La Guardería, um refúgio secreto em Havana

la-guarderia-documentario

Há mil histórias guardadas na história da ditadura argentina. O documentário La Guardería nos conta sobre uma casa em Havana, Cuba, onde cresceram mais de 30 crianças filhas de militantes Montoneros, durante a chamada “contra-ofensiva”.

la guarderia documentario

Fotos: arquivos pessoais das “crianças”

Essa é uma história pouco conhecida até para os argentinos. La Guardería nos conta o que passou nessa grande casa branca, com jardim e palmeiras, em Havana, onde viveram mais de 30 crianças, entre 1978 e 1983. Eram filhos de militantes da organização Montoneros, que estavam no exílio, e decidiram voltar para a Argentina para empreender o que chamaram na época de “la contraofensiva” contra o governo militar.

Muitos deles eram pais de crianças pequenas. Trazê-las para a Argentina era super arriscado. A decisão foi armar então um refúgio secreto, em Cuba, onde elas ficaram aos cuidados de outros companheiros, que lhes davam carinho, educação e contenção. Com o final do regime militar, alguns destes pequenos puderam voltar e abraçar pai e mãe. Outros não tiveram a mesma sorte.

la guarderia documentario

Muito material de arquivo

Neste documentário, estas crianças, que tinham então entre seis meses de idade e 10 anos, nos contam suas lembranças. Há muita foto de época e resgate dos áudios que as famílias mandavam para Cuba, além de cartas e depoimentos dos então cuidadores. Tenho algumas críticas ao filme em si – montagem, roteiro – mas nada que tire a magia desta história.

A diretora, Virginia Croatto, foi uma das criança de La Guardería, o que deixa ainda mais interessante o relato comum – o contato cedo com a morte, com a alegria e a tristeza destes anos, a reconstrução do modo como entendiam o exílio e as razões pelas quais estavam longe. Ver hoje essa história em relação com as decisões que os pais tomaram na época é, ainda, outra ferida.

Para completar, a volta ao país com o fim da ditadura – em alguns casos para o encontro com os pais, em outros somente com avós e parentes – implicou descobrir uma realidade que eles não conheciam. A Argentina real era muito diferente de como tinham idealizado.  Mas as “voltas” – me parece – são sempre assim, independente de onde a gente se esteja. Nunca é o que imaginamos

La Guardería está no Cine Gaumont e em outros cines da cidade. Confira aqui.

la guarderia documentario cinema argentino

Literatura recomendada: La Guardería Montonera, de Analía Argento, que saiu pela Marea Editora. Clique AQUI para ler um pedacinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *