Yoga grátis: o Om que vem dos parques

yoga gratis alma yoga argetina

Os dias estão turbulentos. Aproveite para respirar, acalmar a mente e conectar-se. Sem desculpa: os grupos de yoga grátis não param de crescer.

 

A Argentina anda bem complexa e as previsões para os próximos meses são de mais turbulência. Sabemos. Por isso a dica do blog esta semana é dar uma parada para respirar e alinhar a espinha. Precisamos de mais equilíbrio para encarar o que vem pela frente.

Nos últimos anos, a prática de yoga saiu das academias e estúdios e ocupou os parques de Buenos Aires, com uma oferta de estilos bem distintos – de kundaline a hatha, passando por ashtanga, acro e nidra. E com um atrativo que derruba o último argumento de quem tá com preguiça de se mexer: é grátis!

Pegue seu tapetinho ou canga, tire os sapatos, pise na grama, pratique. Tudo fica melhor depois. Não precisa ter experiência, é só chegar. Vista-se de maneira bem confortável e adequada à temperatura (a prática é com pés descalços) e cuide para não comer nada muito pesado antes da aula. Só isso.

 

yoga gratis palermo ashvattha yoga

Prática em Palermo, no último finde, com Ashvattha Yoga

Em Buenos Aires, você pode acompanhar a oferta de aulas no grupo YOGA GRÁTIS no Facebook, criado há três anos pela professora Cecilia Villanueva, de Alma Yoga.

“Eu já vinha oferecendo aulas grátis na Costanera Sur como forma de praticar o Karma Yoga, ou seja, de devolver um pouco do muito que o Yoga me dá. Mas foi com o poder das redes sociais que tanto a oferta quanto a participação dos alunos se disseminaram”, conta.

O grupo passou de mil participantes, no primeiro mês, para 32 mil agora.  As aulas são em diferentes parques – Palermo, Centenário, Costanera Sur, Plaza Francia, para citar alguns. Para os alunos, é uma forma de descobrir os diferentes estilos de yoga, fazer amigos, sair do escritório, tomar um ar. Os professores divulgam seus trabalhos e, em troca, nao cobram. Para participar, os “maestros” precisam garantir que a aula é grátis. “No a la gorra, no trueque, no barato, no a voluntad.¡Gratis! Porque sí, de onda, por amor, para trabajar el desapego”. 

yoga gratis energia vital yoga

Aulão da Energia Vital

Um bom termômetro do crescimento da proposta é também o Festival de Yoga Grátis, que vai para a sexta edição. O evento acontece durante a primavera, em Palermo, e ocupa quatro espaços verdes, durante quatro horas, com aulas simultâneas. Uma delícia. Mais recentemente surgiram outras propostas na mesma “onda”, como meditação grátis e bicicletada+yoga. A ideia é manter uma regularidade nos dias e horários, mas nem sempre é possível, principalmente em função das condições climáticas (aproveite os últimos das de verão!). Confira o calendário AQUI

 

yoga para crianças

Leve as crianças!

Dica de Leitura: Aprendendo com os bichos, yoga para crianças, de João Caré. O autor reúne uma série básica de yoga e a relaciona a alguns movimentos de animais. Belas e divertidas ilustrações (como a que abre  post) retratam vários animais em posturas que as crianças são convidadas a reproduzir. Seguindo as instruções, a criança aprenderá muito sobre os animais e, sobretudo, sobre seu próprio corpo, suas atitudes e seus estados de espírito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *