar em média R$1500 eu e R$1500 minha noiva, em 5 ou 6 diárias é suficiente??

  • Christiane Christe disse:

    Boa tarde Gisele,

    Muito legal o blog ! Parabéns !

    Estarei indo para Buenos Aires, agora dia 19/11 e tenho algumas duvidas, será que com R$ 1.000,00 ( tirando hotel, passagens, e alimentação que já estão pagos) consigo ficar 4 dias ? Com esse valor consigo fazer algumas compras básicas, lembrancinhas?

    E em novembro qual o clima?

    Beijos Chris

    • Chris, o cálculo é mais ou menos o que vc gastaria numa cidade brasileira. É dif[icil te dizer porque dEpende muito do que vc vai comprar, mas pra lembrancinha dá. O que vc não deve fazer e usar o cartão de crédito, isso sim! Não vale a pena.

  • NESTOR ANGEL FERNANDEZ disse:

    alo srs.turistas, meu nome e nestor angel fernandez sou asistente turistico de buenos aires , ( buenos aires turismo en taxi) con servicios privativos
    1) transfer dos aeroportos para hoteis
    2) varios tipos de city tour dentor de la cidade de buenos aires
    3)passeios do zoologico lujan
    4) show do tango con jantar e tudo incluido con un 40% de desconto
    5)passeo do la cidade do tigre en navio catamaran
    6)colonia sacramento uruguai
    7)visita a estancias tipo festa gaucha campera con almorco incluido
    para maio conforto do srs. turisas, fazemos. servicio de cambio de reais o dolares por pesos argentinos. Para sua seguranca e conhecimento melhor dos nossos servicos podem acessar site:
    facebook.com/nestorangelfernandez
    facebook.com/buenosairesturismoentaxi
    nestor158_1@hotmail.com
    whtas app +5491133373878
    nextel id +54*628*4036

  • Maria disse:

    Olá Gisele, pode me ajudar a comprar 2 cupons p Senor Tango com desconto, detalhe p amanhã que é mru último dia aqui em BSAS
    Obtigada.ficarei muito feliz se puder me ajudar.

  • Lívia Rocha disse:

    Bom dia Gisele,
    estou indo a Buenos Aires no mês de abril e vou descer no Aeroparque e ficarei hospedada no Milhouse Hostel Avenue… cheguei a cotar com um taxista que faz serviço de transfer e o valor que ele está me cobrando é 250 pesos se fechar somente a chegada e 400 pesos ida e volta..este valor corresponde ao valor cobrado ou é melhor fechar com aqueles taxistas que já tem o valor fixo no aeroporto? estou achando o valor bem alto, mas não tenho a menor ideia de quanto é cobrado. Agradeço desde já a atenção

  • DEDIER disse:

    Olá Gisele gostaria de ti fazer dias perguntas, estou indo com minha família a Buenos Ayres no final de Dezembro irei ficar no hotel Zentrana Tucuman,2057 por 8 diárias estou pagando em reais 1.248,00 e em pesos AR$ 4.962 para ficar mais vantajoso devo pagar em que moeda é qual a cotação real/peso.
    Gostaria também de saber sobre estacionamento próximo ao hotel, pois vou de carro/minha filha se informou sobre um estacionamento público que sairia a R$ 50,00 dia achei muito caro. O que você acha.

  • fernanda disse:

    boa noite. estou querendo ir no inicio de setembro a buenos aires com o meu marido e minha filha de 3 anos. aonde vc indica para ficarmos hospedados.
    vc indica algum lugar legal para irmos com a nossa pequena
    Nessa epoca e frio
    beijinhos e mto obrigada

  • Denise disse:

    Olá Gisela, tudo bem?
    Estou indo para Buenos Aires pela primeira vez e sozinha! haha
    São 2 dias e queria saber se mil reais é suficiente para comer bem e sair.
    Outra coisa, onde você sugere para trocar reais por pesos?

  • Sergio disse:

    Quanto esta custando um jantar no Estancia 1 casal , com sobremesa e cafe.
    Abs
    Sergio

  • Gabriel disse:

    Boa noite, Gisele,
    Ótimas dicas, obrigado!
    Tentei usar o cupom de desconto, mas não funcionou, será que consigo um atual?
    Vou para Buenos Aires amanhã, e pretendemos ir algum dia ver o show…
    Grato,
    Gabriel

  • ANA LUCIA BARBOSA BATISTA disse:

    Olá Gisele!

    Estarei em Buenos Aires este ano entre 14 e 25/11. Como vou ficar bastante tempo pretendo estudar espanhol e fazer aulas de tango. Quais as dicas que você pode me dar?

    Grata

  • marcia Valeria disse:

    Gisele estou indo com meu esposo de novembro a buenos aires , com passagens e hospedagem pagas. .
    Consigo passar 7 dias com 2. 000 mil reais ..sendo que não vamos fazer compras. .
    esse dinheiro seria somente para alimentação e alguns passeios. .
    Será que dá? ??

  • Glaucia Custodio disse:

    Oi Gisele,
    Estou indo à Buenos Aires com meu esposo. Gostariamos de fazer aulas de tango, particular. Voce saberia me dizer quanto custa as classes de tango, e onde?
    Se nao for incomodar, poderia me indicar uma tenda de livros para piano?
    Obrigada

  • danilo disse:

    Sendo isso atualizado em marco sera ja ta mt diferente? A inflação n ta fácil mesmo, pelo – a cotação do real melhorou…

  • Waldecir Paula Lima disse:

    Boa Tarde, Gisele…..parabéns pelo blog!

    MInha filha, junto com 2 amigas, estão pensando em fazer Universidade na Argentina….mais precisamente em Buenos Aires (UBA). Gostaria de saber sobre o valor de locação de um apartamento para 3 universitárias, com localização adequada e acesso facilitado para a UBA (campus Medicina),,,,,além disto, quanto vc estima que seria o gasto mensal de cada uma delas, considerando transporte, alimentação, passeios eventuais (cinema e algum teatro, esporadicamente), etc….

    Muito obrigado e parabéns pela iniciativa….suas informações são muito úteis!

  • Eline disse:

    Olá, Gisele! Que ótimas dicas! Vou com minha família para Buenos Aires e passaremos o natal. Você tem algum restaurante (não tão caro) para me indicar para o jantar do dia 24?

  • Patrick disse:

    Gisele bom dia, estou pensando em ir para BA para cursar medicina na UBA, irei sair do brasil com formação técnica em radiologia, será que terei problema em trabalhar nesta área lá?

  • Marco Santos disse:

    Oi Gisele, eu estou pensando em morar ai para fazer faculdade e estou com algumas duvidas, o salario minimo ai pelo o que eu pesquisei é entorno de 8000 pesos, que em real é uns 1500 reais. com esse dinheiro da pra realmente viver ai tranquilamente?

    • Não, Marco, com esse dinheiro nao dá. Você vai pagar isso somente de aluguel, para ter uma ideia. O país está bem caro. Se informe bem antes de vir com outras pessoas que estão estudando aqui. Há vários grupos de estudantes no Facebook. Abraço.

  • Nelson Silva Filho disse:

    em 16/jan/2018 , Belo Horizonte ,MG

    Gisele , bom dia ! Conheci seu site há poucos minutos …… Lí tudo ! Adorei !
    Formamos um casal de ” quase ” idosos ….. eu 75 , ela 73 ! na verdade , jovens maduros ….. as mssgs entre vc e os que a consultam , datam de 2016 !
    Nâo sei se atualmente ainda se encontra em BA …. e se aqueles 3 imóveis na airbnb ainda estão à locação . E mais , se continua na mesma atividade !
    Se tudo está em atividade , solicito favor me indicar com valores ATUAIS ( e a taxa cambio $ARG frente ao us$ e ao R$ ) que vc pratica nas suas informações atuais.
    Estamos pensando em morarmos durante 1 a 1ano-e-meio em BA . Pode nos informar sua estimativa de CUSTO MENSAL para o casal viver razoávelmente bem em BA ( em us$ e em R$ )….. considerando um apto. de qualidade razoável….. andar térreo ou elevador ….. 1Q c/ eqptos , completo…
    ou até 2Q idem , em regiões boas para se viver, bem servido por transporte público….. Muito obrigado pela sua prestimosa atenção ! VC pode ser nossa interlocutora / assessora nesta nossa intenção ? Seria um prazer…… abçs . Obgado.

  • JANAINA NOMINATO DE OLIVEIRA disse:

    Gisele, obrigada pela atualização do texto. Vou em setembro e foi bom saber. Assisti o vídeo recente da Maldita Milonga com a participação da Bruna, pretendo experimentar! Também gostei das dicas das milongas nas praças, acho muito mais interessante que ir a shows. Parabéns pelo trabalho!

  • Cristiana Costa Barbosa disse:

    Olá Gisele, bom dia!

    Estou indo com meus dois filhos (9 e 12 anos) passar 4 dias em B.Aires em julho, e de lá, alguns dias em San Martin de Los Andes, ter uma experiência na neve, ski e etc. Estamos indo com passagem e hospedagem pagas, e queria saber se 1500,00 para os 4 dias em B.Aires dá?

    Talvez precise de o dobro para os passeios na neve, então tenho que economizar em B.Aires…

    Obrigada
    Cristiana

  • Geison Valença disse:

    Olá Gisele, tudo bem?… Primeiro parabéns por sua postagem. Muito útil. Estarei indo para B Aires em janeiro de 2019, passaremos 6 dias, Eu , Esposa e Filha de 14 anos. Gostaria de saber primeiro como se comporta o clima ai nesta época e segundo: estamos já com passagem, hospedagem e passeios pagos ( tango, zoo ,), daí vc acha que Rs 2.000, 00 reais para alimentação, eventuais passeios e seria o suficiente para 6 dias ?

  • Luna disse:

    Olá, Gisele!! Meu esposo e eu estamos planejando ir para BA para fazermos Mestrado. Você conhece Caballito ? É uma cidade tranquila? Sabe se é possível encontrarmos um apartamento com aluguel de R$ 1.500,00 ?

  • mauricio Duarte de souza disse:

    Boa Noite, para Todos. Já fui 4 vezes para buenos aires geralmente fico no Hotel Waldorf calle Paraguay 450, bem localizado cafe da manha muito bom wifi pega no quarto que é limpo e sempre fecho pacote pela decolar.com nunca tive peoblemas e faço cambio no subsolo da galeria pacificio. outra dica compra doce de leite no mercado e sempre fesquisa preco antes de compra.

  • Narciso Junior disse:

    Gisele, bom dia. Eu e minha esposa estaremos indo a Buenos Aires pela primeira vez no dia 19/03/2019 e lá passaremos 7 dias. Passagens, hospedagem, passeios e atrações pagas foram adquiridos com antecedência, restando, portanto, gastos com alimentação, compras, transporte e algo mais que sempre acaba surgindo. Qual quantia levar para Buenos Aires com a intenção de um casal passar os 7 dias com relativo conforto? Você acredita que entre R$ 4 mil e R$ 5 mil seriam um valor razoável e que permitiria tranquilidade? Desde já, muito obrigado. Suas dicas foram valiosíssimas para o planejamento de nossa viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *