O tango no Uruguai: resgate fotográfico

Descobri esta preciosidade por acaso, e me apaixonei por este resgate fotográfico sobre o tango no Uruguai, do qual se fala tão pouco, injustamente. O trabalho chama-se Tango Revelado, uma investigação de Martín Borteiro e Regina Chiappara, que virou um livro lindo. Eles resgataram imagens de fatos que a maioria dos uruguais não tinha em ideia terem ocorrido no país.

 

O Tango no Uruguai

tango no uruguai Orquestra de Senhoritas.

Orquestra de Senhoritas. S. f. (Foto: Museo y Centro de documentación)

São 250 imagens de diferentes momentos do tango no Uruguai e no Rio da Prata, provenientes de diferentes arquivos institucionais e privados, identificados pelos investigadores. Além disso, conta com glossário e uma linha do tempo que vai desde 1880 até o ano 2000.

tango no uruguai 2

Conjunto de Mario Colucci. (Foto: Archivo personal Gladys Colucci. Autor: S.d) Mario Colucci foi pianista, diretor de orquestra e compositor. É autor dos tangos “Muy de los muchachos”, “Pulso” e “Bien tanguero”, entre outros

Segundo os pesquisadores, o critério de seleção das imagens foi com base no valor fotográfico histórico, que fala muitos dos costumes e do contexto no qual o tango se forjou no país. É também uma homenagem aos fotógrafos que souberam plasmar artisticamente lugares, feitos e circunstâncias que aparecem como testemunhas do tango e do Uruguai.

Baile com orquestra no Hotel Miramar. Ano 1924.

Libertad Lamarque na Radio Carve, durante o programa “Senda de Estrellas”. Ano 1956. (Foto: coleção Eduardo Caetano)

Confira o nosso gigante arquivo de tango!

Orquestra de Walter Méndez. S. f. Foto Arquivo familia Walter Méndez. Autor José María Silva.

As fotos não aparecem em ordem cronológica, nem dão mais lugar a um ou outro artista. Para ajudar a entender as imagens desde um ponto de vista histórico e social, estão agrupadas em séries de três, cada grupo representando um acontecimento no qual o tango esteve presente: a televisão, os carnavais, os teatros, etc.
Livro completo abaixo:

Centro de Fotografia de Montevidéo

Esta investigação encontrei no Centro de Fotografia de Montevidéo, que vale uma visita.  O Centro faz um trabalho super bacana, com oficinas de fotografia e discussões sobre temas fundamentais para a nossa geração, como a preservação de fotos históricas. 

Oferece, ainda, um acervo com mais de 30 mil imagens  de época (negativos de gelatina e prata sobre vidro e plástico em diversos formatos), que começou a ser preservado, digitalizado e ordenado em 1997 pelo Archivo Fotográfico de Montevideo e que hoje continua sendo feito pelo CdF, de acordo com normas e estândares  internacionais. O CdF também financia projetos de investigação.

Confiram a agenda na página do CdF no Facebook.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *