Gilda, não me arrependo deste amor

gilda filme

Filme sobre a cantora Gilda bate recordes de bilheteria na Argentina. Saiba quem foi este personagem da música “tropical”, morta em um acidente na estrada, no auge da carreira, em 1996.

Gilda inaugura no blog a seção Argentinos para Descobrir.

gilda capa-do-disco

Capa do disco na época

Alta, magérrima e com pouca “dianteira”, Myriam Alejandra Bianchi passava longe do estereótipo voluptuoso e sexy das cantoras de cumbia na Argentina dos anos 90. Mas teve uma carreira meteórica. Entre 1990 e 1996, pulou de professora de jardim de infância a cantora de massas – ganhadora de discos de ouro – e até, acreditam alguns, santa milagreira. Como foi esse caminho?

O jeito mais fácil de descobrir é escutando os hits De corazón a corazón, Corazón Valiente, No Me Arrepiento deste Amor, Fuiste. 

Aviso: são músicas que grudam. Você passa o dia com elas na cabeça.

Natália Oreiro como Gilga

Natália Oreiro como Gilda

 

 

Outra maneira de conhecê-la é esmiuçando na história por trás da história, o que muita gente tem feito duas décadas depois de sua trágica morte. Especialistas de diversas áreas – de críticos de cinema a psicólogos – dizem que entre os motivos do sucesso de Gilda está o fato de ela ter mostrado às mulheres “cumbieras” que elas tinham uma possibilidade de autonomia.

Gilda inicio de carreira

Foto: reprodução de Infobae – Alex Margullis

Gilda

Foto: reprodução de Infobae – Alex Margullis

A cantora – mulher de classe média com dois filhos – se separou do marido, desafiado aos mandatos sociais e, aos 30 anos, começou a cantar em ambientes como presídios e bailes de periferia e a escrever suas próprias músicas. Letras que diziam “Fuiste” a um namorado ou “Te cerraré la puerta para que aprendas” ao marido. Tudo muito pouco usual no ambiente da música tropical, essencialmente machista e onde todo mundo só queria dançar. Outro trunfo foi ter se juntado a uma banda peruana, justo quando a imigração daquele país crescia por aqui.

História

Myriam vinha de uma família tradicional de Devoto e desde pequena ajudava a mãe no jardim de infância. Aos 18 anos casou com Raúl Cagnín, empresário com quem teve os filhos Mariel e Fabrizio. Tinha aprendido a cantar e tocar violão com o pai, falecido em sua adolescência, e gostava de escutar Sui Generis e Charly Garcia. Mas a viola há muito estava num cantinho.

Uma manhã, lê em um aviso de classificados de jornal que pediam vocalistas para um grupo musical. Foi o começo de tudo: na audição conheceu Juan “Toti” Giménez, compositor e tecladista, que com o tempo se converteria em aliado musical, companheiro artístico e afetivo.

Os primeiros anos no mundo da cumbia forma em complicados, em especial por seu tipo físico. Suas companheiras de palco tinham nomes como “Gladys, la Bomba Tucumana”, e cumpriam o estereótipo masculino da época: eram loiras, peitudas, bundudas com calça de lycra. Gilda era uma tábua, doce, professora.

A mulher foi em frente e começou a emplacar sucessos, um atrás do outro.

Conquistou as canchas e os intelectuais, foi adotada por governos de diferentes alas políticas (dá um confere no bailinho de Mauricio Macri quando este assumiu a presidência), interpretada e versionada até pelos punks de Attaque 77.

Com “Corazón valiente“, disco de ouro na Argentina, se transformou em um fenômeno regional: seus discos se editam no México, Paraguay, Chile, Peru, Bolivia, Equador e Uruguai.

gilda

Santuário onde aconteceu o acidente

Sua carreira foi fulminante e breve. Gilda morreu no auge, aos 34 anos, em um choque de frente com um caminhão brasileiro, quando iam para um show em Entre Rios – justo num 7 de setembro.

Faleceram sete pessoas: Gilda, sua filha Mariel, sua mãe, o motorista e três músicos da banda. O lugar virou uma espécie de santuário, visitado por fiéis que viajam ao lugar para pedir curas ou agradecer milagres já concedidos.

Saiba mais sobre Gilda

Gilda, no me arrepiento de este amor – Filme de Lorena Muñoz, estrelado por Natália Oreiro, estrondoso sucesso na Argentina.

Soy del Pueblo – Documentário do Canal Encuentro

Santa Gilda. Su vida, su muerte, sus milagros – Biografia escrita por Alejandro Margulis, editada por Planeta

4 Comments

  • Muito bem. Esperando o filme chegar no Brasil. Adoro Gilda. Entendo que a Natalia Oreiro caiu bem na representação. Abraços

  • Escutei as musicas de gilda á 26 anos em uma viagem ao Paraguai, que na época conheci e acabei casando com ó motorista do ônibus que morava na fronteira com Uruguai.
    Ele me deu uma fita cassete que comprará no Chuí e eu me apaixonei pelas músicas de gilda, mas acabei perdendo quando me separei e voltei para a cidade do Rio grande . Desde então a poucos dias vi vídeo musical dela e quiz pesquisar, pois não me continha de tanta alegria…quando me deparei com a triste história daquela moça que eu nunca tinha visto,mas que me indentifiquei desde o primeiro instante que escutei a primeira vez.
    Senti um vazio muito grande e uma sensação de que perdia uma pessoa da família, chorei, chorei, chorei e ainda estou muito sensível. Não sei explicar á minha ligação com gilda e pelas músicas dela.
    Acho que fui algum parente de gilda, pq eu sinto isso é quando penso nela tenho vontade de chorar de pensar que aquela menina guerreira podia ter tido mais tempo com sua família e ter visto seus filhos crescerem, ela era um ser especial, disso eu tenho certeza!
    Sua passagem não foi em vão aqui na terra e ela sábia o que veio fazer neste mundo.
    E apesar das dificuldades ela venceu e por isso ela jamais será esquecida, por qualquer pessoa que escutar uma música dela…
    Desejo toda a paz que ela merece e que ela siga fazendo o que sabe e gosta de fazer onde quer que esteja.
    Que Deus abençoe essa irmã!!
    31/3/2017
    Claudia Rosana Freitas

  • Alex Sandro disse:

    Será que ao visitar o santuário dela os argentinos nos olhariam com maus olhos por ser um brasileiro que ocasionou o acidente?

  • FABIANO GOULART MENDES disse:

    Moro na fronteira do Brasil com o Uruguai e aqui a cumbia é muito popular, escuto Gilda há muito tempo e outras bandas e cantoras sensacionais, claro que Gilda é especial, estou muito curioso para ver esse filme, já procurei para comprar, mas, não achei. Se alguém tiver um link para download ou compra do filme por favor compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *