Early Piazzolla: dois tangos inéditos

Um baita presente os tangueiros receberam ontem (e vocês vão receber hoje): a possibilidade de escutar dois tangos inéditos de Ástor Piazzolla. As composições “Juan Manuel Fangio”, dedicado ao argentino campeão mundial de automobilismo, e “Juan Sebastián Arolas”, a uma das grandes figuras da velha guarda do tango, são da primeira orquestra típica formada pelo músico – a orquestra de 46 – e nunca foram gravados.

As músicas foram especialmente resgatadas no ano passado, para o Mundial de Tango, e apresentadas novamente, ontem, no Centro Cultural Kirchner, no ciclo que lembra os 25 anos da morte de Piazzolla, falecido dia 4 de julho de 1992. A façanha tem à frente o bandoneonista Daniel Binelli, que tocou com Osvaldo Pugliese por 14 anos e no sexteto de Piazzolla em 1989.

Piazzolla: a Orquestra de 46

A orquestra de 46 foi a primeira orquestra típica (como são chamados os grupos de tamanho médio, de 8 a 12 músicos) de Piazzolla, e onde apareceram os signos iniciais do vanguardismo que definiria o músico nos anos 50 e 60. Ele mesmo conta, no libro “Astor Piazzolla. A manera de Memorias”, de Natalio Gorín, que era uma orquestra muito moderna para a época. “Yo metía contrapunto, fugas, formas armónicas distintas. Los que me seguían preferían tomar un café y escuchar; bailar era secundario”. 

Ou seja, era uma orquestra que não tinha trabalho, pouco contratada para tocar em clubes e peñas, onde as demandas eram por uma diversão mais simples e todo mundo só queria dançar. Resultado: durou pouco mais de um ano, gravou 16 discos de rpm e se evaporou! Mas foi com ela que Piazzolla apresentou suas três primeiras composições próprias: “El desbande” (considerado por ele seu primeiro tango), “Se armó” e “Villeguita”, que estão entre os 30 temas gravados pela orquestra na época, além desses dois inéditos já mencionados e nunca gravados.

É só escutar a música abaixo para imaginar a revolução que foi isso nos anos 40!

A orquestra que fez a homenagem a Piazzolla está composta por Santiago Polimeni, Eleonora Ferreyra e Hugo Satorre nos bandoneones (além de Binelli, claro); Leonardo Ferreyra, Brigitta Danko e Alma Quiroga nos violinos; Sophie Lüssi na viola; María Teresa Fainstein Day no violãocelo; Martín Keledjian no contrabaixo r Polly Ferman no piano, como solista convidada.

Quem quiser baixar os discos dessa época inicial de Piazzolla, encontrei estes arquivos em internet:

http://www.mediafire.com/file/z5ighj5ar4z/1946-1948 Astor Piazzolla y Su Orquesta Típica Complete Recordings.part1.rar

http://www.mediafire.com/file/zwq5yzny2mq/1946-1948 Astor Piazzolla y Su Orquesta Típica Complete Recordings.part2.rar

http://www.mediafire.com/file/3dlm2myth3v/1946-1948 Astor Piazzolla y Su Orquesta Típica Complete Recordings.part3.rar

Astor Piazzolla. El revolucionario del tango

piazzolla mostra cck foto 2

Quem estiver por Buenos Aires pode conferir a mostra Astor Piazzolla. El revolucionario del tango”, também no CCK. Não é uma exposição grande, mas é uma boa iniciação para quem não o conhece.

Partituras originais de composições emblemáticas como “Adiós Nonino” e “Fuga y Misterio”, objetos pessoais, álbuns de família, linha do tempo com os fatos mais marcantes da vida do músico e ainda seu bandoneón doble A. Entre outras relíquias estão objetos nunca expostos antes ao público, como o smoking que ele utilizou em sua apresentação no Teatro Colón, en junho de 1983, uma gaita boca que ganhou de seu pai, “Nonino”, quando ele tinha oito anos, além de algumas de suas roupas favoritas.

Uma das coisas que mais gostei foi uma espécie de discoteca, na qual a gente pode escolher o disco que quer escutar. Também curti as pequenas curiosidades, como saber que Piazzolla adora se fantasiar e era bem minimalista com seu vestuário: tinha apenas três camisas pretas que ia revezando nas apresentações.

Confira nosso arquivo com mais de 500 posts sobre tango

1 Comment

  • elizabeth brayner disse:

    Gostaria de saber se estrangeiros ( brasileiros) podemos assistir os eventos do festival mundial do tango em BUE ( agosto 2017). Já que as entradas são gratuítas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *