Buenos Aires em junho: as dicas do Aquí me Quedo

arnaldo_antunes2 buenos aires junho

Pra quem gosta de fotografia, Buenos Aires em junho tá demais, com cinco mostras de babar! Mas tem Festival de Fado, Arnaldo Antunes e um montão de outras coisas bacanas.

 

Música

De 3 a 5 de junho – Festival de Fado

Música, cinema, conferências. Tá bem bacana a programação da 3a edição do Festival de Fado. Os ingressos são grátis, mas é preciso se inscrever na página do CCK ( agora sem o sobrenome daquele político que a gente sabe quem é). A gente vai ver Carminho!

 

Dia 18 de junho – Arnaldo Antunes (ebaaaaa)

Também de graça, no CCK, fazendo um repasso de toda a sua carreira. Meodeos! Quiero muito. O site ainda não abriu para reservas deste show, mas fiquem ligados aqui:  http://conciertos.cck.gob.ar/

Dias 5, 12, 19, e 26 de junho : La Siniestra

Tango clássico com um olhar contemporâneo. O grupo apresenta seu último trabalho,  chamado “Salto”. Eles têm mais de 10 anos de estrada e são óooootimos. Baita pedida para quem quer tango sem cheiro de naftalina. Além disso eles estão no queridíssimo BeBop Club, um dos melhores clubes de jazz de Buenos Aires. Formação: Victoria Polti: Flauta Traversa | Paula Liffschitz: Bandoneón | Marcela Pedretti: Piano | Alfonso Alcoleas: Contrabajo | Diego Bergesio: Voz | Alejandro Bordas: Guitarra 7 cuerdas y Dirección.

la siniestra

Outros shows do CCK (todos grátis)

Sexteto Mayor – dia 4 de junho

Ben Goldberg (clarinete), dia 11 de junho.

Salgán 100 Años – dia 15 de junho

Ches Smith Trio (EE.UU.), dia 30 de junho

Piazzolla y Borges – El Tango, dia 20 de junho

 

Fotografia

Abre dia 15 de junho – Throckmorton Collection New York

O blog é fã da Fototeca Latinoamericana (Godoy Cruz 2626 – Distrito Arcos), mais conhecida como Fola. Mas este mês eles se superaram e nos trouxeram a mostra  Vintage Master – iconic photographs from 1853 -1996, Throckmorton Collection New York. Ou seja, uma exposição com obras dos nomes mais importantes da fotografia internacional. Dá uma espiada na lista:  Henri Cartier Bresson, Tina Modotti, Andre Kertesz, Lucien Clergue, Leo Matiz, Flor Garduño, Martin Chambi, Manuel Alvarez Bravo, Weegee, Ruven Afanador, Robert Mapplethorpe  e Berenice Abbott. Outras informações em Fola.

Andres Kertez

Andre Kertesz

Abre dia 16 de junho – Espacio Makarius

Anotem na agenda, por favor! Dia 16 de junho inaugura um espaço novo de fotos em Buenos Aires. Chama-se The Art Gallery / Espacio Makarius (Uruguay 967). Sameer Makarius chegou à Argentina, vindo de Budapest em 1953 e começou a registras a cidade compulsivamente. Uma parte desta coleção, de 28 mil fotos, se poderá ver a partir de agora. A mostra inaugural está dedicada à coleção de trabalhos próprios, mas também de outros fotógrafos, colecionados ao longo do tempo. Outras informações em Espacio Makarius.

SAMEER-MAKARIUS fotografia

Sameer Makarius

Até 18 de junho – Família – Modelo para Desarmar

Não deixem de visitar esta mostra, por favor! Está num espaço hermoso chamado ArtexArte (Lavalleja 1062), com curadoria da cooperativa SUB. São 25 fotógrafos que abrem o leque sobre o sentido que há em torno ao universo doméstico e seus laços familiares. Ritos, perdas, silêncios, segredos, novas formas de família. Impossível não se identificar em algum momento. Outras informações em ArtexArte. 

foto Liliana Contrera

Liliana Contrera

Até 23 de junho – Marcos Lopez

A Aliança Francesa de Buenos Aires apresenta “Lugares comunes”, uma retrospectiva do conhecido fotógrafo argentino Marcos Lopez, com trabalhos produzidos entre 1978 e 2016, alguns deles inéditos. Um dos destaques é o retrato que fez, no ano passado, de Isabelle Huppert. Mais AQUI.

marcos lopez isabele huppert

Marcos Lopez

 

Até 19 de junho – Tina Modotti

Esta mostra já esteve em Buenos Aires em 2011 e volta ao Centro Cultural Borges (Viamonte y San Martín, CABA).  Tina Modotti: Fotógrafa e Revolucionária reúne 80 fotos do período mexicano desta que foi uma das mais reconhecidas profissionais do século XX.  A fotógrafa fez parte do México pó-revolucionário, época do renascimento da arte e cultura mexicana. Leia mais neste post. 

tina modotii

Tina Modotii

 

Outras mostras de arte

Até o dia 9 de junho – Monobordado

Corram que dá tempo! Esta mostra é uma delícia. Chiachio & Giannone bordam juntos há anos e a quatro mãos. São telas gigantes que parecem pinturas. A exposição Monobordado está na Galeria Pasaje, em Bartolome Mitre, 1559. Leiam mais sobre eles no post A vida bordada a quatro mãos.

ChiachioGiannone-Monobordado

 

Até 7 de agosto – Três muralistas mexicanos: Orozco, Rivera, Siqueiros.

Museu Nacional de Bellas Artes traz pela primeira vez à Argentina os trabalhos dos grandes mestres mexicanos José Clemente Orozco, Diego Rivera e David Alfaro Siqueiros, com obras de um dos acervos mais importantes da América Latina: a coleção do Museo de Arte Carrillo Gil, do México. Curiosidade: em Buenos Aires há mural lindíssimo de Siquieros, chamado Ejercicio plástico, que pode ser visto no Museo del Bicentenario e tem uma história incrível. Leia mais sobre a mostra no Radar. Outras informações: Museu Nacional de Bellas Artes 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *