Buenos Aires para celíacos, mas com sabor e charme!

foto de Ph. Ezequiel Sambresqui para la pastroneria

Buenos Aires é uma cidade “friendly” para celíacos. Alfajores sem glúten, restaurantes charmosos, show de tango com menú especial e agora até um supermercado livre de TACC.

Quem já veio a Buenos Aires sabe: o argentino é chegado numa farinha de trigo. Comer sem pão é um drama. Sério. Mesmo drama que costumavam viver por aqui os celíacos, como são chamadas as pessoas que têm intolerância ao glúten, presente no Trigo, na Aveia, na Cevada e no Centeio (de onde vem a famosa sigla T.A.C.C). Mas os tempos estão mudando. Pra melhor e com sabor.

Selos que identificam os produtos livres de TACC

Selos que identificam os produtos livres de T.A.C.C

 

Eu não sabia, mas desde 2012 Buenos Aires tem uma legislação que determina que todos os restaurantes portenhos tenham um menú especial para celíacos. Nem todo mundo obedece, é claro!

Por outro lado, várias casas estão preparadas para receber pessoas com esta intolerância alimentar. Além disso este é um dos mais novos e fortes nichos de mercado atualmente, tendo em vista que tem muita gente se uniu aos “glúten-free” e está eliminando da dieta as farinhas (especialmente as brancas, refinadas – com pouco valor nutricional e muitas calorias), para viver mais leve e saudável.

Mas vamos começar com as boas novas!

SUPERMERCADO – Buenos Aires ganhou recentemente o primeiro supermercado especializado em produtos sem glúten, o Rojas Gluten Free, no bairro de Caballito (Rojas 42).  Lácteos, fiambres, farinhas, pães e até produtos de beleza, como shampoos e cremes.  Também dá para comprar on-line, e receber em casa.  Veja a lista dos produtos sem-glúten. Eles também oferecem aulas de cozinha. Quem quiser comprar no local, pode aproveitar e comer delícias fresquinhas no café.

celiacos gluten free supermercado rojas

Fotos: Supermercado Rojas

celiacos gluten free produtos de beleza

Inclusive produtos de beleza

COMPRAS ON-LINE –  Duas dicas de lugares para comprar on-line: a Sabores sin T.A.C.C., uma empresa familiar que comercializa mais de 40 marcas, e a VeryDeli, com mais de 400 opções.

ALFAJORES – Buenos Aires já oferece vários alfajores sem T.A.C.C., entre eles o Chocoleit, encontrado sempre na feira Buenos Aires Market que acontece em diferentes pontos da cidade. É livre de glúten e sem açúcar (são adoçados com Stevia).

celiacos produtos sem gluten alfajores chocoleit

Foto: Divulgação

 

SHOW DE TANGO – Nove casas de tango possuem opções para celiacos em seus cardápios fixo, e outras tantas podem preparar refeições sem T.A.C.C. na hora. Ou seja, não deixe de curtir um show de tango com jantar, mesmo se você tiver esta restrição. Confira a lista aqui.

RESTAURANTE LA PASTRONERÍA – Este restaurante é super bacana e completamente glúten free. Oferece massas, sanduíches, saladas e até pizza a la la parrilla. O segredo? Os pães são feitos com farinha de mandioca! Entre os destaques estão os super sandubas de pastrami. Fica em El Salvador 6026. Informações aqui. É de lá a foto que abre o post, um clique de Ezequiel Sambresqui para La Pastroneria.

celiacos pastroneria

Foto: Divulgação

 

RESTARANTE SINTAXIS – Pode juntar o queixo: esse restaurante sem T.A.C.C. é especializado em pastas! Sim! Um oásis para celíacos: moderno, “con onda”, como qualquer outro restaurante  da região de Palermo. Entre os destaques, os ravioles de jamón y queso e os sorrentinos de champignones , feitos de farinha de arroz e mandioca. Eles oferecem também empanadas e tortas salgadas. Durante a noite, as oções são mais sofisticadas.  Espie aqui. Sintaxis fica em Nicaragua 4849.

celiacos restaurante sintaxe

Pasta, sim senhores! Foto: Divulgação

 

PARA LEVAR – CELIGOURMET –  O melhor desta cadeia é que ela está por todo o lado. Um dos refúgios dos celíacos e glúten-free. São várias as sucursais em Buenos Aires,  de Caballito a Palermo Soho, passando por Martínez e Microcentro. Tortas, empanadas, quiches, e mass tambem doces como muffin e mousse de limão.E veja bem que ótima ideia: eles tem agora a Celigourmet kids, uma sucursal, em Barrio Norte, onde se podem comprar produtos sem T.A.C.C. para aniversário de crianças. Consulte neste link.

celiacos celigourmet kids

Celigourmet tem uma linha para aniversários de crianças. Foto: Divulgação