Buenos Aires em julho: as dicas do Aquí me Quedo

YOKO ONO FOTO RUY BARON

Café quentinho e muita arte para enfrentar o frio de Buenos Aires em julho. Confira os destaques da agenda cultural, selecionados por Aquí me Quedo.

FOTOGRAFIA

Grandes mestres – Throckmorton Collection New York

Pra mim, este é o principal destaque da agenda de julho. Dá uma espiada na lista:  Henri Cartier Bresson, Tina Modotti, Andre Kertesz, Lucien Clergue, Leo Matiz, Flor Garduño, Martin Chambi, Manuel Alvarez Bravo, Weegee, Ruven Afanador, Robert Mapplethorpe  e Berenice Abbott. O blog é fã da Fototeca Latinoamericana (Godoy Cruz 2626 – Distrito Arcos), mais conhecida como Fola, mas este mês eles se superaram. A mostra Vintage Master – iconic photographs from 1853 -1996, Throckmorton Collection New York traz para a gente obras dos nomes mais importantes da fotografia internacional. Imperdível. Até 11 de setembro. Outras informações em Fola.

cartier bresson buenos aires em junljo

Foto Cartier Bresson

Mostra Anual da Argra – a partir de 12 de julho

Esta é uma das minhas mostras de fotos favoritas, a compilação das melhores imagens feitas pelos fotojornalistas argentinos, que sempre rola no Palais de Glace. O ano passado a limpo. Outras informações AQUI. 

mostra de fotoperiodismo

A dancinha de Macri no dia em que assumiu o cargo de presidente Foto: Juan Roleri

 

Marcha Ni una a Menos Foto: Alejandro Pagni

Marcha Ni una a Menos Foto: Alejandro Pagni

GASTRONOMIA

Le Petit Mercado – dia 3 de julho

Nova edição desta feira gastronômica de produtos tipicamente franceses, mas também com pitadas de outros paladares (Vietnã, Índia, Argentina, Colômbia). Excelente pedida para almoçar no domingão. A entrada é livre e a feira rola das 13h às 20h em Galpón Milagros – Gorriti 5417 (entre Godoy Cruz e as vias do trem), em Palermo. Outras informações AQUI. 

julho em buenos aires le petit mercado

Delícias franchutes!

 

TEATRO

Todas as sextas e sábados – 22h30 –  GARDEL  – Teatro Musical Argentino

buenos aires em julho gardel

Este espetáculo está muito bom, com excelentes comentários do público e crítica especializada! É a primeira montagem de um musical sobre a vida e obra de Carlos Gardel. A história segue uma ordem cronológica, desde o início de sua carreira, o debut com Razzano (interpretando canções campeiras), o descobrimento  tango e a chegada a Paris e Hollywood. O elenco é impressionante, com Guillermo Fernández fazendo o papel de Gardel. Compre as entradas AQUI. 

MÚSICA

 

Dino Saluzzi Quinteto – 15, 16 e 17 de julho

Eu não perderia esse cara por nada deste mundo. Dino Saluzzi é um dos melhores bandoneonistas da atualidade e faz um passeio por diferentes ritmos, do tango ao chamamé, passando por jazz e blues. Ele tocou recentemente no Festival Mozart, no Konex. Neste show, acompanhado de clarinete-sax, guitarra, baixo e bateria. A entrada está 350 pesos e os shows são no delicioso Café Vinilo. 

 

Soledad Villamil – 23,23 e 24 de julho

Ai meu deus! Outro mega show no Café Vinilo. A Soledad Villamil é super conhecida dos brasileiros por seu papel no filme O Segredo dos seus Olhos. É isso aí mesmo: além de atriz de primeira, essa mulher é linda demais e ainda canta divina! Pode ir anotando na agenda. Reservas aqui. 

soldad villamil

Foto: Divulgação

La Vidú e Quinteto Negro La Boca – dia 24 de julho – grátis

Baita programa essa dobradinha, na Usina del Arte e ainda grátis!

A orquestra típica La Vidú transita há muitos anos pela cena tangueira, mas com uma pegada forte de rock, e tem três discos gravados. Eles vão apresentar o último, com convidados de luxo: Beba Pugliese, Ariel Prat, Javier Cubillos, Martín “Pitu” Frontera e Walter “Chino” Laborde.

O Quinteto Negro La Boca surgiu em La Boca, em 2008, e tem um repertório de tangos tradicionais e próprios. Já possui 3 discos gravados, sendo que o último, lançado em 2015 e chamado “Tangos libertarios”, tem letras de Osvaldo Bayer e participação de Actitud María Marta e da murga Falta y Resto. Atualmente eles desenvolvem um novo projeto, “Cruces urbanos”, no qual misturam tango com chamamé, rap, chacarera e rock.

 

Confira abaixo outros shows bacanas da Usina del Arte. É só clicar no título para ter outras informações, como horário e mini-bio da banda.  Todas as entradas são grátis (2 por pessoa) entregues duas horas antes de cada espetáculo.

Orquestra Argentina de Charangos – 9 de julho

Orquestra El Arranque – 10 de julho

Orquestra Filarmônica de Buenos Aires – 28 de julho

CAFF – Orquesta Inestable + Lupe y sus amores – 15 de julho

O blog também é fã desta orquestra (orquesta, sem “r”, em espanhol), que toca de tudo! Swing, boleros, músicas italianas, clássicas ou cumbia. É um sexteto que não cabe em nenhuma classificação. É como estar num filme de Woody Allen. Uma delícia. Escutem AQUI o som que eles fazem. Nesta noite, dia 15 de julho, eles se encontram no mesmo espaço com a voz de Lupe. Espia só este vídeo corre para garantir o seu ingresso, AQUI. 

 

 

Bebop Club – La Siniestra + Reservoir Songs + Ariel Ardit

Eu adoro o astral desse lugar! As dicas de Buenos Aires em julho para o Bebop são o Reservoir Songs (dia 2 de julho), La Siniestra (todos os domingos) e Ariel Ardit (alguns sábados) O primeiro traz uma delicia: toca ao vivo músicas das trilhas sonoras dos filmes do Tarantino. Eba! O segundo grupo Tango clássico com um olhar contemporâneo. O grupo apresenta seu último trabalho,  chamado “Salto”. Eles têm mais de 10 anos de estrada e são óooootimos.  Ariel Ardit é também ótimo, mas faz um gênero tangueiro super clássico. Confira a agenda completa AQUI. 

 La-Siniestra buenos aires em julho

ARTES PLÁSTICAS

Yoko Ono no Malba

São os primeiros dias da exposição de Yoko. Ou seja, filas gigantescas. A boa notícia é que a mostra segue até 31 de outubro. Tem tempo.  São 80 obras, entre objetos, vídeos, filmes, instalações, sons e gravações produzidas desde os anos de 1960 até hoje, tendo como eixo as chamadas Instructions Pieces, “instruções” que Yoko vem desenvolvendo há mais de 50 anos. São mensagens simples e poéticas, que nos convidam a realizar determinadas ações e nos fazem refletir sobre o efêmero. Outras informações AQUI. 

instrucciones-respiracion-768x598

 

Três muralistas mexicanos: Orozco, Rivera, Siqueiros – até 7 de agosto

O Museu Nacional de Bellas Artes traz pela primeira vez à Argentina os trabalhos dos grandes mestres mexicanos José Clemente Orozco, Diego Rivera e David Alfaro Siqueiros, com obras de um dos acervos mais importantes da América Latina: a coleção do Museo de Arte Carrillo Gil, do México. Curiosidade: em Buenos Aires há mural lindíssimo de Siqueiros, chamado Ejercicio plástico, que pode ser visto no Museo del Bicentenario e tem uma história incrível.  Outras informações: Museu Nacional de Bellas Artes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *