Cabaña las Lilas: carnes e mimos

Um dos meus lemas de vida reza que espumante e up-grade a gente não recusa nunca! Coincidentemente, são duas palavrinhas mágicas que o Cabaña Las Lilas sabe usar com muita propriedade. Este restaurante de Puerto Madero, eleito pelo jornal britânico The Telegraph como um dos melhores do mundo para comer carne, te espera assim, “copita” em punho, e preparado para elevar o nosso padrão de exigência de qualidade em muitos quesitos. Mimos, inclusive.

Todas as fotos são de divulgação porque estão muito mais lindas que as minhas!

Primeiro, o primeiro: o preço

 

O Cabaña las Lilas é como se fosse um irmão argentino da Figueira Rubayat em São Paulo (os donos são os mesmos) e o queridinho de brasileiros e celebridades como o escritor Mario Vargas Llosa e o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy. Ou seja, eu nunca duvidei que ele fosse bom. O problema era a fama de caro. Bem, confesso que tenho que anunciar que ele é, sim, mais caro que os restaurantes que costumo frequentar. Mas se você puder, vá. As vezes, é preferível diminuir uma estrela num hotel ou deixar de comprar alguma lembrança na cidade e ter uma refeição memorável no lugar que você está visitando. Eu fiz isso em Lima com o Maido.

Para quem vem do Brasil, o valor é muito parecido com os praticados pelos restaurantes de primeira linha. Aproveite que o câmbio está bom para nós (1 real=5 pesos em dezembro de 2016).  Na hora do almoço, o menu executivo custa 495 pesos. Couvert, entrada, prato principal, bebida e sobremesa.

Segundo mito derrubado: Puerto Madero

Existe um certo desdém de muita gente (de locais a experts gastronômicos) com os restaurantes de Puerto Madero, talvez pelo seu perfil turístico. Mas o Cabaña Las Lilas quebra uma série de preconceitos e mescla comida excepcional com uma vista super charmosa. É uma delícia comer à beira do Rio da Prata. Importante: sem pressa. Reserve de duas a três horas para almoçar, por que é isso mesmo o tempo que leva. Fui com a Lucila Runnacles, do Viagem Cult, que também conta sua experiência de vegetariana. 

O espaço é gigante, mas a gente não se sente num restaurante grande. Acomoda bem 480 pessoas e tem sala de reuniões. Na parte aberta, além da brisa natural, o restaurante conta com um sistema de canaletas na área superior que, de tempo em tempo, libera um jatinho de água, deixando o clima muito agradável.

Atendimento de excelência

O cliente é mimado desde a chegada, quando é recebido com espumante. O chef, os garçons, o sommerlier – todos são treinados para garantir a excelência que o Cabaña vem conquistando ao longo dos anos. Dito isso, vamos para a entrada que, para mim que como pouco, vale uma refeição. Pães caseiros assados em forno de barro, provoletas, salmão, queijos e presuntos cogumelos e berinjelas condimentadas com azeite de oliva produzido pela própria Cabaña las Lilas. Você ainda pode pedir empanadas, chorizos e morcilhas.

cabana las lilas couvert

Tchan, tchan, tchan: carnes e vinhos!

O segredo deste restaurante, obviamente, é a carne. Para estar nas listas top, a matéria prima do Cabaña las Lilas é suprida pelo braço do grupo que é líder em genética bovina (vendem touros e reprodutores) e também cria gado especialmente para o restaurante. O controle da carne é quase científico. Cada pedaço tem um tamanho certo para chegar à cozinha, para evitar desperdícios, e também não pode demorar para alcançar a mesa: 17 minutos é o tempo ideal de preparação dos pedidos, em média.

Eu aproveitei para comer uma picanha, corte que não é muito comum na Argentina e que o Cabaña faz contentar os brazucas, assim como adotou a farofa e o arroz branquinho. Ah, e ainda a feijoada no inverno, segundo nos conta o chef Juan Ignacio. Os cortes mais pedidos são o ojo de bife, o asado e o bife de chorizo. Você pode pedir as carnes no ponto que quiser e também porções para dividir!

carta de vinhos pode ser confundida com um romance: são 76 paginas. Sim, senhores! Reúne 750 etiquetas, partindo de um preço médio de 250 pesos e atingindo níveis impensáveis para o meu paladar, como 1.500 pesos.

 

Guarde um espaço para os doces

As sobremesas são super delicadas. Eu sugiro o “festival”, que traz várias sobremesas (quindim e brigadeiro, inclusive). Mas se você tiver sem condição de seguir comendo, peça somente o café, que vem acompanhado de petit four.

 

SERVIÇO:

O Cabaña las Lilas (http://www.restaurantlaslilas.com.ar/) fica na Alícia Moreau Justo,516 (Puerto Madero) e funciona de domingo a terça, das 12h às 0h30, e sábados e domingo até a uma da manhã. O restaurante tem estacionamento grátis e, importante: aceita cartões! Tem ainda menu em braile e opções para celíacos e vegetarianos, além de menu infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *