Buenos Aires com crianças, inverno e verão!

buenos aires com crianças

Buenos Aires é uma cidade “kids friendly”.  É completamente plana, ideal para caminhar sem ficar muito cansado, com atrações para todas as idades e gostos: museus, livrarias, cafés … sem falar no grande número de espaços ao ar livre, parques e praças! Vem para cá com toda a família!

 

Para começar, algumas dicas gerais:

  • Para consultar a programação cultural infantil, dê uma espiada no guia da Revista Planetário e na Agenda da Cidade.
  • Sempre pergunte se o restaurante tem menu infantil
  • Não é necessário alugar um carro em Buenos Aires, a menos que você queira sair da cidade. O tráfego é complicado e é difícil encontrar estacionamento. Os táxis são relativamente baratos e uma boa escolha. Ônibus e metrô (exceto durante as horas de pico) também são recomendados.
  • Os banheiros públicos às vezes não estão totalmente equipados. Melhor ter sempre papel higiênico ou lenços umedecidos na bolsa.
  • As calçadas de Buenos Aires são meio desastrosas. Sugiro um sling no lugar do carrinho de bebê.
  • Para outra dicas: Buenos Aires para Niños, um site que não vem sendo atualizado, mas que tem um arquivo bem bacana sobre Buenos Aires com crianças.

 

1. Calesitas

Cada bairro de Buenos Aires tem uma praça ou parque, muitos dos quais têm carrosséis históricos, aqui chamados de “calesitas”, que quase não existem mais no Brasil. As calesitas são consideradas, por lei, “patrimônio cultural” da identidade portenha. Leia mais sobre elas AQUI. Clique AQUI para ver a calesita que está mais próxima do seu hotel ou apartamento.

calesitas

Carrossel: considerado um patrimônio da identidade dos portenhos

2. Literatura

A La Nube é um espaço cultural para crianças, com ações em diferentes áreas, mas especialmente literatura, com biblioteca, leitura de contos, mas cineclube, teatro e circo. Atualmente há exposição chamada  ALICIA ZOOM, inspirada em Alice no País das Maravilhas, com mais de 15o livros ilustrados. Confira a programação na página deles no Facebook, AQUI. 

la nube

O espaço também tem uma livraria especializada e um clube do livro

3. Teatro

Essa peça de teatro está quase sempre em cartaz. Se chama Mi amiga la oscuridad e é a primeira obra de teatro infantil de Teatro Ciego, ou seja, totalmente no escuro. Conta a história de duas irmãs: Claridade e Obscuridade, filhas do Rei Sol e da Rainha Lua. Os personagens ensinam que o escuro nos ajuda a imaginar as coisas mais impensadas e a viver novas aventuras. As crianças não entram diretamente no escuro, há um momento de adaptação com títeres de sombra. Outras informações AQUI.

teatro ciego

Para perder o medo do escuro

 

4. Títeres

O Ciudad Cultural Konex sempre tem espetáculos de títeres, uma programação bem diferente. Em julho de 2016, por exemplo, eles estão com Bastián e Bastiana, uma ópera de Wolfgang Amadeus Mozart em versão títeres. Fala sobre o descobrimento e as dificuldades do amor entre os jovens Bastian e Bastiana e a magia do Gran Mago Colás. A cargo da companhia Babelteatro. Mozart estreou esta obra em 1768, quando tinha 12 anos de idade. Outras informações AQUI. 

 

babelteatro titeres buenos aires com crianças

 

5. Ao ar livre

Não sugerimos zoológicos, muito menos Luján. Mais bacana é Temaikén, um lugar divertido também  para adultos. Os visitantes poderão descobrir diferentes espécies de animais e plantas em seu contexto natural – é por isso que eles dizem que este lugar não é um jardim zoológico, mas um Bioparque. Dentro de seus 29 acres, este lugar abriga 7.400 animais (cerca de 385 espécies, incluindo aves, mamíferos, répteis e peixes) e engloba um jardim botânico, um aquário e um museu de história natural. Uma das principais atrações é a área arqueológica, com exposição de fósseis de dinossauros argentinos. Tire o dia inteiro para desfrutar do parque! Outras informações AQUI. Para chegar lá (fica a uns 30 minutos do centro, tome o ônibus 60 (escolha o semi-rápido) na Plaza Itália.

panormica_areatemaiken

Panorâmica de Temaikén

6. Show de tango

Muita gente me pergunta se dá para levar criança em show de tango, e a boa notícia é que sim! A única contra-indicação é que um espetáculo destes pode ser chato para eles. Nada mais. Todos os shows de tango aceitam crianças e possuem tarifas diferenciadas (em geral 50% de desconto) para os pequenos de até 10 anos. Até 3 anos a entrada é gratuita. Minha única observação é que às vezes alguns possuem um clima mais adulto e usam menos roupa, digamos assim. Não é caretice, é simplesmente outra onda. Se os pais não se importarem com isso, não tem problema. Se esta for um uma preocupação, evitaria Rojo Tango, que tem clima de cabaré, e talvez o Señor Tango. Leia o post específico de tango com crianças.

cafe de los angelitos tango

Café de los Angelitos

7. Jardim Japonês

Um passeio pelo Jardim Japonês sempre faz sucesso, e com a toda a família. O parque fica no bairro Palermo, e tudo tem  a cara do Japão. Além de conhecer a cultura de um lugar diferente, os pequenos podem dar comidinha aos peixes e curtir apresentações de teatro e outras programações especiais. Dê uma espiada no site oficial (AQUI) e confira o que está acontecendo de diferente no dia para planejar sua visita. Agora no inverno há aulas de origami e judô para os pequenos.

jardim japones

8. Paseo de la Historieta

Visitar a Mafalda já é um clássicos dos passeios por Buenos Aires, mas ela é apenas o início do circuito do Paseo de la Historieta, que termina no Museu do Humor, em Puerto Madero. No caminho, os pequenos vão descobrir: Isidoro, Patoruzú, Clemente e Gaturro, entre outros.

patoruzu_buenos aires com crianças

Leia mais sobre o que fazer em Buenos Aires com crianças no meu guia no TripAdvisor, AQUI.

Entre os lugares sugeridos estão Bosques de Palermo, Museo de los Niños e o Museu Participativo de Ciências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *