Outono em Buenos Aires: bordar, costurar, tricotar

A chegada do outono em Buenos Aires pede recolhimento. Para mim, sinônimo de agulhas. E esta também é uma das razões para o blog andar mais devagar – a vida real está cheia de novidades. Costuras, bordados, tricôs.

Aprendi a costurar com a vó Zélia, mãe do pai, num inverno. Eu ia para lá de manhã, e enquanto ela cozinhava me ensinava também os primeiros passos com os moldes. Armávamos tudo na mesa de jantar, na sala, e ela ficava num indo e vindo, dividida entre panelas, alfinetes e mates.

Tirávamos as medidas, marcávamos os tamanhos em um papel de jornal que, depois, era preso no tecido, para só então receber a risca de giz. Eram manhãs de pouca conversa, algumas instruções e muitos silêncios. Rompidos, primeiro, pelo ritmo compassado da tesoura, que batia na mesa e entrava em ação na última etapa, na hora do corte. Eu mal respirava com medo de errar, um vacilo e se inutilizava a peça. Depois, pela máquina Singer que ela pilotava com destreza. Às vezes, a vó ia para o quarto e eu escutava também a bombinha. Asma.

Aula de costura sob observação de Coco, gata batizada em homenagem a Chanel, obviamente.

Uma publicação compartilhada por Aquí me Quedo (@aquimequedo.buenosaires) em

Este ano me impus o desafio de voltar a costurar. As aulas são ministradas pacientemente pela amiga Mariana Salvi em troca de classes de português. E assim vamos aprendendo, as duas.

Mais tarde, quero misturar as telas com o bordado, influenciada pelo trabalho de três gênios: o brasileiro Rodrigo Mogiz e os argentinos Daniel Giannone e Leo Chiachio, que conheci fazendo uma matéria sobre homens que bordam para a Revista Trip.  E, obviamente, após curso na Caribe, Club de Bordado. 

Sim, a chegada do outono em Buenos Aires me faz correr para as agulhas. Várias!

Leia matéria sobre especial sobre Daniel Giannone e Leo Chiachio

Onde comprar lãs em Buenos Aires 

 

outono em buenos aires bordado Alaia Varrone

Inspiração: Alaia Varrone

outono em buenos aires bordado Ana Teresa Barboza

Trabalho da peruana Ana Teresa Barboza

Para quem está a mesma vibe:

Curso de Bordado na Caribe, Club de Bordado (Argentina -Buenos Aires): cursos para todos os níveis, ambiente amoroso e inspirador. Bordado tradicional e técnicas mistas. Basta segui-las em Facebook e Instagram.

Curso de Bordado com Matizes Dumont (Brasil – em diferentes lugares): a família inteira borda e os cursos são itinerantes, em diversas cidades brasileiras. Informações neste link.

Curso de Bordado com Rodrigo Mogiz (Brasil – BH): Gente, esse moço é um escândalo! Vontade de tomar um avião e aprender já! Corre aqui no Facebook dele!

Curso de Crochê e Tricô no Club de Tejedoras Santa Claridad: o primeiro grupo de tricô que frequentei ao chegar em Buenos Aires, liderado por Dominique Besanson, que me deu suporte e calma quando eu não falava nada de espanhol e ainda tinha medo do futuro. Informações AQUI. 

Curso de Costura com a Mariana Salvi: contatos por Facebook. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *