Lahore Darbar, o primeiro “paqui” de Buenos Aires

restaurante paquistanes lahore darbar fachada

O bairro de Flores esconde alguns dos melhores restaurantes para provar comida étnica, entre eles o Lahore Darbar, um paquistanês “de verdade”.

 

 

A notícia é fresquinha! O Lahore Darbar abriu em março deste ano, em Rivadavia 7317, e se orgulha de ser o primeiro restaurante de comida halal paquistanesa da Argentina. A gente foi conferir e adorou tudo, comida, atendimento e – especialmente – preços.

mapa-politico-paquistaoPrimeiro, espiem o mapa para ver bem onde fica o Paquistão, para entender os seus sabores e influências. Colônia britânica até 1947, o país limita-se com a Índia, China, Afeganistão e Irã, além de ser banhado pelo Oceano Índico (ao sul). A porção norte abriga uma parte da cordilheira do Himalaia. É uma mistura e tanto.

O restaurante leva o nome da segunda cidade mais populosa do Paquistão, Lahori, com 10 milhões de habitantes, atrás apenas de Karachi.

Segundo, descubram o que é halal, palavra árabe que se traduz como “lícito” e se utiliza para designar as comidas que são aceitas pela lei islâmica. Tem a ver com a forma com que os animais são sacrificados.

Dito isso, mais um esclarecimento. Muitos do pratos ão feitos no tandoor, um forno de forma cilíndrica, característico desta região.

Mas como é a comida paquistanesa?

restaurante paquistanes lahori darbar

Fotos: Lahore Darbar

restaurante paquistanesMuito parecida com a do norte da Índia, com a carne tendo papel mais predominante que em outras gastronomias do Sul da Ásia (mas há pratos vegetarianos, não se assustem!).

Entre as carnes, destaque para o cordeiro. Quase tudo vem acompanhado com um pão chamado naan ou com arroz bastmati.

O tempero mais importante é o garam masala, uma mescla de especiarias que leva curry, cardamomo, canela, cravo, noz moscada e pimenta preta, entre outros. Também usam muito coentro e louro.

Os pratos do Lahore Darbar em geral são bem apimentados, mas o cliente pode pedir “mais ou menos picante”. Outro acompanhamento comum é o molho de iogurte.

Entre os pratos: carne karhai (salteado típico do Paquistão, com molho de cebola, tomate, gengibre, masala e outros temperos); pollo tikka masala lahori (prato clássico do tandoor , com molho de tomate, cebola e especiarias); salmão rosado com molho especial do Paquistão, com base de iogurte, tomate e temperos regionais; daal tarka (lentilhas com cebolas, tomate e limão em molho de especiarias com sementes fritas de mostarda e coentro); sindhi biryani (cordeiro cozido a fogo lento, com arroz e ervas).

Recentemente, o Lahore Darbar recebeu a visita dos embaixadores do Paquistão, Malásia, Filipinas e Vietnã, todos na mesma mesa. Ou seja, creio que o lugar está aprovadíssimo!

 A gente estava num grupo tão animado e esfomeado que não tiramos fotos de nada. Pedimos um mix de entradas e um arroz com cordeiro. Todas as fotos são do Facebook do Lahore Darbar. Confira o menu completo AQUI.

restaurante paquistanes lahore darbar 1

Descubram novos sabores!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *