Dicas culturais: maio em Buenos Aires

marcoslopez3

Excelentes mostras de arte e fotografia, boa música, friozinho. As dicas de maio em Buenos Aires. A cidade tá demais neste outono.

 

Não precisa de muita coisa. Entrar num café, ler o jornal do dia e de quando em quando espiar a vida lá fora, as folhas formando tapete no chão. Isso é uma parte bem grande de Buenos Aires no outono. Mas pra quem quer mais, a gente também tem dicas. Muitas. A cidade tá fervendo, como sempre.

Musical: Gardel

Até que enfim! Demorou para Carlos Gardel receber um espetáculo à altura. Eu ainda não fui, mas todas as críticas têm sido super elogiosas a esta montagem chamada Gardel – Teatro Musical Argentino. Está no Teatro Molière, em San Telmo. Balcarce 682. Todas as sextas e sábados, às 22h30. Outras informações AQUI.  Ah, não deixem para comprar as entradas na hora porque está sempre lotado!

maio em buenos aires gardel

 

Exposição: Três muralistas mexicanos: Orozco, Rivera, Siqueiros.

Uma das grandes mostras deste ano começou semana passada e segue até 7 de agosto, no Museu Nacional de Bellas Artes. Traz pela primeira vez à Argentina os trabalhos dos grandes mestres mexicanos José Clemente Orozco, Diego Rivera e David Alfaro Siqueiros, com obras de um dos acervos mais importantes da América Latina: a coleção do Museo de Arte Carrillo Gil, do México. Curiosidade: em Buenos Aires há mural lindíssimo de Siquieros, chamado Ejercicio plástico, que pode ser visto no Museo del Bicentenario e tem uma história incrível. Leia mais sobre a mostra no Radar.

Outras informações: Museu Nacional de Bellas Artes 

maio em buenos aires siqueiros

Fotografia: Machu Picchu, Incas e Fotógrafos + Marcos Lopez

A Fototeca Latinoamericana (FoLa), primeiro espaço exclusivamente à fotografia  histórica e contemporânea, oferece esta interessante exposição de momentos da cidade sagrada. Até o dia 12 de junho. Aproveitem e confiram as mostras que inauguraram na semana passada, que também estão lindas. Outras informações: FOLA 

A Aliança Francesa de Buenos Aires apresenta “Lugares comunes”, uma retrospectiva do conhecido fotógrafo argentino Marcos Lopez, com trabalhos produzidos entre 1978 e 2016, alguns deles inéditos. Um dos destaques é o retrato que fez, no ano passado, de Isabelle Huppert. Mais AQUI.

marcos lopez isabele huppert

Foto de Marcos Lopez

Mostra:  Muestra Leandro Erlich + Bernardí Roig no MUNTREF

Duas mostras simultâneas, com mais de 100 obras do artista espanhol Bernardí Roig, e a instalação Puerto de Memorias, de Leandro Erlich, colocam na agenda este espaço que poucos brasileiros visitam – o Muntref. A inaguração é dia 10 de maio e as visitas seguem até 18 de setembro.

1.Leandro-Erlich-Puerto-de-memorias

Puerto de Memorias

Cinema: 7 Cine Fest Brasil

Pra matar a saudade de casa, a dica é o 7 Cine Fest Brasil, de 12 a 18 de maio no Cine Village Recoleta. A programação está 10, confira AQUI. Entre os destaques, Nise, Boi Neon e Quanto Tempo o Tempo Tem. Dá para comprar entradas antecipadas por internet.

Cinema: La Guarderia

Este interessante documentário, La Guarderia, nos conta sobre uma casa em Havana, Cuba, onde cresceram mais de 30 crianças filhas de militantes Montoneros, durante a chamada “contra-ofensiva”. Uma história pouco conhecida até pelos argentinos. Todos os domingos de maio, às 18h, no Malba.

la guarderia documentario

Teatro – O Casamento de Anita e Mirko

Todos os sábados, cerca de 60 vizinhos de Barracas sobem ao palco para celebrar o casamento de Anita e Mirko, uma peça de teatro comunitário que completa 15 anos em cartaz! Eu fui e achei uma delícia. A entrada inclui comida (empanadas e sanduíches de miga), vinho, muita dança e risadas. Quem quiser, pode aproveitar que o juiz de paz está na área e casar também. Leia mais AQUI. 

teatro comunitario casamiento anita y mirko geral

Diversão garantida

Música: Kevin Johansen + El Arranque (só dia 11 de maio)

Duas super potências que se encontram. Os músicos da orquestra de tango El Arranque começaram a convidar músicos amigos a participar de seus shows. E não necessariamente tangueiros. Neste caso, a parceria com Kevin Johansen rola no querido Torquato Tasso, em San Telmo. Quarta-feira, dia 11. Outras informações AQUI.

 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *