Retrospectiva de Yoko Ono no Malba

yoko-ono-destacada

Malba celebra seus 15 anos com Dream Come True, a primeira retrospectiva de Yoko Ono na Argentina. A inauguração é dia 23, às 19h.

 

YOKO ONO FOTO RUY BARON

Foto Ruy Baron

Desde que fiquei sabendo dessa mostra, comecei a seguir Yoko Ono (Tóquio, 1933) no Instagram, porque na verdade conheço muito pouco de seu trabalho. E já fiquei “enamorada” de alguns.

São 80 obras, entre objetos, vídeos, filmes, instalações, sons e gravações produzidas desde os anos de 1960 até hoje, tendo como eixo as chamadas Instructions Pieces, que Yoko vem desenvolvendo há mais de 50 anos.

O Malba anunciou que a exposição terá dois momentos: de um lado, a própria mostra nas salas do Malba; por outro, a difusão de grande parte das obras pela cidade, em cartazes, ônibus e anúncios publicitários, além de pelas redes sociais, nas quais a artista é hoje também uma referência.

As chamadas “instruções” são formadas por mensagens simples e poéticas, que nos convidam a realizar determinadas ações, nos planteiam perguntas e nos fazem refletir sobre o efêmero.

Estarão em cartazes espalhados pela 9 de Julho, no metrô, em camisetas e bolsas. No jornal La Nación, as instruções serão publicadas durante 13 dias seguidos,  para que cada leitor possa participar, sozinho, como parte do festival de dança Hazlo tú Mismo.

Em uma das salas do Malba haverá um telefone vermelho com o título Escultura parlante para Argentina, que a qualquer momento pode tocar e do outro lado estará Yoko Ono. Só ela tem esse número.

yoko_ono_cleaning_piece_3

yoko_ono_painting_for_the_wind_en001

Yoko Ono esteve em Buenos Aires em 1998, com duas instalações simultâneas: In Trance, no Malba, e Ex it, no Centro Cultural Recoleta.

Na primeira, montou 100 caixões de madeira, do quais saíam árvores. A segunda tinha quatro eixos: “Wish Tree”, uma árvore para pedir desejos; “Blue Room”, um espaço liberar a imaginação; “Cleaning Piece”, que já traziam alguma das istruções que vamos ver agora; e “Play it by Trust”, um conjunto de peças de xadrez, feitas com mesas e cadeiras.

Eu gostei também dos sons que ela tá lançando este ano.

Yoko Ono

Se a única coisa que você sabe de Yoko é que ela foi mulher do John Lennon, leia mais sobre ela a seguir.

Yoko Ono, que nasceu em 18 de Fevereiro de 1933, em Tóquio, numa família aristocrata, passou a infância entre o Japão e os Estados Unidos, o que fez com que praticamente desde sempre falasse japonês e inglês. Teve aulas de música clássica por influência do pai e, em 1952, tornou-se na primeira mulher a ser admitida num curso de Filosofia na Universidade Gakushuin, Tóquio.

Nos primeiros anos que viveu na cidade de Nova Iorque (1955-1960) foi uma das protagonistas da fase vanguardista norte-americana, associando-se ao músico John Cage, ao fundador do movimento Fluxus, George Maciunas, e ao realizador Jonas Mekas. Foi nesse período que começou a se afirmar na arte conceptual.

Ela conheceu John Lennon em 1966, e se tornou não apenas sua companheira mas tambem co-autora de um monte de performances que fizeram juntos. Depois da morte dele, ela  fez várias mostras de música e vídeos relacionados com esta perda. Hoje vive em Nova Iorque.