Filosofia na rua, na tevê, no teatro e na cabeça

Filosofia Congreso_Nacional_El_pensador_Rodin

A angústia, o outro, a verdade, o ser e o nada, a política. A filosofia é uma paixão portenha. São pelo menos três programas na televisão,  uma peça de teatro e um curso que é furor apresentando 13 filósofos em 13 aulas. 

 

Quem sou? Sou sempre o mesmo? Necessito saber quem sou? Sou o que quero ser? Ou sou o que outros necessitam que eu seja?

Estas são algumas perguntas do episódio sobre Identidade de “Mentira La Verdad”, programa de filosofia do Canal Encuentro que está na terceira temporada e que compete pelo prêmio Emmy Internacional pela terceira vez consecutiva, este ano na versão kids (está destinado a jovens entre 12 e 19 anos).  A cerimônia é terça-feira que vem, em Cannes, na França.

O apresentador é um sujeito genial, mas de sobrenome impronunciável: Darío Sztajnszrajber. A cada episódio, a partir de situações de ficção, ele vai desvendando os diferentes elementos relacionados a um tema específico. E mediante perguntas filosófias, questiona e põe em duvida o que em geral se considera verdade absoluta sobre determinada questão. Espiem as temporadas completas aqui.

Além do Mentira La Verdad, Darío Sztajnszrajber está em cartaz na cidade com duas outras propostas.

Primeiro, com a quinta temporada de Desencajados (Desencaixados, em português), uma obra filosófica-musical na qual faz Luis Alberto Spinetta, Charly García e Indio Solari dialogarem com Platón, Nietzsche e Derrida. O espetáculo está no ND Teatro (Paraguay 918) e é uma excelente desculpa  para estender uma ponto entre o pensamento fiolsófico e os saberes populares.

Sztajnszrajber também oferece (começa dia 19) um curso de 13 aulas para entender 13 filósofos, num lugar bem pouco convencional, o Konex. As classes respondem a uma ordem temporal, e podem ser tomadas como uma breve introdução à filosofia. Inscrições aqui.

Mas Darío não está sozinho nesta empreitada.

Há outros dois programas que tratam de filosofia – uma façanha – no Canal Encuentro. Um exemplo de como a televisão argentina às vezes tem suas frestas, por onde entram temáticas que a lógica comercial jamais aceitaria.

Um deles é “Filosofía Aquí y Ahora”, conduzido por Pablo Feinmann, que está em – pasmem – oitava temporada. Começou em 2008 e traz, em cada capítulo, um tela relativo a filosofia, seja por meio de análise de um fato, Auschwitz, por exemplo, ou de uma obra ou teoria específica. As ilustração são de outro fera, Miguel Rep. Índice completo dos programas.

Tambem no Canal Encuentro, a gente pode ver on-line o programa “Filosofia: un guía hacia la felicidad”, com o mesmo apresentador, Feinmann, muito conhecido aqui.

Aborda temas como a ira segundo Sêneca, o amor na visão de Schopenhauer, a felicidade por Epicuro ou a dificuldade vista por Nietzsche. Todos podem ser vistos e descarregados no site do Canal Encuentro.

Especialmente em uma época em que todos querem respostas rápidas e definitivas, me parece um luxo poder parar, nem que seja meia hora, para reflexionar sobre temas tão abstratos – e complexos – como o perdão, o tempo, o real, o moderno, a amizade, a felicidade, o amor, a morte. E a identidade.

Que Macri não nos tire também a possibilidade de pensar. 

PS: aproveitem para contemplar a estátua O Pensador, de Rodin, que está em frente ao Congresso Nacional. Não é uma “cópia”. É uma das oito versões feita pelo escultor, assinada por ele e trasladada para Buenos Aires em 1907.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *