Buenos Aires em agosto: as dicas do Aquí me Quedo

mundial de tango foto Gustavo Correa

Agosto é um baita mês em Buenos Aires! Tem o Festival de la Luz, com 110 mostras de fotografia, Festival GLBTIQ e ainda o Festival de Tango.

 

Festival Diversa – de 1 a 7 de agosto

Buenos Aires tem um Bairro Rosa? Parece que sim! Pelo menos esta região (a descobrir!) está na programação do festival Diversa, que acontece no início do mês. Espetáculos de drag queens, intervenções artísticas em diferentes pontos da cidade, concertos, eventos esportivos, rodadas de negócios na 9.º Conferencia Internacional de Negocios y Turismo LGBTIQ.  É a terceira edição do evento. Programação completa AQUI. 

Toda a movida gay em Buenos você encontra em AQUI.  

buenos aires em agosto badiversa980_

Festival de la Luz – todo o mês

O Festival de la Luz é um dos principais destaques de Buenos Aires em agosto. São mais de 100 mostras de fotografia espalhadas pela Argentina,  em  62 espaços e 25 cidades, e cerca de 300 autores provenientes de 26 países. O país convidado deste ano é a Coreia, de onde vão vir dois expositores, Goseong Choi e Hosang Park, e o curador e conferencista Jae-hyun Seok.

O tema desta edição é  “Rastros de Irrealidad”, inspirado na frase de Alvin Toffler: “Una de las definiciones de cordura es la capacidad de distinguir lo real de lo irreal. Pronto necesitaremos una nueva definición”. 

Ainda não tive tempo de esmiuçar a programação – a abertura oficial é dia 8 de agosto – mas deixo abaixo a lista de gente que está expondo aqui. Além das mostras, há conferências, workshops, revisão de protfólios, debates, projeção de filmes. Vocês podem fazer uma pesquisa no site oficial.

GERARD O’CONNOR Y MARC WASIAK (Australia)

Gerard O´Connor y Marc Wasiak (Australia)
“Victoriana – Pleasure Garden”

 

Rascasuelos – todas as quartas de agosto e setembro

Eles se preparam para tocar no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em novembro. E os ensaios são aqui! Todas as quartas de agosto e setembro, no Pista Urbana, o diretor musical e bandoneonista de Rascasuelos, Patrico ‘Tripa’ Bonfiglio, prepara sete dos melhores músicos da vanguarda do tango. Em algmas oportunidades terão convidados, como Mica Spina e Manuco Firmani (coreógrafo), dois bailarinos de dança contemporânea, participantes de ‘Arrabal’, show de Gustavo Santaolalla (Academy Award, Best Original Score, 2005 & 2006) e Sergio Trujillo (Tony Award, Best Choreography, 2016). Entradas AQUI. 

rascasuelos-wide

Rascasuelos – divulgação

Adrian Iaies & El Colegiales cuartet – 6 e 13 de agosto

Oportunidade de escutar um dos melhores pianistas argentinos, no Cafe Vinilo. Toca acompanhado de Martín Sued (Bandoneón), Ricardo Cánepa (Contrabajo), Facundo Guevara (Percusión). Uma maravilha e um dos destaques musicais de Buenos Aires em agosto. Entradas AQUI. 

 

Ruben Rada no Torcuato Tasso – 10, 11,12 e 13 de agosto

Sou suspeita pra falar porque amo esse cara. Ruben Rada vem com o show Tango, Milonga e Candombe, que já vi e tá ótimo. Canta a história da música negra no Rio da Prata, os ritmos tradicionais desta região do mundo, a fusão entre os imigrantes europeus, os descendentes de escravo e o nativos.  Vamo! Entradas AQUI. 

Festival Mundial de Tango  – de 18 a 31 de agosto

Gente, eu sumo do mapa nestas datas! O Festival Mundial de Tango reúne shows, palestras, aulas, exibições de bailarinos. Tudo de graça. Como sempre, a programação é anunciada de última hora, mas assim que tiver algo aviso. Fiquem ligados no site oficial do evento, AQUI. 

buenos aires em agosto tango

Foto: divulgação

As mostras que seguem:

Yoko Ono no Malba – até 31 de outubro

São 80 obras, entre objetos, vídeos, filmes, instalações, sons e gravações produzidas desde os anos de 1960 até hoje, tendo como eixo as chamadas Instructions Pieces, “instruções” que Yoko vem desenvolvendo há mais de 50 anos. São mensagens simples e poéticas, que nos convidam a realizar determinadas ações e nos fazem refletir sobre o efêmero. Outras informações AQUI. 

instrucciones-respiracion-768x598

 

 Três muralistas mexicanos: Orozco, Rivera, Siqueiros – até 7 de agosto

O Museu Nacional de Bellas Artes traz pela primeira vez à Argentina os trabalhos dos grandes mestres mexicanos José Clemente Orozco, Diego Rivera e David Alfaro Siqueiros, com obras de um dos acervos mais importantes da América Latina: a coleção do Museo de Arte Carrillo Gil, do México. Curiosidade: em Buenos Aires há mural lindíssimo de Siqueiros, chamado Ejercicio plástico, que pode ser visto no Museo del Bicentenario e tem uma história incrível.  Outras informações: Museu Nacional de Bellas Artes

Grandes mestres – Throckmorton Collection New York – até 11 de setembro

Dá uma espiada na lista:  Henri Cartier Bresson, Tina Modotti, Andre Kertesz, Lucien Clergue, Leo Matiz, Flor Garduño, Martin Chambi, Manuel Alvarez Bravo, Weegee, Ruven Afanador, Robert Mapplethorpe  e Berenice Abbott. O blog é fã da Fototeca Latinoamericana (Godoy Cruz 2626 – Distrito Arcos), mais conhecida como Fola, mas este mês eles se superaram. A mostra Vintage Master – iconic photographs from 1853 -1996, Throckmorton Collection New York traz para a gente obras dos nomes mais importantes da fotografia internacional. Imperdível. Outras informações em Fola.

cartier bresson buenos aires em junljo

Foto Cartier Bresson

2 Comments

  • Fabiane Dubina disse:

    Olá Gisele.Estarei em Buenos Aires em setembro e gostaria de assistir ao show do Kevin Johansen na cidade.Já tentei comprar ingresso no site ticketek.ar mas com cartão de crédito emitido no Brasil não é permitido. Você oferece este tipo de serviço de compra antecipada de ingresso aos turistas ou sabe me indicar alguém que o faça?Grata,Fabiane.

  • Oi Gi! Adorei! Quanta coisa legal! Vou tentar aproveitar alguma coisa este mês antes que acabe minha licença maternidade… beijo beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *