Lima: comece pelo centro histórico

lima centro gisele teixeira

Como todas as cidades históricas, a melhor maneira de começar a descobrir Lima é pelo Centro. Igrejas, casas coloniais, mercados, museus.

lima centro gisele teixeira

O centro é sempre uma festa, especialmente nos fins de semana

Nosso ponto de partida é a bela Plaza de Armas, coração de Lima, onde está também a Catedral, o Palácio Episcopal, o Palácio de Governo e a prefeitura da cidade. Há também igrejas (mais de 20 no centro) e velhas mansões que se projetam para a rua com seus solenes balcões de madeira e nos permitem imaginar o esplendor e a ostentação que foi a capital do Vice-reinado do Perú. Deleite-se.

centro lima gisele teixeira

Um escândalo a arquitetura

centro lima gisele teixeira

Os famosos balcões do período colonial

Importante: não dá para ver tudo do centro de Lima de um só vez. Reserve uns dois dias para curtir com calma.

centro lima

Aproveite para comer comida de rua!

Convento de Santo Domingo

Um dos meus destaques nesta região é o Convento de Santo Domingo, fundado em 1535. Fizemos a visita guiada, que recomendo. Azulejos de Sevilha, pinturas que datam do século  XVII e uma biblioteca com mais de 25 mil livros. A chamada “Sala Capitular” é o lugar onde se fundou Universidad de San Marcos, em 1551, a primeira universidade do “Novo Mundo”. Para os limenhos, este lugar é super importante porque é onde viveu  San Martín de Porres (um santo negro) e onde repousam os restos de  Santa Rosa de Lima – a primeira da América Latina e a que está na nota de 200 soles. Dá para subir ao topo, de onde se tem uma vista deslumbrante da cidade. 

Lima convento santo-domingo

Foto de http://www.limacultura.pe, muito mais linda que as minhas

lima biblioteca santo domingo

Mais de 25 mil livros

lima San Martín de Porres

San Martín de Porres (que era Porras, na verdade, mas teve o nome trocado oficialmente por razões óbvias)

lima centro gisele teixeira

A vista do topo do convento

Catedral de Lima

Não deixe de visitar também a Catedral de Lima, obviamente, a maior do país. Sua construção foi solicitada por Francisco Pizarro (fundador da cidade) em 1535 e inaugurada em 1540.  É uma síntese de vários estilos arquitetônicos:  renacentista, neoclásico, gótico tardio e barroco. Como tudo em Lima, foi erguida sobre construção inca. Neste caso, onde esteve o palácio do príncipe cusquenho Sinchi Puma, descendente direto do Inca Sinchi Roca.  Em uma das naves está a tumba de Francisco Pizarro, coberta de mosaicos alusivos à  conquista espanhola. Desde 1991 é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade. Missa todos os domingos às 11h.

Museu Convento de São Francisco e Catacumbas
Este Convento, fundado em 1535, é lindo por si só. Foi onde funcionou o primeiro cemitério de Lima. No sub-solo, que pode ser visitado, estão milhares de ossos, separados por tipos e empilhados em covas com cerca de dez metros de profundidade. Somente com a construção de um cemitério geral, em 1821, foi proibido o uso da Basílica para este fim. Estima-se que lá foram enterradas cerca de 25 mil pessoas. Não se pode fotografar, mas as fotos oficiais dão uma ideia do lugar. O preço do ingresso e os horários de visitação podem ser conferidos no site.
Há muitas outras igrejas em Lima. Leia mais AQUI.
lima centro catacumbas

Miedo

Para quem curte assistir a troca de guarda, a guarda do Palácio do Governo faz sua apresentação diariamente às 11h45. As visitas guiadas gratuitas são oferecidas de segunda a sexta das 10 às 12h30.

 

lima centro troca da guarda gisele teixeira

lima centro

No verão, não esqueça o filtro solar. Ou faça como os limenhos.

Casa de Aliaga

A Casa de Aliaga foi uma das minhas surpresas em Lima. É a mais antiga mansão da cidade e pertencia a Jerônimo de Aliaga, um dos capitães de  Francisco Pizarro. Desde 1535 vem sendo habitada pela mesma família – 17 gerações. Foi construída sobre uma base inca, como tudo por lá. Mais sobre casas coloniais AQUI. E sobre a Aliaga em sua página no Facebook.

casa de aliaga

lima casa de aliaga

 

Bar Cordano

Depois de tudo isso…cerveja! Faça uma parada estratégica no Bar Cordano, de 1905, e prove a cerveja Cusquenha em suas diferentes versões. Tim-tim.

lima centro bar cordano

 

Leia AQUI todos os nossos posts sobre Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *