Lima: o Museu Larco é história na veia

lima museu larco

Lima tem vários museus, mas o Larco é um dos fundamentais para entender como era o Perú antes da chegada dos espanhóis. São 5 mil anos de história.

O Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera, conhecido como Museu Larco, foi um dos meus preferidos em Lima e, na minha opinião, um dos fundamentais se você não tiver muito tempo na cidade.  Fundado em 1926, conta com um acervo de mais de 45 mil obras (de cerâmicas a pratarias e arte textil), que explicam os 5 mil anos de desenvolvimento da história peruana pré-colombiana.

 

Lima museu Larco

Sala do Ouro

Lima Museu Larco

As peças são exibidas por ordem cronológica, o que facilita o nosso entendimento

A exibição das peças é feita de maneira cronológica, o que facilita a compreensão de muitos aspectos das culturas pré-incas e incas, especialmente as crenças e rituais que eram feitos no antigo Perú. O catálogo pode ser consultado todinho online, no Google Cultural Institute. 

Ou seja, reserve uma boas horas para aprender muitas coisas e visitar este espaço, que fica numa mansão que data do século 18, construída sobre una pirâmide do século 7!  Eu fiquei umas duas horas por lá, mas podia ter sido mais.

Lima Museu Larco

As antigas civilizações tinham dois mundos, o de baixo e o de cima, em geral divididos por uma serpente

A exibição permanente tem uma galeria dividida em quatro áreas – Costa Norte, Costa Central, Costa Sur e Andes – e vitrines foram ordenadas de acordo com a sequência cultural. A civilização Inca está relacionada somente aos últimos 150 anos! Teve muita coisa antes.

Especial atenção para as imagens que aparecem com frequência nos objetos, como a ave dos céus (condor), o felino da terra (puma) e a serpente do mundo subterrâneo, que são considerados os três animais sagrados do antigo Peru.

Há ainda uma sala Têxtil, uma de Jóias e as salas de Sacrifício e Erótica, que nos permitem entender as relações entre os diferentes mundos nos quais os antigos peruanos organizavam seu universo.

Os sacrifícios eram a principal entrega que os seres humanos faziam aos deuses do “mundo de cima”. A atividades sexuais estavam relacionadas com a entrega de fluídos para fertilizar a terra e permitir o crescimento de seus produtos. As sociedades pré-colombianas tinham uma forte ligação com a natureza.

Lima Museu Larco

O nascimento do filho

Lima Museu Larco

E a explicação didática para as crianças

O Museu Larco é ainda um dos poucos do mundo onde os visitantes podem percorrer os depósitos onde ficam as peças que não estão em visitação nas principais salas.

Lima Museu Larco

O impressionante depósito, aberto ao púbico

O lugar em si já é lindo e merece a visita. Depois, não deixe de fazer uma pausa no charmoso Café do Museu.

Lima museu Larco

Pausa para pensar no tanto que a gente aprende aqui

Informações: sugiro ir a pé ou em táxi (15 minutos de Miraflores ou San Isidro). Abre de segunda a domingo, das 9h às 22h, inclusive em feriados. Visite o site de Museo Larco

Leia todos os posts sobre Lima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *