Cinco pianistas argentinos para escutar neste outono

Mendoza Outono Gisele Teixeira

 

Estação de reflexões, sopas e delicadezas, o outono pede música condizente. Neste post, cinco pianistas argentinos. Trilha sonora pra ficar pensando melhor.

 

Adrian Iaies

Las Tardecitas de Minton’s, de Adrian Iaies, é o nosso disco de começar os domingos, mateando e lendo jornais, e de onde saiu a ideia de fazer este post. Adrian Iaies é pianista e arranjador, três vezes indicado ao Grammy Latino (inclusive por esta obra que cito) e um dos organizadores do Festival de Jazz de Buenos Aires. Agora faz parte da curadoria musical da Usina del Arte. Está com um disco novo, chamado Cada mañana te trae. 

pianistas argentinos adrian iaies por nora lezano

Foto: Nora Lezano

 

Gerardo Gandini

Gerardo Gandini faleceu em 2013, aos 76 anos, e foi um compositor e pianista que atravessou todas as fronteiras – fez de tango com Piazzolla (foi pianista do último Sexteto) a rock com Fito Páez (escute aqui Carabelas nada). Um dos meus discos preferidos se chama Postangos.  Não me canso de escutá-lo, não importa a estação. Um gênio.

28-07-2003 ENTREVISTA PARA "SIGLO XXI" A GERARDO GANDINI. 18/1/2000 FOTO: GENTILEZA LA NACION ESP-GANDINI 1-18/1/2000 BUENOS AIRES ARGENTINA 461958

Foto: La Nación

 

 

Marta Argerich

Martha Argerich é, para muitos, “o” nome do piano argentino.  Ao longo de sua carreira, precoce e repleta de prêmios e elogios, construiu a imagem de artista “difícil”, de temperamento forte, avessa à imprensa. Sua interpretação do grande Concerto para Piano nº 3, de Rachmaninoff (Rach 3) é considerada por muitos como “definitiva”. Em 2002, o diretor francês Georges Gachot fez um documentário chamado  – Martha Argerich, conversation nocturne (2003), no qual ela conta suas memórias, faz confidências sobre suas dúvidas e transmite seu apetite pela produção musical. É super amiga do pianista brasileiro Nelson Freire (inclusive são vizinhos, na famosa “Calle de los Pianistas“. Leia mais sobre Marta Argerich neste post.

pianistas argentinos marta argerich

Marta Argerich

 

Manolo Juarez

Manolo Juarez é o maestro dos maestros. Um gênio. Em julho do ano passado tive a honra de escutá-lo ao vivo no agora abandonado Centro Cultural Kirchner, no show Tiempo Reflejado, que fizeram em sua homenagem. O que perdi foram os concertos que ele deu na Biblioteca Nacional, com temas de Gandini, mas que podemos escutá-los  aqui.  São lindas suas interpretações de música do folclore argentino. Biografia completa no site oficial.

pianistas argentinos manolo juarez

Lançado em 2015, este CD duplo traz composições de 1970 a 1987

 

 

Pablo Ziegler

Pablo Ziegler é reconhecido mundialmente não somente por seu trabalho junto a Astor Piazzolla, com quem tocou por 11 anos, mas também por sua trajetória como pianista solista. Seu álbum Bajo Cero” ganhou um  prêmio Grammy em 2005. Seu último trabalho, de 2015, chama-se “Desperate Dance” (escute em Spotify), acompanhado do guitarrista Quique Sinesi e do bandoneonista Walter Castro. Mais sobre Pablo Ziegler em seu site oficial.

Pablo Ziegler 15.03.2007 NeumŸnster Luxembourg

Foto: Guy Fonck

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *